Cultura

As 10 pizzarias de São Paulo que você precisa conhecer

Conheça as 10 melhores pizzarias de São Paulo para você visitar no dia 10 de julho, o dia da pizza.

Paulistano que é paulistano não abre mão de uma boa pizza em seu cardápio. Seja aos finais de semana ou em dias úteis, a receita italiana aprimorada ao paladar brasileiro é tão importante nos costumes de quem mora na cidade que, desde que foi trazida pelos imigrantes, por volta de 1910, já ganhou os mais diversos recheios e possui uma data exclusiva no calendário de ocasiões especiais do país: o dia 10 de julho.

Devido a essa atenção exclusiva é possível encontrar os melhores restaurantes nos principais bairros das quatro zonas da capital paulista e logo abaixo você confere uma lista com as 10 melhores pizzarias de São Paulo:

1- Bráz

A Bráz é uma das mais tradicionais pizzarias de São Paulo, já foi eleita a melhor casa da cidade por diversos críticos e já foi vencedora de prêmios como Comer & Beber, da revista Veja, O melhor de São Paulo – Restaurantes e Bares, do Jornal Folha de São Paulo, e o prêmio homônimo elaborado pela Revista Época.

pizzaria-bráz-são-paulo

A Bráz Pizzaria conquistou estes títulos pelo seu cardápio diversificado de opções e pelos critérios que utilizam para o desenvolvimento das especiarias, descrito pelo próprio estabelecimento: 450 gramas distribuídos em toda a extensão do disco, 35 cm de diâmetro calculados com exatidão e um forno próprio, construído com materiais específicos que aquecem o forno a 450 graus, além do molho de tomate que vem do sul da Itália.

Quem mora em Pinheiros, Moema e na região da Consolação pode ir até a Pizzaria Bráz com mais facilidade, isto porque ao longo dos anos o estabelecimento cresceu e ocorreram expansões para mais bairros de São Paulo e o melhor: todas as unidades possuem um elevado padrão de qualidade.

Endereços:

Rua Sergipe, 406 – Consolação

Rua Vupabussu, 271 – Pinheiros

Rua Graúna, 125 – Moema

Curiosidade: A Bráz Pizzaria possui um “adendo”, uma outra pizzaria chamada Quintal do Bráz. Apesar de ser um ambiente menor e menos tradicional (inaugurada em 2006), a pizzaria já é reconhecida por criar a Carola, uma mistura de pizza com Calzone que vale a pena conhecer.

A Quintal do Bráz fica na Rua Gandavo, 447, Vila Mariana.

2- Veridiana

Veridiana-Pizzaria-São-Paulo

Conhecida por ser uma das maiores pizzarias de São Paulo, a Veridiana já possui 25 anos de tradição. Com a ideia de unir a técnica vinda da Itália e o paladar exigente dos paulistanos, a casa é uma ótima pedida para quem procura uma alta variedade de sabores.

Os pedidos mais comuns de quem visita o espaço iniciam pelo saboroso pão de calabresa, que serve como entrada enquanto espera-se que o prato principal seja preparado. Além das pizzas, o que sempre é exaltado por quem visita a Pizzaria Veridiana é a decoração do ambiente, que une a estética rústica com sofisticação e requinte de forma equilibrada, oferecendo uma experiência única para quem está ali.

A Pizzaria Veridiana também foi expandida ao longo dos anos e inicialmente ela se localizava apenas no bairro de Higienópolis, posteriormente abriu uma unidade no bairro Jardins e em fevereiro deste ano inaugurou sua casa no bairro Perdizes.

Endereços:

 Rua Dona Veridiana, 661 – Higienópolis

 Rua José Maria Lisboa, 493 – Jardins

Rua Turiaçu, 98 – Perdizes

3- Speranza

speranza-pizzaria

A Pizzaria Speranza foi aberta na década de 50 pela família Tarallo, tradicionais imigrantes italianos que vieram ao Brasil e se instalaram no bairro do Bixiga, um bairro que possui antigas raízes que são cultivadas até os dias atuais na região e é onde mantém localizada a principal unidade da Speranza. Além deste espaço, o bairro Moema também abriga outra unidade da pizzaria, na qual é servido buffet durante o almoço.

Quem vai à Speranza pode saborear o delicioso Calzone, preparado a partir da receita original feita pela Dona Speranza. Outro pedido que está entre os queridos da casa é o Tortano, um pão de linguiça trazido das terras italianas para a culinária brasileira.

Curiosidade: Além da comida popularmente conhecida por quem mora em São Paulo, a marca Speranza possui um vinho próprio, produzido na Itália: O Speranza Chianti Gentilesco DODG, uma ótima escolha para combinar com as principais receitas preparadas pela casa.

Endereços:

Rua 13 de Maio, 1004 – Bixiga

Avenida Sabiá, 786 – Moema

4- Primo Basílico

A Pizzaria Primo Basílico é um estabelecimento diferenciado na capital paulista, possui um conceito de “Pizza-bar”, um ambiente moderno e despojado, frequentado por diversos tipos de pessoas em um dos bairros mais importantes de São Paulo, o Jardim Paulistano, onde a casa está instalada desde 1991.

pizzaria-primo-basílico

Com um cardápio repleto de opções feitas com produtos muito bem selecionados, a Primo Basílico se consagra a cada ano como uma das melhores pizzarias de São Paulo, suas receitas já foram premiadas e o estabelecimento está sempre bem movimentado.

