Cultura

Especial Rio 450: 5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez

Rio de Janeiro, praia, sol e mar, certo? Maracanã, Pão de Açúcar, Cristo Redentor. Mas o Rio é muito mais do que isso. Não é à toa que ganhou o apelido de Cidade Maravilhosa, já que maravilhas é o que não faltam por lá.

Na segunda parte do nosso Especial Rio 450 no Blog Da Lopes, que comemora o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, vamos dar dicas de lugares amados por cariocas, mas desconhecidos por muitos turistas.

As dicas são de dar vontade de correr para lá agora mesmo!

Real Gabinete Português de Literatura

Localizada no Centro do Rio de Janeiro, esta casa histórica, que mais parece um cenário de filme, é um símbolo da história não só do Rio, mas também do Brasil.

Conheça o Real Gabinete de Literatura no Rio de Janeiro
Ela foi inaugurada em 1887 por uma figura ilustre – prepare o fôlego e repita este nome para os seus amigos -, Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, também conhecida como Princesa Isabel. Sim, você já aprendeu que a Princesa Isabel foi responsável pela abolição da escravidão no Brasil, mas talvez o que não sabia é que ela se tornou a primeira senadora do país, em 1891, após a morte de seu pai, D. Pedro II.

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Apesar de ter sido inaugurada oficialmente em 1887, foi em 1837 que um grupo de 43 portugueses teve a ideia de fundar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus afiliados. Além de ter abrigado a primeira comunidade lusitana, o Real Gabinete Português de Literatura espoe detalhes que não são mais tão vistos na arquitetura contemporânea, desde a sua faixada, que possui forte característica neomanuelina, até o cuidado com as altas estantes de madeira que sustentam mais de 400 mil obras, principalmente da literatura portuguesa.

A casa funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 18h00 e a entrada é gratuita. 

Parque das Ruínas

Se fizéssemos a seguinte pergunta: quais as vistas mais famosas do Rio de Janeiro? Certamente você responderia a do Pão de Açúcar, a do Cristo, a do Arpoador, entre outras. Mas será que a cidade maravilhosa não possui outras paisagens para serem apreciadas? É claro que sim! E que tal uma linda paisagem acompanhada de muita programação cultural?

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Imagem: Siga Essa Trilha

Assim é o Parque das Ruínas, localizado no alto do bairro Santa Tereza, um boêmio bairro do Rio de Janeiro. A graça do passeio já começa antes mesmo da chegada. Como o bairro guarda muito de suas origens, ainda existe um bondinho por lá, que faz você se sentir no século passado. Andar nele é obrigação, até porque você não quer chegar cansado lá em cima, não é mesmo?

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Chegando no Parque das Ruínas, muitas atrações te esperam, desde exposições e galerias de artes, até as famosas rodas de música, acompanhadas aos finais de semana por um café da manhã de rei, servido pela cafeteria do local. O clima do local por si só já é bastante interessante, principalmente pelo fato de lá ter morado Laurinda Santos Lobo, uma das representantes da Belle Époque no Brasil, um movimento intelectual e cultural vindo da Europa que trouxe mudanças na forma de pensar e de viver, principalmente durante o advento da comunicação e da eletricidade.

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Lá de cima você poderá ver a Marina da Glória, a Ponte Rio-Niterói, o Aeroporto Santos Dumont, o Pão de Açúcar, o Cristo, os Arcos da Lapa e muito mais. É ou não é um lugar imperdível do Rio de Janeiro?

Parque Nacional da Tijuca

“Uma viagem para o Rio de Janeiro sempre nos deixa ansiosos para conhecer os cartões postais da cidade, como o Parque Nacional da Tijuca”. Certamente esta não é uma frase tão comum de ser ouvida. Principalmente pelos turistas, que chegam ao Rio para conhecer os principais pontos turísticos, fazer selfies e compartilhar as fotos da cidade maravilhosa.

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Floresta da Tijuca. Ao Fundo, a Pedra da Gávea.

Mas o que talvez você não saiba é que o Corcovado está situado dentro do Parque Nacional da Tijuca. Este talvez seja um dos motivos que a área de 3.953 hectares receba mais de 2 milhões de pessoas por ano. O local é tão grande que ocupa 3,5% de todo o município e é dividido em quatro partes: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita (ou Pedra da Gávea) e Pretos Forros. Por isso, são muitas atividades para todos os gostos e idades!

Na Floresta da Tijuca, por exemplo, um dos pontos mais apreciados é a Vista Chinesa, que como o nome diz, possui uma vista incrível para a Zona Sul do Rio. Durante a visita, leve água para hidratação e alguns alimentos leves para saciar a fome, como frutas e bolachas. Também não se esqueça de carregar a bateria do seu smartphone. Só durante a subida você encontrará duas cachoeiras, a da Gruta e dos Macacos, que lhe proporcionarão fotos simplesmente maravilhosas.

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Paisagem da Vista Chinesa

Além do contato direto com a natureza e das lindas paisagens, o visitante poderá fazer caminhadas em trilhas, tomar banhos de cachoeira, passear de bicicleta e fazer piqueniques. Desde janeiro de 2015, o Parque realiza visitas gratuitas com guia com duração de duas horas. Clique aqui para saber mais informações sobre o passeio monitorado.

Bosque da Barra

Seguindo o nosso roteiro paisagístico e natural, você sabia que o Bosque da Barra era um dos lugares preferidos do cantor Tim Maia? Quer entender por quê?

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
Este belo parque é um pedaço de paz e tranquilidade dentro do movimento bairro da Barra. São 2 quilômetros de alamedas cercadas de muito verde, onde ciclistas e pedestres podem apreciar espécies de plantas e animais, como o Sagui, conhecido por ser o menor macaco do mundo.

O legal é que as pistas de caminhada são bastante rústicas e fazem com que você encontre lugares silenciosos e fuja um pouco do barulho do Rio. Será que foi por lá que Tim Maia encontrou tanta inspiração para as suas canções?

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez

Pista Cláudio Coutinho

Para completar a nossa lista dos 5 lugares que turistas não visitam pela primeira vez, está a Pista Cláudio Coutinho, também conhecida como Caminho do Bem-Te-Vi ou Estrada do Costão. Ela fica no Bairro da Urca, e seu nome é uma homenagem ao ex-treinador da Seleção Brasileira de Futebol Cláudio Coutinho.

5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez

Inaugurada no final dos anos 80 pelo Exército Brasileiro, ela é acessada pela Praia Vermelha, que já uma prévia do paraíso natural que está por vir. À medida em que se avança, a praia fica cada vez mais distante e logo só resta a vegetação de um lado e o mar azul do outro. Siga em frente e algumas das trilhas dão acesso ao morro do Pão de Açúcar.

A fauna e a flora da Pista Cláudio Coutinho são ricas, com árvores nativas e exóticas. Várias espécies de pau-brasil, ameaçado de extinção, foram plantadas.

A Pista abre diariamente, das 6h00 às 18h00.
5 lugares do Rio de Janeiro que turistas não visitam pela primeira vez
A Ermida da Pista Cláudio Coutinho

Você pode gostar de ler também...