Cariocas e paulistas
Conheça seu bairro

Especial Rio 450: entre bolachas e biscoitos, conheça as principais diferenças entre Cariocas e Paulistas

Quer ver uma discussão sem fim? Basta colocar cariocas e paulistas frente a frente. Eles falarão de tudo, sobre o jeito como se pronunciam as palavras, o trânsito das duas cidades, as belezas naturais, os times de futebol etc. A disputa para ver quem está certo nos debates nunca chegou a uma conclusão. E nem precisa! Afinal, cada um tem o seu jeito carioca e paulistano de ser, que faz do Brasil um país realmente único, cheio de cultura e diversidade.

Entre bolachas e biscoitos, você conhecerá agora não só as diferenças, mas também algumas semelhanças entre cariocas e paulistas. Vamos lá?

Paulistas x Cariocas

Veja as diferenças entre cariocas e paulistasCrédito: Papo de Homem

Imagine que você trabalha com pesquisa de rua e precisa de apenas 5 minutinhos da atenção de alguém para fazer algumas perguntas. Você tem 1 hora para falar com o máximo de entrevistados e o seu primeiro destino é o Rio de Janeiro. Quantos cariocas você acredita que parariam para falar com você?

Certamente este trabalho será muito mais prazeroso de ser feito no Rio de Janeiro, principalmente se você estiver na Zona Sul, próximo às praias mais bonitas da cidade, ou ainda, na Barra da Tijuca. Conhecido por seu jeito irreverente e bem humorado de ser, o carioca está sempre disposto a ajudar quem precisa. E não é por menos, a cidade recebe anualmente milhões de turistas entre brasileiros e gringos. Acho que eles não vão se importar em responder algumas perguntinhas, não é mesmo?

Agora, vamos viajar para São Paulo e fazer o mesmo trabalho no cartão-postal da cidade, a Avenida Paulista. Ah meu amigo e minha amiga, você terá que suar muito mais para conseguir conversar com uma pessoinha se quer. Apressados, os paulistanos não costumam parar por qualquer motivo. Eles andam rápido, têm cara de mau e se você tentar falar com eles, provavelmente dirão: “estou com pressa” ou ainda, “deixa para a próxima”.

Mas calma, o paulistano não é tão ruim quanto parece. É que comparado ao Rio de Janeiro, o estilo de vida levado em São Paulo é bem mais agitado. Afinal, na terra da garoa não existem praias lindas, paisagens maravilhosas e nem tantos lugares para se refrescar. Então, o que resta ao paulistano é aproveitar as oportunidades e trabalhar. É claro que isso não significa que os cariocas não trabalham, muito pelo contrário. São apenas ritmos de vida diferentes.

E após o trabalho? Para relaxar, os paulistanos podem ir a um barzinho na Vila Mariana ou no Brooklin, procurar um lugar para comer e beber, ou ainda frequentar um dos shoppings da Pompeia. Por falar em shopping…

O carioca vai ao shopping para fugir da praia. A praia do paulista é o shopping.

Apesar de o paulistano achar que carioca vai para a praia todos os dias, não é bem assim. Até porque não dá para aguentar o calor incessante do Rio, principalmente no verão. Às vezes, é preciso fugir da fornalha e encontrar um lugar mais fresco. Por isso, os cariocas não precisam de muitos motivos para ir ao shopping, o calor já é motivo suficiente. E como ir vestido? “Ué, com a mesma roupa que se anda na rua, camiseta, shorts e chinelo”, diria um carioca.

Já o paulista vai ao shopping como se fosse a um noivado. Se for para o cinema então, a arrumação demora ainda mais, não é mesmo mulheres? Convenhamos: não é fácil combinar sapato, bolsa, maquiagem, roupa, acessórios, cor de unha e ainda ter que caprichar na chapinha e no secador de cabelo. Apesar de os homens paulistas não terem tanto com o que se preocupar, eles também são vaidosos e investem seu intelecto para escolher a melhor roupa para o evento.

