Cultura

Melhores pontos turísticos de Brasília

Brasília nasceu em 21 de abril de 1960 para ser a capital do Brasil. Foi elaborada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Receberam a missão de criar uma cidade no meio do deserto do então presidente Juscelino Kubitschek. Tornou-se formalmente a terceira capital brasileira (a primeira, Salvador e a segunda, Rio de Janeiro) e hoje abriga o governo federal e quase 3 milhões de brasilienses.

 

Muitos conhecem Brasília pelo importante papel que carrega de ser a capital nacional. Mas a cidade abriga muito mais que isso. Monumentos históricos, beleza natural e pontos de diversão fazem parte da cidade que leva consigo a responsabilidade de governar mais de 200 milhões de brasileiros. Aqui, vamos mostrar para você os melhores pontos turísticos de Brasília.

Veja também: Ciclovias e mobilidade urbana

Melhores pontos turísticos de Brasília

Jardim Botânico de Brasília

Não muito longe do Aeroporto de Brasília, o Jardim Botânico. É uma excelente escolha para relaxar, curtir o silêncio e ficar em contato com a natureza. É possível fazer piquenique com a família, andar de bicicleta, caminhar ou até mesmo dar aquela cochilada embaixo das árvores. Além de ser bem preservado pelos que cuidam, é muito zelado pela população que aprecia a paz e serenidade do jardim.

Catedral Metropolitana

catedral

A magnífica arquitetura da Catedral Metropolitana foi desenhada por Oscar Niemeyer. Foi um dos maiores arquitetos do Brasil e do mundo. Inaugurado em 1970, o monumento atrai centenas de turistas todos os meses. Independente da religião ou da ausência de uma, vale a pena visitar e apreciar as curvas, os detalhes, as cores e os cuidados da obra.

Praça dos 3 Poderes

Com vista para o poder judiciário (STF), o poder legislativo (Congresso Nacional) e a sede do poder executivo (Palácio do Planalto), não é uma praça tradicional. Não possui árvores nem qualquer outro elemento que proporcione sombra às pessoas que nela permanecem. Como os edifícios em volta da praça, nas orientações norte e sul, ocupam área reduzida em relação à área total do logradouro. Obteve-se um efeito escultórico impressionante.

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é o local em que onde está situado na Praça dos Três Poderes em Brasília e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova capital. A inauguração do Palácio do Planalto, em 21 de abril de 1960, Foi o centro das comemorações da inauguração de Brasília e marca a história brasileira por simbolizar a transferência da Capital Federal.

Congresso Nacional

Brasília

O processo legislativo brasileiro é bicameral, pois envolve a manifestação de vontade de duas câmaras legislativas para a produção das normas jurídicas. As normas que se submetem a esse procedimento são as emendas à Constituição Federal. Sua estrutura magnífica também foi construída por Oscar Niemeyer. Vale a pena fazer uma visita em um dos mais importantes símbolos da democracia brasileira.

Leia também: 4 motivos para amar o Nordeste

A vida em Brasília vai além da política. Cada detalhe da capital nacional foi desenhada com a inspiração e ambição. Torná-la o centro do poder de um dos países mais importantes do mundo. Seja sozinho, com um amigo ou com a família, viajar ao centro-oeste do país para conhecê-la vale cada esforço.

Você pode gostar de ler também...