Cultura

O segredo para passar em concursos públicos: revisão espaçada

 A busca por um cargo público é uma árdua missão enfrentada por milhares de pessoas. A indisciplina e a falta de motivação são alguns dos maiores problemas enfrentados. Horas de cansativas vídeos-aula e longos materiais de estudo não ajudam em nada quando o assunto é disposição para estudar.

revisão espaçada

As dificuldades, naturais para quem se dedica ao estudo, podem ser diminuídas se os concurseiros utilizarem um método de estudo recomendado por neurocientistas e amplamente utilizado no exterior: a revisão espaçada. A seguir, vamos explicar como funciona este plano de estudo para concurso e ensinaremos como colocá-lo em prática.

Como funciona a revisão espaçada?

A revisão espaçada é uma forma de estudar para concurso que distribui o aprendizado ao longo do tempo, impedindo assim o esquecimento das informações. Através dela, o aluno desenvolve um plano de estudo para concurso, revisando frequentemente os aspectos mais relevantes do conteúdo.

A consequência é uma memorização muito mais firme e duradoura. De que modo? Revisando exatamente na véspera do esquecimento. A revisão espaçada sabe o dia exato que precede o esquecimento, aí está o segredo.

É difícil para você estabelecer o dia que antecede a eliminação de certo dado na sua memória, contudo, a ciência já define o dia exato. Temos sempre em vista que cada pessoa aprende em um ritmo diferente, segundo a individualidade biológica, por isso, a revisão espaçada não determina datas padronizadas para todo mundo.

O grau de dificuldade, definido segundo a sua percepção pessoal, daquele tema é levado em consideração no momento de indicar o dia da revisão. Caso a informação tenha sido muito difícil de ser recordada, ela deve ser revisada no mesmo dia. Se for difícil, deve ser revista no dia seguinte. Havendo facilidade na recordação, a revisão deverá acontecer quatro dias depois.

Como a percepção acerca da complexidade de cada tema é pessoal, os prazos tornam-se igualmente personalizados. No fim, cada pessoa tem um plano de estudo adaptado às suas necessidades, sabendo diariamente o que estudar para concurso. Agindo desta maneira, você não estudará temas bem consolidados na memória nem deixará para estudar depois que já esqueceu. Com o passar do tempo, os prazos vão ficando maiores, tornando cada vez mais leve a carga de conteúdo sem que isso implique em redução da qualidade do estudo. A memorização continuará intensa e permanente, voltada para tudo aquilo que você deve estudar para concurso.

 

Como aplicar ao meu estudo diário?

revisão espaçada

A vantagem da revisão espaçada é que ela permite que você estude de forma objetiva, aprendendo mais e evitando a desmotivação gerada pelas apostilas e vídeos-aula. Assim, você estará mais motivado ao aprender com a melhor forma de estudar para concurso.

Recomendamos que você associe o nosso método a um ambiente de estudo agradável.

O contexto no qual você estuda influi de maneira decisiva no seu desempenho. É relevante que a sua sala de estudo seja limpa e organizada para proporcionar maior bem-estar e aumentar a qualidade do estudo. Isto está intimamente relacionado a decoração do local. Faça questão de montar uma sala funcional, bonita, agradável e, principalmente, confortável. Tendo conforto ao estudar, você conseguirá estudar por mais tempo e se desgastará cada vez menos. Estamos falando de um claro diferencial diante dos concorrentes.

Dispondo de um método extremamente eficaz e um ambiente agradável, você precisará apenas tornar o seu estudo mais moderno. Na atualidade, há aplicativos que apresentam diariamente o que você deve revisar. Ao utilizá-los, você não deixará que o esquecimento lhe atinja no momento de responder à sua prova de concurso. Eles baseiam o seu sistema justamente na técnica mais recomendada pelos neurocientistas: a revisão espaçada.

 

Autor: Smartyze é a primeira plataforma que aplica os últimos avanços em neurociência para oferecer a preparação de concursos mais otimizada possível.

 

 

Você pode gostar de ler também...