Cultura

Curitiba: a cidade mais verde da América Latina

Curitiba é a cidade mais verde de toda a America Latina.

É o que afirma o Green City Index, ou Índice de Cidades Verdes, um relatório de sustentabilidade feito pela Siemens com a Economist Intelligence Unit, do grupo The Economist. Foram avaliados: energia e emissões de CO², opções de transporte, água, gestão de resíduos, qualidade do ar, saneamento, construções verdes e governança ambiental global. A capital do Paraná teve seu maior destaque na qualidade do ar, reuso de resíduos e mobilidade urbana. Curitiba tem um dos mais modernos sistemas de Ônibus do Brasil, baseado no conceito de VLP (Veículo Leve Sobre Pneus). Há canaletas exclusivas para linhas expressas, que integram os diversos terminais da cidade. O sistema integrado, que ainda inclui ônibus “alimentadores” e “expressos”, é chamado RIT (Rede Integrada de Transporte).

Curitiba: a cidade mais verde da América Latina
Foto: Augusto Janiscki Junior

O relatório ainda destaca a abordagem histórica que Curitiba sempre deu aos cuidados com o meio ambiente, incomum no restante do continente. Diz o documento: “O principal motivo para o desempenho excepcional de Curitiba é a sua longa história de assumir uma abordagem holística para o meio ambiente. Na década de 1960, diante de um rápido crescimento populacional, foram implementadas soluções como criar áreas de pedestres e fornecer baixo custo de trânsito eficaz. (…) Na década de 1980, foram abordadas questões como a criação de áreas verdes, reciclagem e gestão de resíduos, e saneamento”.

Outras cidades brasileiras ainda foram destacadas no documento do Green City Index.

É o caso de Belo Horizonte, com bom desempenho por seus edifícios ecológicos, qualidade da água e do ar. O Rio de Janeiro foi elogiado por sua energia limpa e políticas sustentáveis, mas ficou abaixo da média em relação à água.

De acordo com o documento produzido, acima da média geral, além de Curitiba, também estão Bogotá, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na média, estão Porto Alegre; Medelín (Colômbia); Monterrey, Puebla e Cidade do México (México); Quito (Equador) e Santiago (Chile). Abaixo da média, ficaram Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai). Nas piores colocações gerais ficaram Guadalajara (México) e Lima (Peru).

As cidades foram escolhidas conforme o seu tamanho e importância social e econômica. Nos outros grupos, as cidades verdes de destaque foram Vancouver (Canadá), Copenhague (Dinamarca), São Francisco (Estados Unidos) e Cidade do Cabo (África do Sul).

Você pode gostar de ler também...