Cultura

Um amor além das palavras

Muitas pessoas não entendem como podemos amar tanto e nos envolver de maneira tão profunda com simples páginas impressas. Só outro leitor realmente entende a paixão e a alegria que é ter em mãos um bom livro.

Na verdade, é quase impossível para nós entender como alguém consegue levar a vida sem esse refúgio formidável, sem ter a opção de abandonar, mesmo que por alguns instantes, um mundo tão imperfeito e embarcar em universos que fazem nossa mente vibrar de tanta emoção.

Ler realmente é como passar por uma vida tendo vivido várias. Você pode entrar na pele de vários personagens, conhecer lugares em que nunca esteve (mesmo que esses lugares não existam), aprender sobre uma infinidade de assuntos e, tudo isso, sem sair do lugar.

Tem como não amar algo que lhe passe tantas emoções, mesmo que não passem de palavras escritas no papel?

Infelizmente, ainda é pouca a quantidade de pessoas que realmente gostam de ler em nosso país, mas, felizmente, esse cenário está mudando a cada dia. A quantidade de leitores está crescendo consideravelmente, principalmente devido aos jovens e aos best-sellers adaptados para o cinema que apresenta a novas gerações histórias fantásticas e várias formas delas serem contadas.

Isso é genial, mas, é ainda mais interessante pensar que os leitores do Brasil também estão começando a realmente consumir a literatura nacional. A quantidade de leitores está crescendo tanto quanto a quantidade de escritores. Todos os dias vemos novos autores tentando o seu lugar ao sol e alguns realmente conseguindo.

Esse amor que a cada dia nos faz querer ler mais e mais pode realmente criar uma geração de pessoas mais responsáveis, com caráter e princípios bem definidos que vão querer fazer a diferença no mundo de uma forma boa, porque, alguém em posse de um bom livro, só pode querer ser feliz e desejar que os outros sigam pelos mesmos caminhos.

Ler pode fazer a diferença na vida de qualquer pessoa. Amar ler pode construir sonhos e uma vida mais feliz para cada um de nós. Só sendo leitor para entender tanto amor, só tendo tanto amor para ser feliz, só sendo feliz para construir um mundo melhor. Acho que é hora de todo mundo encontrar aquela história especial e curtir novas aventuras, sem nem precisar levantar do sofá.

Janaina Alves

Blog Caminho Cultural

Você pode gostar de ler também...