A Barra da Tijuca no Rio de Janeiro sediará a Cidade Olímpica em 2016
Conheça seu bairro

Barra da Tijuca: um dos bairros mais bonitos do Rio de Janeiro

Hoje a Barra da Tijuca é um dos bairros mais bonitos da cidade e conta com uma área de aproximadamente 165 km² incluindo os 27 km de praia que se estendem  até o Recreio dos Bandeirantes.

História do bairro

Mas como sabemos nem toda criação de um bairro-região é fácil. Sua história é bem antiga e a ideia de ter algo projetado nesta terra se iniciou ao longo de 1567/1570 pela família de Sá. A sua expansão demorou pelo fato de ter um acesso completamente limitado que  ligava as outras regiões do Rio de Janeiro.

Claro que hoje esta história mudou e terminais rodoviários foram construídos para a população ter fácil acesso as principais pontos da cidade como Centro, Aeroportos e a Rodoviária Novo Rio que recebe em média 50 mil pessoas/dia.

Turismo

Atualmente com uma população de aproximadamente 300 mil pessoas, que é equivalente a cidade de Miami nos Estados Unidos, Barra da Tijuca tem a maior região de parques e reservas ambientais, como:

  • Parque Natural Municipal da Prainha;
  • Parque Natural Municipal de Marapendi;
  • Municipal Chico Mendes;
  • Fazenda da Restinga;
  • Parque Bosque da Barra.

Bosque da Barra possui diversas atrações como lagos, belas paisagens e um ótimo lugar para passar o final de semana com a família, lembrando também das belas praias. A mais conhecida e frequentada é a Praia da Barra, que possui um público bem diversificado.

Barra da Tijuca, RJ

Empresas

Por ser um bairro que envolve várias regiões como: Joá, Barra da Tijuca, Vargem Grande, Vargem Pequena, Grumari, Itanhangá, Camorim e Recreio dos Bandeirantes a sua economia vem crescendo diariamente, sendo hoje umas das melhores regiões comerciais do Rio Janeiro, prédios empresariais e a presença de multinacionais como a Shell – empresa petrolifera PwC , Esso – atualmente ExoonMobil nos EUA , Michelin- empresa multinacional fabricante de pneus e as operadoras de telefonia Vivo e Tim.

Shopping

Os Shoppings, restaurantes e supermercados merecem destaque, principalmente por ser  uma região um pouco afastada do centro do Rio de Janeiro. Inclusive a Barra da Ttijuca tem um dos maiores centros de Compras da América do Sul, o Barra Shopping e muitos outros como Downtown, Via Parque Shopping, New York City Center, Cittá América, Barra Ponit, Rio Design Barra, Barra Square entre outros.

Na barra da tijuca não faltam opções de compras nos diversos shoppings presentes no bairro

Eventos

A Barra da Tijuca, vem sediou as Olimpíadas de 2016, sendo responsável por receber a maioria das modalidades por conta do seu Centro Olímpico que foi construído na antiga Cidade do Rock. A barra da tijuca no rj será um dos principais bairros a sediarem os jogos olímpicos

Você pode gostar de ler também...

3 Comments

  1. […] se você estiver na Zona Sul, próximo às praias mais bonitas da cidade, ou ainda, na Barra da Tijuca. Conhecido por seu jeito irreverente e bem humorado de ser, o carioca está sempre disposto a […]

  2. […] belo parque é um pedaço de paz e tranquilidade dentro do movimento bairro da Barra. São 2 quilômetros de alamedas cercadas de muito verde, onde ciclistas e pedestres podem apreciar […]

  3. […] específico, que encaixa todas as áreas em uma só. O distrito fica próximo a bairros como a Barra da Tijuca e Grumari, sendo reconhecido pela integração entre a urbanização e a […]

Comments are closed.