Lapa
Cultura

Especial Rio 450: a night dos cariocas

Pode-se falar que uma das especialidades dos cariocas é se divertir. Desse assunto eles entendem, e bastante. A cidade do Rio de Janeiro é cheia de bares, casas noturnas, restaurantes, casas de show e muitos outros outros redutos de entretenimento. A vida noturna da Cidade Maravilhosa é digna de destaque, assim como a da famosa Ibiza, na Espanha, por exemplo. Por que não dizer que o Rio é a Ibiza brasileira?

Conheça os principais lugares que os cariocas frequentam e como é a night (balada, para os paulistas) deles.

Depois de ver todos esses lugares, aposto que você ficará morrendo de vontade de ir para o Rio e se jogar nas ruas!

Lapa

Lapa
Os Arcos da Lapa, marco da grande região boêmia do Rio

Todo bom carioca gosta de passar uma noite bebendo um chopp nos tradicionais bares da Lapa. Conhecido pela sua boemia, o bairro passou por revitalizações e recebe a clientela nos finais de semana e também nos dias da semana. O samba e o chorinho traduzem o estilo do bairro, que, ultimamente, tem recebido outros gêneros, como hip hop e reagge, por exemplo.  É o lugar ideal para ficar à toa, conversando com os amigos e beliscando petiscos com a cara do Rio. O som ao vivo nos botequins que estão em todas as esquinas completam o clima do Centro do RJ. Além disso, os bares do Arco Teles são perfeitos para um happy hour nas ruas de pedra e cheias de casarões do local.

Bar da Urca

Bar da Urca
Vista do Cristo da mureta em frente ao Bar da Urca

Este é o lugar para quem gosta de conversar, fazer amizade e apreciar um pôr-do-sol magnífico na Baia de Guanabara. Fundado em 1939, o bar e restaurante reflete a alma carioca e prepara comidas típicas para todos os gostos. Muito influenciado pela culinária portuguesa, a dica é pedir o bolinho de bacalhau, os patéis ou as empadinhas, sempre acompanhados da cerveja. O clima descontraído faz todo mundo se aglomerar no muro e apreciar a vista para o Cristo Redentor e do Forte de São João.

Bar e Restaurante Urca: Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca – (21) 2295-8744. Funciona todos os dias e fecha às 23h.

Baixo Gávea

Baixo Gávea
Jovens aproveitam a noite em frente ao Braseiro da Gávea

O diferencial do Rio é ter vários pontos em que você sabe que encontrará tudo que precisa, desde os amigos até os melhores bares e restaurantes. O Baixo Gávea é assim, uma zona de encontro entre os universitários ou entre os amigos que amam o happy hour. Não tem muito segredo: o negócio é ficar na rua mesmo, papeando, paquerando… Principalmente se for aos domingos, quando costuma lotar. Entre no tradicional Braseiro da Gávea, ou no Hipódromo, e se divirta!

Hipódromo: Praça Santo Dumont, 106/108 – Gávea – (21) 2274-9720. Segunda e domingo, das 9h à 1h, e sexta e sábado, das 9h às 3h.
Braseiro da Gávea: Praça Santos Dumot, 116 – Gávea – (21) 2239-7494.

Boates na Zona Sul

Boates na Zona Sul
Festa em boate do Rio de Janeiro
Foto: Prêmio Noite Rio/Divulgação

A arte de dançar está na alma do carioca e é por isso que eles também adoram uma boate, como os próprios dizem. Os bairros da Zona Sul são referenciais quando o assunto é festa, especialmente nos finais de semana (vale ressaltar que mesmo em dias úteis também são bastante movimentados). Botafogo, Ipanema, Copacabana, Gávea, Leblon e o Arpoador recebem os jovens e proporcionam baladas para todos os gostos. A noite começa lá pela meia-noite e abre espaço para todos gêneros, que se iniciam no samba, vão para o funk, passam pelo rock e pelo MPB, caminham para o pagode e forró, e terminam na música eletrônica… Duas grandes casas são: o 00 (Zero Zero), que toca dance, disco e pop na pista de dança e na área ao livre, e a Casa da Matriz, que tem uma grande variação musical – de acordo com as festas – e diversos ambientes descolados.

00 (Zero Zero): Avenida Padre Leonel França, 240 – Planetário da Gávea – (21) 2540-8041/2540-8042.
Casa da Matriz: Rua Henrique de Novais, 107 – Botafogo – (21) 2286-5257.

Cobal de Botafogo e do Leblon

Cobal de Botafogo
Público de espalha nas mesas da Cobal
Foto: Raphaella Perlingeiro

A Companhia de Alimentos (Cobal) é, essencialmente, um grande mercado. Apresenta diversas lojas e barracas que, durante o dia, vendem frutas, verduras, legumes e também oferecem serviços como o de pet shop, floricultura, entre outros. Existem duas unidades: a sede original de Botafogo, que também é conhecida como Cobal de Humaitá, e do Leblon. Inaugurado em 1971, o mercado se adaptou às variações e mudanças que ocorreram nos últimos tempos e hoje é conhecido por ser um point entre jovens, adultos e pessoas de todas as idades. O público se espalha pelo local durante a noite e senta nas mesas para comer, conversar e, principalmente, assistir aos jogos de futebol nos telões dos bares e restaurantes. É perfeito para beber uma cerveja com os amigos e para jantar, já que abriga estabelecimentos com uma grande diversidade gastronômica. A Cobal, de ambos os bairros, normalmente está rodeada de muita música e animação.

Cobal do Botafogo: Rua Voluntária da Pátria, 448 – Humaitá – (21) 2537-0186.
Cobal do Leblon:Rua Gilberto Cardoso, s/nº – Leblon.

A atmosfera do Rio de Janeiro é ideal para a vida noturna. Aproveite tudo que a Cidade Maravilhosa tem para oferecer a você e a sua família.

Gostou? Se tem algum outro lugar que é a cara dos cariocas, compartilhe e comente!

Você pode gostar de ler também...