Conheça seu bairro

Vila Mariana: Tudo sobre o bairro

Vila Mariana é um bairro desejado pelos paulistanos que valorizam a qualidade de vida, traduzida pelo fácil acesso as grandes vias da cidade e uma infraestrutura completa. Sua proximidade com a Avenida Paulista, torna a localização ainda mais interessante para morar. O local está entre os melhores para se morar em São Paulo, prova disto é que conta com o maior índice de renda média/habitante da cidade.

Acessos

O bairro está localizado em meio às principais vias de acesso do bairro e região, entre elas temos a avenida 23 de Maio, Paulista, Ricardo Jafet, Lins de Vasconcelos e rua Vergueiro, o que proporciona diversas opções de deslocamentos.

Foto: Av. para o Parque Ibirapuera

O bairro da Vila Mariana poderia ser chamado tranquilamente de ‘Vila do Metrô’. Por ser um bairro de grande extensão, são diversas as opções de transporte público oferecidas aos moradores, que possuem o conforto de morar a poucos minutos de um dos transportes mais funcionais da cidade. No total, o distrito abriga cinco estações de metrô: Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Chácara Klabin e a estação Ana Rosa, que faz ligação entre as Linhas Azul e Verde, permitindo chegar à Avenida Paulista em apenas 5 minutos.

Outra alternativa para o morador e frequentador da Vila Mariana é utilizar uma das dezenas de linhas de ônibus que cobrem a região. Existem diversos pontos espalhados pelo bairro e pelas principais vias, como as ruas Vergueiro, Domingos de Morais, Sena Madureira, Lins de Vasconcelos e Conselheiro Rodrigues Alves. Isso sem contar com o Terminal Ana Rosa, um dos principais da cidade, por onde passam diversas linhas de ônibus para todas as regiões da capital. 

Localização

+ Confira os melhores lançamentos na Vila Mariana

Lazer

Se você gosta de programas culturais, a Vila Mariana é o bairro certo. Um lugar bastante conhecido é a Cinemateca: com salas de cinema que exibem um amplo acervo de filmes, mostras e eventos voltados para os cinéfilos.

Já na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves encontra-se a Galeria Quarta Parede, que apresenta coleções artísticas de autores nacionais e internacionais.

Foto: Cinemateca Brasileira

Restaurante na Vila Mariana

A gastronomia é uma das principais qualidades da Vila Mariana, com variados estilos de restaurantes. A Rua Joaquim Távora é um dos principais pontos do bairro e conta com a presença de bares e restaurantes que são abertos principalmente à noite.

Suas noites serão muito melhores se você estiver na Vila Mariana. Quem já visitou um de seus bares ou restaurantes sabe do que estamos falando. Não deixe de conhecer a vida noturna da região, que oferece opções para todos os gostos e idades. Em um ambiente boêmio e com muito charme, os cardápios gastronômicos se destacam em meio à música e descontração

Bar do veloso

Foto: Bar do Veloso

O Bar do Veloso é famoso por ser um boteco animado e multipremiado, com clima carioca e várias opções de pratos, petiscos e caipirinhas deliciosas.

Endereço: Rua Conceição Veloso, 54- Vila Mariana, São Paulo

Cultura

O bairro é bastante procurado nos finais de semana, pois possui uma grande variedade de programas culturais. O Sesc, por exemplo, tem sempre uma programação de finais de semana, que inclui apresentações de teatro e shows.

Foto: Veja SP

Educação

A Vila Mariana é muito procurada por estudantes e possui diversas repúblicas, principalmente por localizar-se próxima ao transporte público. Nas ruas onde há faculdades é possível observar maior movimentação nos horários de pico, tanto pelo número de alunos, quanto pelos serviços no entorno, como lanchonetes, bares e papelarias. Mesmo assim, o fluxo de alunos se concentra apenas em alguns pontos.

Foto: Folha

Entre as principais faculdades estão a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a FAPCOM, a FMU e a Escola Belas Artes, referências em qualidade de ensino superior.

Por outro lado, o público idoso também é atraído pela calmaria que o bairro apresenta. Não só por isso, mas também pelo acesso facilitado a mercados, farmácias, padarias, clínicas, academias, hospitais etc. No bairro você sempre estará próximo a algum estabelecimento e encontrar o que precisa não será problema.

