Cultura

São Paulo 463 anos

São Paulo, também conhecida como Terra da Garoa, Sampa ou Pauliceia está completando 463 anos. Se aproximando dos cinco séculos de existência, a cidade dos mil povos abriga além do povo brasileiro, e sim todos que vem de diversas partes do mundo. Queremos fazer uma homenagem para esta cidade tão linda.

São Paulo
Imagem: reprodução

Uma megalópole que abre oportunidades a todos que vem com esperança de uma vida melhor. Cosmopolita por si própria, hoje a cidade tem mais de 11 milhões de moradores. Vamos trazer alguns dos pontos mais importantes que tornam São Paulo tão peculiar.

 

Início da cidade (Pateo do Collegio)

São Paulo
Imagem: reprodução

Foi o local onde nasceu São Paulo, a partir da construção de uma pequena cabana onde se reuniam 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, com a missão de catequizar os nativos. Na época, localizado no alto de uma colina e cercado dos rios Tamanduateí e Anhangabaú, o lugar, chamado de Vila São Paulo de Piratininga, era uma opção estratégica de segurança. A cerimônia oficial da fundação da cidade ocorreu no dia 25 de janeiro de 1554. Tem muito mais para ver sobre a história, veja mais no site da Prefeitura de São Paulo.

 

Crescimento (entre 1920 e 2000)

São Paulo
Imagem: reprodução

São Paulo foi a capital brasileira que mais cresceu em todo o século XX. Na década de 1930, atingiu a marca de um milhão de habitantes, assim virou oficialmente o município mais populoso do país. No último censo, a população do município atingiu a marca de 12.038.175 habitantes.

São Paulo
Crescimento populacional da cidade de São Paulo

Mas não foi só a capital que cresceu. Em volta, cidades da região metropolitana tiveram uma expansão significativa que causou impacto em toda a região paulistana. Devido a isso, houve uma ligação direta entre São Paulo e as outras 32 cidades em torno. É estimado que 7,5 milhões de pessoas viajam das cidades metropolitanas para São Paulo para trabalhar todos os dias.

 

Globalização dentro de SP

São Paulo
Bairro da Liberdade / Imagem: reprodução

São Paulo é a cidade que concentra a maior quantidade de estrangeiros do Brasil e uma das mais diversas do mundo. Desde da segunda metade do século XIX, em torno de 2,5 milhões de imigrantes chegaram ao estado de SP. São Paulo é a cidade com as maiores populações de origens estrangeiras de Portugal, Japão, Bolívia, Itália e mais. Dentro do Brasil, é o contigente de nordestinos fora do Nordeste.

 

São Paulo
Fonte: SPTuris

 

Depois da chegada a cidade, os estrangeiros constuma se fixar em algum ponto da cidade e conviver em comunidade. Exemplo o bairro da Liberdade, no centro de SP, concentra a maior parte dos imigrantes e descendentes japoneses, com ruas com traços da cultura oriental.

Veja: Previsão do Mercado em SP 2017

 

Importância da cidade na economia global

São Paulo
Imagem: reprodução

Entre todas as capitais estaduais do país, São Paulo contém o maior PIB dentre as cidades brasileiras. Conforme uma pesquisa divulgada Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), se fosse uma nação independente, a capital paulista poderia ser classificada como a 36ª maior economia do globo.

 

Segundo a Prefeitura de São Paulo, em média, um eventos na cidade a cada 6 minutos, a cidade abriga a maior parte de negociações, empresas, feiras de negócios e mais. 51% dos visitantes à capital tem como objetivo Negócios, 22% para Eventos e 7% para Estudos. São Paulo é considerada uma “cidade global”. Esse título coloca a cidade frente a outras megalópoles globais, e isso abrange sistemas de negociação bancários, rotas aéreas e projetos.

 Veja: Conheça a nova casa da família Obama

 

Arte, cultura e lazer

São Paulo
Imagem: reprodução

São Paulo é considerada o grande centro cultural no Brasil, onde foi consolidado como local que originou uma série de movimentos artísticos ao longo do século XX. É em São Paulo que existe o maior mercado para a cultura, tendo hoje se consolidado como uma das principais capitais culturais do Brasil.

 

Com 101 Museus (e diga-se de passagem, 4 estão na lista dos 10 melhores do mundo), a cidade amplia o horizonte artístico para todos os gostos. Muita gente imagina que há mais cinema do que teatro, mas é justamente o contrário, a cidade conta com 128 pontos de exibição da Sétima Arte e com 164 salas teatrais.

 

Dizem que São Paulo não é o melhor ponto para passar o Carnaval, mas não é bem assim. A cidade contém 568 blocos de rua espalhados pelas 5 zonas. Para os mais reservados e que gostam de leitura, a capital possui 146 bibliotecas.

Veja: #SP463: Museus comemoram aniversário de São Paulo

São Paulo é uma das cidades mais incríveis do mundo. Abrangente, amigável, competitiva e caótica por natureza. Há muito amor em SP, a capital paulista oferece de tudo para todos. E sim, é literalmente isso. Seja você paulistano ou do interior, ou de qualquer estado, ou de qualquer país do mundo, existe um espaço para você. Por isso, homenageamos esta cidade mágica que completa 463 anos.

Você pode gostar de ler também...