Cultura

Dia do Estudante: 11 de agosto

Hoje, 11 de agosto, é comemorado o dia daqueles que poderiam fazer a série The Walking Dead, que dormem uma hora para cada letra da palavra “sono”, que além de estar ocupado o dia inteiro, quando chega em casa ainda tem de fazer mais, mas que, pelo menos, paga meia entrada no cinema: os Estudantes!

dia do estudante

Das crianças que estudam na Educação Básica, passando pelos jovens do Ensino Médio e Superior, até os pesquisadores Doutores, o Dia do Estudante é uma homenagem para todos.

História

Tudo começou a um tempinho atrás, mais precisamente há 190 anos, em 11 de agosto de 1827, quando D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Duas faculdades foram criadas, as Faculdades de Olinda, em Pernambuco, e do Largo São Francisco, em São Paulo, pioneiras no Ensino Superior.

dia do estudante

Por que comemoramos o dia do advogado no mesmo dia do estudante?

A comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do Ensino Superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o dia do estudante.

Um fato que também ajudou a reforçar a data foi a criação da UNE (União Nacional dos Estudantes), no dia 11 de agosto de 1937. A UNE possui o objetivo de representar os estudantes de diversas categorias, tendo já participado de movimentos populares, como as “Diretas Já” e os “Caras Pintadas”.

Estudantes no Brasil

Até a criação dos primeiros cursos superiores em solo brasileiro, os jovens que desejassem continuar os estudos deveriam ir para a Europa, possibilidade, esta, aberta apenas para os filhos de famílias nobres. A partir de 1827, outras instituições de ensino foram surgindo em virtude da iniciativa pública e também privada.

dia do estudante
Fonte: Mundo Educação

O acesso à Educação é um direito assegurado pelo artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por isso, vários programas governamentais já foram criados para incentivar a permanência na escola e zerar o analfabetismo.

Uma dessas iniciativas do Governo brasileiro é o Plano Nacional de Educação, que monitora, a cada ano, o número de alunos matriculados na Educação Básica. Há, ainda, planos para o Ensino Superior que, além de facilitar a entrada em uma universidade, concedem auxílio para estudantes.

Segundo o Censo Escolar 2015, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), quase 40 milhões de brasileiros estão matriculados em escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. No entanto, 17,3% das crianças com idade entre 4 e 5 anos ainda não estão matriculadas na Pré-Escola. Outra informação desse levantamento é que houve um abandono na ordem de 1,6 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos, antes de concluírem o Ensino Médio.

Veja também:

+ Dia Internacional da Dança

+ Dia do corretor: Empenho, cuidado e diligência!

+ Dia nacional do futebol

Você pode gostar de ler também...