Comércio

Sabe aquele momento que você deixou para comprar um presente na última hora? Ou quando você estava preparando uma receita e percebeu que faltou algum ingrediente? Ou ainda, quando queimou a lâmpada e precisou sair para comprar outra? Fique tranquilo, tudo isso será mais fácil se você estiver na Vila Mariana.

bairro Vila Mariana
Loja da Ofner, localizada na Rua Onze de Junho, 467

O bairro possui um forte comércio, principalmente na Rua Domingos de Moraes, onde você encontra estabelecimentos como o Supermercado Pão de Açúcar, Kalunga, Chocolates Kopenhagen, Mc Donald’s, Alô Bebê e uma unidade das Lojas Mel, que possui grande variedade de produtos, que vão desde utensílios domésticos até eletroeletrônicos.

Além disso, a Domingos de Moraes é famosa pelas lojas do tipo plus size, que comercializam roupas em tamanhos maiores. A rua Vergueiro também é um outro forte pólo comercial, com diversas lojas dos mais variados tipos, tudo para que você tenha comodidade, conforto e muito mais qualidade de vida!

Shopping

Para completar o comércio da Vila Mariana, conte com ótimas opções de shoppings espalhados pela região. O destaque fica por conta do Shopping Santa Cruz, o maior e mais completo do bairro. São mais de 120 lojas, 2 ambientes de praça de alimentação e 10 salas de cinema em formato “all stadium”, com capacidade para mais de 2.500 pessoas.

Para chegar, utilize a estação que leva o mesmo nome do shopping, ou se preferir, conte com seu ótimo bicicletário, que oferece mobilidade e comodidade aos seus usuários.

bairro Vila Mariana

Se você gosta de um lugar um pouco mais reservado, o Shopping Multi Vila Mariana é uma boa alternativa para as suas compras. Menor que o Santa Cruz, ele apresenta pequenas lojas com preços atrativos e algumas opções de alimentação. Localizado ao lado do SESC Vila Mariana, o Shopping Multi Vila Mariana é bastante tradicional e muito apreciado pelos moradores do bairro. Quando visitar, não deixe de saborear as deliciosas paletas mexicanas vendidas no local.

Já o Shopping Pátio Paulista, localizado no início da Avenida Paulista, está muito próximo à Vila Mariana e pode ser acessado em poucos minutos de carro ou de metrô, pela Estação Brigadeiro.

Parques próximo a Vila Mariana

Parque do Ibirapuera

Existem dois ótimos parques nos arredores da Vila Mariana e que fazem o lazer e a alegria de quem os frequenta. Um deles é o Parque do Ibirapuera, o maior e mais famoso parque da cidade, com uma excelente infraestrutura para os visitantes. O local conta com uma pista de cooper de 1.500 metros, ciclofaixa, lanchonetes, playgrounds, quadras poliesportivas, lindos jardins e muito mais.

bairro Vila Mariana
Apresentação do Show de Natal no Parque do Ibirapuera

O Parque do Ibirapuera é também palco de grandes shows, festas e eventos, além de comportar uma série de museus em sua área, como o Museu de Arte Moderna, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Contemporânea. Além disso, o local é conhecido por seus lindos Shows de Natal no final de ano, com apresentações recheadas de luzes e efeitos especiais. 

Parque da Aclimação

bairro Vila Mariana
Parque da Aclimação

Outro que não fica atrás é o Parque da Aclimação, um dos mais charmosos da cidade e que fica colado à Vila Mariana. Lá você encontrará um ambiente tranquilo, com menos agitação que o Parque do Ibirapuera, apesar de contar com um bom público aos finais de semana.

Sua infraestrutura é espetacular, com destaque para o campo de futebol, pista de cooper, área para piquenique, além de contemplar a Biblioteca Temática de Meio Ambiente. Tudo isso em meio a uma rica flora, ao som das mais diversificadas espécies de aves e passarinhos.

Onde fica o bairro Vila Mariana?

O bairro vila mariana está localizado na zona centro-sul da cidade de São Paulo.

Qual a população do bairro Vila Mariana?

De acordo com a prefeitura de sp, Vila Mariana possui aproximadamente 334.632 habitantes.

Leia mais:

Mooca: Motivos para morar em um bairro com diversas opções de gastronomia

Moema: Motivos para morar em um bairro com diversas opções de lazer

Você pode gostar de ler também...