Conheça seu bairro

Um logotipo para cada bairro de São Paulo

Essa é a criativa e ambiciosa ideia do Designer Gráfico Pedro Campos, criador do Projeto Identidade São Paulo.

O objetivo é criar um logotipo para cada um dos mais de 400 bairros de São Paulo.

No site do Projeto, Pedro explica que a ideia do Identidade São Paulo surgiu em 2009, mas foi apenas em 2013, durante uma crise criativa, que ele recuperou o caderninho onde havia feito os primeiros rabiscos e decidiu levar a ideia adiante.

Cada desenho surge apenas depois da pesquisa da história do bairro. O próprio nome e sua origem também são grandes fontes de inspiração. Por isso mesmo todos os logotipos incorporam o ano de fundação do local.

Conheça alguns dos logotipos dos bairros de São Paulo criados por Pedro nas imagens abaixo:

Brooklin Novo

Um logotipo para cada bairro de São Paulo

O bairro, antigamente um território só com o Brooklin Velho, tem uma das localizações mais estratégicas de São Paulo. Ali você tem fácil acesso à Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes e ainda está ao próximo ao aeroporto de Congonhas. O Brooklin novo também é conhecido por abrigar algumas das maiores empresas, como a TV Globo, a Microsoft e a HP. Gosta de festa? Não perca a tradicional Brooklinfest,  cheia de comidas e danças típicas alemãs.

Um dos mais novos e mais queridos cartões postais dos paulistanos é representado no logotipo do bairro: a Ponte Estaiada.

Tatuapé

Um logotipo para cada bairro de São Paulo

O bairro Tatuapé não é só um dos mais agradáveis e desejados de São Paulo, mas é também um local histórico e de grande valor para a cidade. O morador tem várias opções de transporte público e pode chegar com facilidade a outras regiões da cidade. São duas estações da Linha Vermelha do metrô, Carrão e Tatuapé, duas linhas de trem da CPTM, Coral e Safira. O Tatuapé também é a casa do Parque do Piqueri e seus quase 100 mil m² de rica flora e fauna.

Como não podia deixar de ser, o logotipo do Tatuapé tem a imagem de um tatu, representando a origem do nome do bairro, que, em tupi, significa “caminho dos tatus”. O padrão na carapaça do animal faz alusão ao pioneirismo da região na cultura de uvas.

Pinheiros

Um logotipo para cada bairro de São Paulo

Pinheiros está localizado Zona Oeste de São Paulo e tem como característica ser uma região nobre, bem localizada e com diversos tipos de serviços, além de ótimas opções de lazer, entretenimento e gastronomia. Para o morador de Pinheiros, opções de cultura nunca faltarão. O bairro é a casa, entre outros, do Instituto Tomie Ohtake, Centro de Cultura Judaica, Instituto Goethe, entre outros. Para as compras também não falta opções, já que no bairro estão os Shoppings Eldorado e Iguatemi.

Não é a toa que o logotipo de Pinheiros parece um símbolo do Natal; o Designer Pedro Campos optou por representar o bairro, neste caso, de acordo com seu nome.

Mooca

Um logotipo para cada bairro de São Paulo

A Mooca é o bairro paulistano por excelência. No início de sua construção, a região foi ocupada por croatas, lituanos e, sobretudo, italianos. E por falar na Itália… Não tem como falar da Mooca sem falar da festa de San Gennaro, que chegou, em 2014, à sua 41ª edição. Nela, as nonnas preparam iressistíveis macarronadas, polentas, entre outros. Na Mooca também está o tradicional Clube Atlético Juventus e seu time de futebol profissional. Assistir a uma partida do Moleque Travesso na Rua Javari é um programa imperdível!

A alma italiana da tradicionalíssima Mooca fez com que o Museu do Imigrante fosse escolhido para estampar seu logotipo. Curiosamente muitas pessoas afirmam que o Museu está localizado no Brás, mas, de acordo com os Correios, ele é “mooquense” mesmo.

Você pode gostar de ler também...