Cultura

Desperte o chef em você com os programas de gastronomia na TV

Foi-se o tempo em que, quando juntas, as palavras “cozinha” e “televisão” nos faziam pensar nas culinaristas dos programas femininos que dominavam a programação vespertina. Hoje são os grandes chefes ocupam uma grande fatia das grades horárias, julgando outros chefs ou cozinheiros amadores em verdadeiras Olimpíadas culinárias.

Conheça algumas das melhores competições gastronômicas da televisão.

Top Chef

Desperte o chef em você com os programas de gastronomia na TV

Criado nos Estados Unidos (e já produzido em outros 14 países), o programa está atualmente em sua 12ª temporada. Top Chef foi um dos pioneiros em colocar para competir entre si chefes profissionais. Cada episódio consiste em duas etapas: o Quickfire Challenge, ou Desafio Rápido, que confere imunidade ou vantagem a um candidato; e o Elimination Challenge, que elimina um dos competidores. Quatro Spin-offs (ou programas derivados) já foram produzidos: Masters (temporadas com chefes famosos), Duels (duelos culinários entre ex participantes), Just Desserts (apenas para confeiteiros) e Life After (seguindo a vida dos participantes mais famosos).

Como assistir: No Brasil, pode ser visto na Sony Entertainment Television

 Masterchef

Desperte o chef em você com os programas de gastronomia na TV

Uma competição grandiosa com o objetivo de encontrar o chef escondido em cozinheiros amadores. Assim o programa surgiu em 1990 no Reino Unido e durou até 2000. Em 2005 o formato foi ressuscitado e desde então já foi exportado para mais de 40 países, inclusive o Brasil, onde foi o sucesso do ano na TV Bandeirantes. Além do Masterchef regular, há também edições “Junior” (Crianças e adolescentes), para celebridades e para chefes profissionais.

Como assistir: Diversos canais a cabo emitem diferentes versões internacionais do programa, como o TLC, o Glitz,  a Televisión Española Internacional e a BBC

 The Great British Bake Off

Desperte o chef em você com os programas de gastronomia na TV

A competição para confeiteiros amadores, como o próprio nome diz, é de origem britânica. Em cada episódio, os competidores são apresentados a três desafios: o “assinatura”, no qual eles apresentam sua versão de uma receita previamente informada pela produção; o “técnico”, sempre uma receita complexa, que eles descobrem apenas no momento de produzir e sempre com instruções vagas; e por fim o “para impressionar”, na qual o visual da produção é levado muito em conta. Diferente dos outros programas, os competidores não ficam confinados por um longo período de tempo: as gravações ocorrem apenas nos finais de semana.

Como assistir: Pela BBC HD, presente em alguns pacotes de TV a cabo

Hell’s Kitchen

Desperte o chef em você com os programas de gastronomia na TV

Com uma versão brasileira produzida pelo SBT, o programa é mais conhecido por sua versão americana, apresentada e julgada pelo chef-celebridade Gordon Ramsey (também jurado do Masterchef). Em cada temporada, um grupo de cozinheiros profissionais, porém iniciantes, é separado em duas equipes e colocado para trabalhar em um restaurante real, com pratos complexos no cardápio. A cada semana, um cozinheiro é eliminado. Ao contrário dos outros programas, o prêmio não é uma quantia em dinheiro, mas um emprego com um grande salário em um importante restaurante nos Estados Unidos, Canadá ou Reino Unido.

Como assistir: O canal a cabo TLC está constantemente reprisando episódios antigos.

Você pode gostar de ler também...