Endereço:

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1864 – Jardim Paulistano

5- Galpão da Pizza

Para ser eleita uma das melhores pizzarias de São Paulo, o Galpão da Pizza desenvolveu um ambiente aconchegante e treinou uma equipe de garçons com foco no melhor atendimento, o que torna a experiência neste estabelecimento algo muito agradável. O cardápio, apesar de não muito extenso, possui as pizzas mais tradicionais e algumas opções diferenciadas, além de contar com pães recheados, saladas e vinhos.

Endereço:

Rua Doutor Augusto de Miranda, 1.156 – Vila Pompéia

6- Bendita Hora

Quem procura um ambiente calmo e tranquilo gostará de visitar a pizzaria Bendita Hora. O espaço que serve almoço durante o dia e mescla luz elétrica com velas quando o sol se põe, tem um conceito de que a culinária bem feita é aquela que não se apóia apenas pela elaboração de receitas com produtos selecionados e especiarias de alta qualidade, mas também com o carinho e boas energias na preparação dos pratos.

bendita-hora-pizzaria-são-paulo

Uma mistura de criatividade, arte e gastronomia deixam o local charmoso e a decoração com madeira, materiais reciclados e elementos naturais te proporcionarão uma experiência diferenciada, saborosa, harmoniosa e sofisticada.

Endereço:

Rua Wanderley, 795 – Perdizes

7- Camelo

Antes de inaugurar unidades em vários bairros de São Paulo, a Pizzaria Camelo era um restaurante Árabe e só foi transformada na casa da especialidade italiana em 1963. Conhecida pela massa fina e o farto recheio, a Camelo também serve porções de frango a passarinho e Kibe frito, que acompanhadas de chop bem gelado elevam a posição da casa no ranking dos melhores estabelecimentos para se deliciar na capital paulista.

pizzaria-camelo-são-paulo

Inaugurada na Rua Pamplona, no bairro Jardins, a Pizzaria Camelo foi instalando unidades nos mais diversos bairros de São Paulo e este compilado facilita para que os interessados em uma saborosa pizza possam frequentar uma das casas mais renomadas da cidade.

Endereços:

Rua Pamplona, 1873 – Jardins

Rua Engenheiro Edgar Egídio de Souza, 98 – Higienópolis

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 151 – Itaim Bibi

Rua Marechal Hastinphilo Moura, 73 – Morumbi

Av. Aratãs, 794 – Moema

8- Forno da Vila

A Pizzaria Forno da Vila, localizado no bairro Vila Mariana, foi construída de forma personalizada, com uma arquitetura sustentável e revestimentos artesanais. Uma das coisas que chama atenção é o forno de 5 metros, que para combinar com o conceito do estabelecimento foi pintado com tinta à base de urucum.

pizzaria-forno-da-vila

O cardápio da pizzaria é sofisticado e apresenta uma variada cartela de opções, as quais são aprovadas a partir de um estudo gastronômico, o que demonstra um zelo no desenvolvimento das receitas desde sua fase inicial.

Para acompanhar o cardápio gourmet, a pizzaria oferece diversos rótulos de vinho que agradam até os mais exigentes paladares e desta forma a casa foi eleita uma das 17 melhores pizzarias de São Paulo pelo Guia Quatro Rodas.

Endereço:

Rua Capitão Macedo, 552 – Vila Mariana

9- Maremonti

A Maremonti é uma jovem pizzaria da capital paulista, foi inaugurada no ano 2000 no litoral e subiu a serra um período depois. Com potencial avançado, requinte e bom gosto, aos poucos a unidade foi ganhando seu espaço e hoje já é possível encontrar a Maremonti em dois bairros de São Paulo: Jardim Paulistano e Campo Belo.

pizzaria-maremonti-campo-belo

A premissa da casa é oferecer qualidade no atendimento, por esta razão sua equipe é constantemente treinada e entre os pontos positivos da pizzaria também estão o cardápio, com receitas tradicionalmente italianas, a arquitetura impecável e a decoração sofisticada e moderna.

Curiosidade: nos dias 29 de todos os meses a pizzaria Maremonti abre as portas da casa para o evento “Nhoque do bem”. Na ocasião é servido um saboroso nhoque, recheado com queijo brie e mussarela, e a renda arrecadada nesse jantar é doada para uma entidade social.

Endereços:

Rua Padre João Manuel, 1160 – Jardim Paulistano

Rua Princesa Isabel, 953 – Campo Belo

10- I Vitelloni Pizzeria

Foi no bairro Pinheiros, na década de 80, que a I Vitelloni Pizzeria nasceu e se consagrou como um dos melhores locais para saborear a tradicional receita da culinária italiana. Sem alterar sua localização na capital paulista, a casa se desenvolveu e já ganhou vários prêmios pelas saborosas pizzas, que vão das mais tradicionais às mais irreverentes, entre elas, a pizza de abobrinha com polenguinho ou a de calabresa, feita com uma linguiça artesanal.

 pizzaria-I-vitelloni

A decoração do ambiente também chama a atenção de quem visita o local, o nome I Vitelloni vem de um filme com produção italiana e francesa. A história que narra a vida de um grupo de amigos que adoravam curtir a vida ganhou diversos cartazes de divulgação e todos estão expostos nas paredes da pizzaria.

Hoje a I Vitelloni é um dos locais que agitam o bairro de Pinheiros, é consagrada como uma das melhores pizzarias de São Paulo pela crítica e pela mídia, e é uma ótima opção para aproveitar o dia da pizza.

Endereço: Rua Conde Silvio Álvares Penteado, 31 – Pinheiros

Você já conhece algumas das pizzarias acima? Conte-nos qual a sua preferida e também comente qual você acha que deveria estar aqui e ainda não está.

Você pode gostar de ler também...