Imóveis em Águas Claras
Cultura

Conheça Águas Claras, uma das regiões mais desejadas do Distrito Federal

Você já está acostumado a ouvir que Brasília é uma ótima cidade para se viver, pois além de nova, foi construída de maneira estratégica e organizada. Mas, o que talvez você ainda não saiba é que o Distrito Federal possui “pequenas cidades” ou “bairros”, que oficialmente são chamados de regiões administrativas. Esse é o caso de Águas Claras, localizada a apenas 18 km de Brasília e que possui características únicas.

A começar pela idade, Águas Claras tem pouco mais de 20 anos de existência. Em em dezembro de 1992, sua construção foi autorizada pela Lei Distrital nº 385. Assim como Brasília, Águas Claras foi projetada para ser referência em arquitetura e urbanismo e não à toa, foi Paulo Zimbres, um dos maiores arquitetos do país, quem criou o projeto para que a pequena cidade se tornasse referência em organização e planejamento.

Transporte

É interessante observar nas cidades novas que há uma preocupação muito maior com o transporte público e as vias de acesso do que antigamente. Com Águas Claras não é diferente. Primeiro porque a região é dividida entre dois setores, o sul e o norte, divididos pela linha do Metrô Brasilia, que oferece três estações, a Concessionárias, a Águas Claras e a Arniqueiras, facilitando o acesso a outras regiões do Distrito Federal, principalmente ao Centro de Brasília.

Além disso, você percebe o planejamento com o qual a região foi construída. É só observar as ruas simétricas e numeradas, que abrigam diversos empreendimentos de médio e alto padrão. Alguns chegam até a chamar a região de “Manhattan brasileira”, devido aos prédios erguidos que se mesclam com o Parque Ecológico de Águas Claras, em alusão ao Central Park, em Nova York.

imoveis em aguas claras df
Foto Joédson Alves para a Veja

Como muitas pessoas moram em Águas Claras, mas trabalham em Brasília, o metrô se tornou o principal meio de transporte da região, muito por sua comodidade, economia e rapidez. Também existem linhas circulares de ônibus que ligam Águas Claras a outras regiões do Distrito Federal, como Ceilândia e Taguatinga.

Shoppings

Que tal aproveitar os melhores shoppings do Distrito Federal e ainda com o charme de Águas Claras? Aqui você encontra muitas opções de centros de compra, tudo para que você aproveite seus momentos de lazer com muita comodidade e tranquilidade. Devido ao crescimento urbano, cada vez menos os moradores precisam ir à Brasília para realizar compras e se divertir.

imoveis em aguas claras df

Hoje, a principal opção é o Shopping Águas Claras, que além das lojas e da praça de alimentação, apresenta aos seus visitantes diversos eventos, como oficinas gastronômicas, shows de mágicas, entre outras atrações. Além disso, aproveite as quartas-feiras para assistir ao seu filme predileto em uma das salas de cinema por apenas R$8.

Outras ótimas alternativas são o Shopping Taguatinga, localizado ao lado de Águas Claras, e alguns centros comerciais menores, como os Shoppings One Park Mall, Metrópole e Vitrinni, que também são referências na hora de fazer uma comprinha. 

Como a região não possui muitas indústrias e grandes empresas, a economia é mais voltada ao comércio.

Parque Ecológico de Águas Claras

imoveis em aguas claras df

Se tem algo que todo mundo adora é o contato com a natureza. Afinal, não há nada melhor do que aproveitar os momentos de lazer ao ar livre, seja relaxando debaixo de uma árvore, praticando atividade física ou apenas apreciando a riqueza natural. O Parque Ecológico de Águas Claras representa tudo o que você precisa para ter uma tarde zen e relaxar ao som dos pássaros.

São 86 hectares de muita área verde e infraestrutura completa de lazer para toda a família. Lá você poderá caminhar pelas trilhas, praticar esporte nas quadras poliesportivas e aproveitar as áreas de descanso. Isso tudo em meio a vegetação nativa e boa variedade de espécies de pássaros.

imoveis em aguas claras df
Foto: Folha Metropolitana DF

Não deixe de sentar na beira da Lagoa dos Patos, que como o próprio nome diz, é a casa dos patos. É um lugar perfeito para  apreciar a riqueza natural e a variedade da fauna. Quem sabe você não encontra uma capivara ou até um tucano pelo caminho.

Infraestrutura

imoveis em aguas claras df

Depois de curtir o Parque Ecológico, que tal passar em um supermercado para fazer umas comprinhas e chamar os amigos para um jantar em casa? Você não precisa se preocupar, pois existem diversos estabelecimentos de pequeno e grande porte, prontos para te atender, como os hipermercados Extra e Carrefour, situados a cerca de 10 minutos de carro do parque. 

Se você possui filhos e se preocupa com a educação deles, Águas Claras possui boas opções de colégios de diversos níveis, além de escolas de inglês, como a Wizard, a Cultura Inglesa e a CCAA. Se preferir, pegue um metrô e conheça as escolas de Taguatinga e Brasília, em poucos minutos.

Agora que você se apaixonou, que tal conhecer apartamentos em Águas Claras?

Você pode gostar de ler também...