Por que a rua Estados Unidos tem esse nome?
Conheça seu bairro

Por que a rua Estados Unidos tem esse nome?

Uma das coisas que mais me perguntam por e-mail e nas redes sociais do São Paulo Antiga é sobre a origem e significado do nome das ruas paulistanas.

Não são poucas as pessoas que tem curiosidade em saber porque a rua tem este ou aquele nome, muitas vezes sem sentindo algum para o bairro em questão, como a rua das Borboletas Psicodélicas (sim, ela existe e fica na Vila Guarani) ou ruas que dão significado a algo que marca uma região, como a rua Trem das Onze (no Jaçanã).

Então, para iniciar a minha participação no Blog da Lopes, nada mais apropriado que começar explicando a história da rua onde está o escritório da empresa: a rua Estados Unidos.

Bem, o surgimento da rua Estados Unidos é bem simples e se dá com a fundação do próprio bairro onde ela está, o Jardim América.

O bairro já aparece em mapas paulistanos desde os anos 1910, mas seu ascensão deu-se mesmo a partir da segunda metade dos anos 1920, com o loteamento do bairro em ritmo mais acelerado pela Companhia City. 

As ruas, avenidas e alamedas do bairro foram todas planejadas, como era praxe da City em seus empreendimentos por São Paulo. Como resultado, surgiu um bairro bastante arborizado, com ruas bem executadas e com tudo para se tornar uma região elegante.

Para dar nome aos logradouros do Jardim América, foi estabelecido o mesmo critério que e empresa adotou no bairro vizinho, o Jardim Europa. Se lá temos as ruas Bélgica, França, Rússia, Itália, etc, aqui temos os países do continente americano, como as ruas Colômbia, Canadá, México, e claro, rua Estados Unidos.

Para complementar e dar o nome mais importantes para os dois bairros e também para parte de Pinheiros e Cerqueira César está a Avenida Brasil. Na época a planta do bairro que era disponibilizada aos corretores além de mostrar o loteamento como um todo, apresentava a motivação da nomenclatura dos logradouros do Jardim América.

Nesta primeira fase a rua Estados Unidos não chegava até a avenida Rebouças, que já existia. Seu término dava-se na então rua Dona Hyppólita (grafia da época), que hoje é conhecida como Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

E foi assim que surgiu a rua Estados Unidos, no início urbanizada em padrão estritamente residencial e hoje bastante diversificada, com residências, prédios e estabelecimentos comerciais variados como bancos, padarias, restaurantes, delegacia de polícia e especialmente com a sede da Lopes.

Você pode gostar de ler também...