Conheça seu bairro

Conheça mais sobre o Orquidário Municipal de Santos

O Orquidário Municipal de Santos, localizado no litoral sul de São Paulo, no bairro José Menino, foi inaugurado em 1945. O parque zoobotânico com cerca de 22.240 m² ficou fechado por cerca de 3 anos para uma reforma e só reabriu no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Com isso, adquiriu novos espaços, alamedas renovadas e uma infraestrutura muito melhor para receber pesquisadores, visitantes e estudantes. O local ganhou mais 2 mil m² e, agora, passa a ter 24.240 mil m².

O orquidário possui um lago na área central que recebe visita de aves aquáticas e migratórias, mesclando aspectos naturais de matas com jardins esbeltos, além de ter uma floresta urbana que foi minuciosamente plantada e cultivada, com espécies da Mata Atlântica e ainda conta com uma estufa que possui uma coleção de centenas de orquídeas.

Graças a toda essa vegetação, diversos pássaros que vivem ao ar livre visitam o local, que contém aves como, tucanos, araras, pavões e gaviões. Além das aves, o Orquidário possui animais silvestres, os quais em sua grande maioria ficam soltos pelo parque, o que é um dos maiores atrativos do Orquidário de Santos. Outro diferencial  são as espécies da fauna que estão em extinção ou ameaçadas e estão presente no parque, como os guarás, jacuguaçus, micos-leões-dourados, sauins, entre outras.

Por ser um dos pontos turísticos mais conhecidos de Santos e com isso, um dos lugares mais influentes da cidade, diversos empreendimentos imobiliários possuem ”Orquidário” em seu nome.

José Menino

O bairro José Menino, onde está localizado o Orquidário Municipal, possui característica residencial, mas ao mesmo tempo oferece tudo o que você precisa para o seu dia a dia. Um dos privilégios do bairro é a ótima localização, pois está situado entre os limites de Santos e São Vicente, beneficiando o morador com diversas opções de serviços e estabelecimentos.

Um exemplo é o hipermercado Carrefour, situado na cidade de São Vicente, mas que está a cerca de 5 minutos do José Menino. A região tem como via principal a Avenida Presidente Wilson, onde você encontra ótimas opções de restaurantes, bares, hotéis, padarias e mercados, como a Panificadora Cruz Alta e uma unidade do Pão de Açúcar.

Um dos destaques da região, além do Orquidário, é o Jardim da praia de Santos, um amplo jardim situado na orla da cidade, que oferece uma ampla área verde, ótima para realizar atividade física ou apenas descansar. Lá está situada a Escola Radical da Prefeitura de Santos, um local onde crianças, adultos e idosos podem conhecer mais sobre a prática do surf e aprender os primeiros passos do esporte característico da cidade.

Além disso, o José Menino abrange diversas instituições de ensino, como os Colégios Atlas, Presidente Kennedy, além de escolas de idiomas, como a Wise Up e a CNA, localizadas no bairro vizinho do Gonzaga. Já na Avenida Ana Costa, a menos de 5 minutos do José Menino, você encontra diversas farmácias e centros médicos, como os Hospitais Ana Costa, São Lucas e Santa Clara, demonstrando que a cidade de Santos possui, além de belas praias, uma excelente infraestrutura para viver com muita praticidade e qualidade de vida.

Você pode gostar de ler também...