Cultura

Quais os melhores brinquedos de playground para condomínios?

A presença de playgrounds em condomínios tem aumentado cada vez mais. Isso porque ter esse espaço significa que os pais podem ficar tranquilos enquanto seus filhos brincam em segurança e exercitam o convívio com outras crianças. Tudo isso agrega muito valor não só ao desenvolvimento da criança e à rotina dos pais, mas também ao condomínio, que fica muito mais valorizado e acolhedor para as famílias.

No entanto, justamente para garantir a segurança, esse espaço precisa ser montado com cuidado. Deve-se escolher os brinquedos de playground certos, que estejam dentro das normas ABNT e sejam pensados para as variadas faixas etárias.

 

Material dos brinquedos e cuidados importantes

Em geral, seja para espaços internos ou abertos, estilo parquinho infantil, os brinquedos de plástico são os mais recomendados por atenderem crianças de todas as idades. Esse material é leve e não possui quinas afiadas, o que é ótimo para a segurança. Têm altíssima durabilidade (chegando até 15 anos, com os devidos cuidados) e é de fácil limpeza.

Mas também existem outras opções: brinquedos de madeira (segundo mais recomendado) e os de ferro (quase todo mundo já brincou em playgrounds desse material, comuns em praças públicas). As desvantagens é que eles sofrem muito com as intempéries: a madeira com a umidade pode inchar, além de ficar muito molhada durante um bom tempo após chuvas; já o ferro, acaba enferrujado ao longo do tempo.

Outros cuidados importantes devem ser com os cantos dos brinquedos, a asperidade, possíveis parafusos e superfícies cortantes à mostra, que não podem haver no playground para a segurança das crianças.

 

Sugestões de brinquedos para seu playground

Existem diversas opções de brinquedos, mas há aqueles que são praticamente indispensáveis. O escorregador e balanço, por exemplo, são dois brinquedos que são muito populares e atendem bem diferentes idades.

Já o gira-gira é recomendado para crianças não tão pequenas, com certa autonomia e senso de perigo/segurança. Ter um brinquedo de escalada também é ótimo. E, hoje em dia, já existem opções incríveis de plástico, que chegam a ir além, com outros brinquedos incluídos. Por exemplo: casinha + escorregador + balanço + cesta de basquete (playground da imagem abaixo).

playgrounds

Fonte: Bestplay

Para os espaços internos, todos esses brinquedos continuam válidos. Pode-se acrescentar ainda a piscina de bolinha. Deixá-la exposta ao ar livre não é muito recomendado, principalmente pelo risco de pegar chuva, acumulando água, por exemplo. Mas, para espaços internos é um brinquedo amado pelas crianças de todas as idades.

Enfim, são diversas opções mesmo! O mais legal é você mapear a idade médias das crianças no condomínio e até consultar as famílias sobre quais brinquedos são mais interessantes. Assim, fica fácil de decidir e agradar à criançada!

Sobre o Autor: Matheus Fonteles – Redator web na agência Mateada.

 

Leia também:

+ Livro Infantil para os seus pequenos

+ Como surgiu o Dia do Planeta Terra?

+ Vantagens de morar próximo de: Parque

 

Você pode gostar de ler também...