Sotaques e dialetos…

Todo mundo sabe que os sotaques criam uma looonga e quase interminável discussão. Paulistas não acham, mas falam “cantando”. São frases recheadas de gírias como “meu”,”cara”, “mano”, entre outras. Mais do que falar, divirta-se com o vídeo do ator carioca Marcelo Adnet no programa do Jô fazendo algumas imitações paulistanas:

Por outro lado, cariocas também tem o seu jeitinho peculiar de falar. Abusam no som do “X” em palavras como “sinis(x)tro”, “paulis(x)ta” e “bis(x)coito”. Quer ver? Peça para um carioca repetir o ditado: “Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes”.

E não para por aí. Enquanto o carioca come um biscoito recheado, passa de carro pelo sinal e vai para a night, o paulista come uma bolacha, passa de carro pelo farol e vai para a balada. Tá entendendo como funciona?

Música, alegria e algumas canecas de chopp

Mas, se tem algo que une cariocas e paulistas é a paixão pela música. Existem muitos músicos talentosos que saíram de ambas as cidades e fizeram sucesso pelo Brasil, marcando vidas e gerações com suas canções. E o legal é enxergar nas músicas as diferenças entre as duas culturas, através das letras, do ritmo e da linguagem utilizada pelos artistas, de acordo com cada estilo. No samba, por exemplo, a comparação entre Bezerra da Silva e Adoniram Barbosa é inevitável.

Apesar de ter nascido no Recife, Bezerra da Silva foi morar no Rio de Janeiro aos 15 anos de idade e foi lá que desenvolveu seus dotes musicais. Com uma vida bastante humilde e com muitas dificuldades, Bezerra decidiu usar o bom humor carioca para retratar a realidade na qual vivia. Não precisa nem ser conhecedor de samba para perceber em suas letras a malandragem fluminense, através de sacadas e frases geniais como neste refrão: “Para tirar meu Brasil dessa baderna, só quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas”. Ouça:

Adoniram Barbosa é o ícone do samba paulista. Nascido na cidade de Valinhos, Barbosa era filho de italianos vindos com a imigração no fim do século XIX. Ele descobriu seu talento para música após ingressar carreira nas rádios como intérprete. A linguagem paulistana e o seu samba marcante deram ao músico o título de principal sambista paulista. Seu primeiro sucesso foi Trem das Onze, onde retrata a vida de um morador do Jaçanã. Outra que ficou muito famosa, em parceria com Elis Regina, foi Tiro ao Álvaro. Ouça:

https://www.youtube.com/watch?v=lpEAQg6LEtg

Pelo estilo de samba mais discreto e refinado, alguns cariocas dizem que São Paulo é o túmulo do samba. Ao mesmo tempo, não há como denominar “túmulo” aquilo que ainda continua vivo. Mesmo falecidos, Bezerra da Silva e Adoniram Barbosa continuam influenciando muitos com suas histórias e canções, retratando com maestria os estilos carioca e paulistano de ser.

O Rio não é só calor, assim como São Paulo não é só garoa

Se fôssemos definir tudo o que as duas cidades representam para o país, precisaríamos de uma página só para isso. Ou ainda, isso não seria possível, mesmo que tivéssemos todo o tempo do mundo, pois cada um possui um retrato do que as duas cidades representam e é isso que torna o assunto ainda mais rico. Assim como o Rio não é só praia, São Paulo também não é só Avenida Paulista. 

Com tantas diferenças, você sabe o que paulistas e cariocas têm em comum? A infindável vontade de participar dos debates entre paulistas e cariocas para chegar à nobre conclusão de que não há conclusão, pois não há como comparar o que é incomparável. A verdade é que todos nós somos brasileiros e que as semelhanças entre nós são muito maiores do que as diferenças que tentam nos separar.

E você? Que retrato possui do Rio de Janeiro? E de São Paulo?

Você pode gostar de ler também...