Cultura

Cultura dos festejos de juninos

shutterstock_432713449-minA construção de uma cultura está repleta de elementos e significados que vão identificar esse povo como pertencente a uma determinada comunidade ou região, diferenciando-os de outras comunidades, surge assim, a identidade cultural.

O entendimento do significado de cultura subsidiará a compreensão das raízes culturais. Quando nos referimos às raízes culturais estamos nos referindo à sua origem, principio, ou seja, a forma como foi construída a cultura de um povo, o que determina que alguns elementos ou algumas manifestações culturais sejam considerados tipicamente desse povo.

Festejos Juninos

A tradição, trazida pelos europeus no período colonial e que comemorava os resultados da agricultura, ainda hoje reúne milhões de pessoas durante todo o mês de junho para celebrar os três santos cristãos: Santo Antonio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29.

Os bacamarteirosbacamarteiros

Tradição e esporte sertanejo, do ciclo Folclórico da Guerra do Paraguai, consiste na reunião de atiradores de bacamarte, sob direção geral de um comandante, divididos em batalhões ou troças subordinados a sargentos que, durante os festejos juninos, deflagram grandes cargas de pólvora seca em homenagem aos santos padroeiros, acompanhados por bandas de pífano ou zabumbas, com ritual místico de grande efeito pictórico.

A tradição tem origem nas festas da volta e no folclore do cangaço, sendo largamente difundida por todo o sertão nordestino onde os bacamarteiros brincam de tomar fogueiras ou disputam o maior tiro nos terreiros das fazendas.

Quadrilha Junina

A dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV, rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza.

No Brasil, os compositores brasileiros tomaram gosto pelo gênero e hoje em dia as quadrilhas possuem características bem nacionais, sendo é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça.

Sendo assim a identidade do povo caruaruense está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo seu povo isso inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto artístico desenvolvido por Vitalino e ampliada pelos seus discípulos, assim como o comportamento de nosso povo.

Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura caruaruense são auto afirmações do que somos e para onde queremos ir. Do contrário, somos conduzidos por qualquer maré que chega, perdendo nosso maior patrimônio.

Você pode gostar de ler também...