Cultura

Dia nacional do futebol

Ah, o futebol! De tantas alegrias e angustias, tristezas e nervosismos. Hoje é seu grande dia! Para uns é “só um jogo”, para outros é paixão, diversão, emoção e, por que não, superação?

Em 1976, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), escolheu dia 19 de julho em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.

futebol

Como diria Pixinguinha, futebol é coisa séria e é brincadeira. É arte! Arte que o Mundo inteiro se rendeu. A arte que parou guerras e uniu povos. A arte de vibrar, de cantar, de apoiar, de encantar. Encanto nos gramados, nas arquibancadas e nas nossas casas!

Toda essa magia começou com os ingleses. E no Brasil chegou em 1894, com o paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”. Após retornar de uma viagem de estudos na Europa, voltou ao Brasil com um par de bolas e um livro com as regras. Esse era o início do país do futebol.  Única seleção a participar de todas as Copas e a ser pentacampeã mundial. E não importa a sua idade, você já viu o Brasil jogando com um craque. Não houve uma copa do mundo disputada por nós que não possuíamos um craque mundial. Sem contar aqueles que não conseguiram disputar nenhuma copa.

futebol

O campeonato brasileiro é o mais disputado do mundo, o único que começa com mais de 10 favoritos, o mais colorido, o mais quente, o mais apaixonante. O desporto que te leva do choro até a maior felicidade do mundo, aquele que diversas vezes faz você ir dormir mais tarde, mesmo quando tem que acordar cedo. Aquele que mexe com sonhos… Como não pensar naquela música do Skank, Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

futebol

Enfim, o nosso futebol é inexplicável e previsível, vivido de amores. É como o texto de Camões: “É fogo que arde sem se ver, é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer…”. O nosso futebol é nosso, é inspiração, emoção e, claro, muita paixão!

 

Veja também:

+ Futebol em SP: Um roteiro inteiramente dedicado aos amantes do esporte

+ Passeios guiados: Divirta-se conhecendo lugares incríveis de São Paulo

+ Agora não tem desculpas para você não ser um atleta!

 

Você pode gostar de ler também...