Cultura

Valentine’s Day

Valentine’s Day (ou Dia de São Valentim) é o dia mais romântico do ano em alguns países como China, Estados Unidos, Austrália e outros. Apesar de não ser o dia dos namorados oficial no Brasil, que é no dia 12 de junho, muitos comemoram a data de fevereiro.

Valentine’s Day

Leia também: Dia Mundial Contra o Câncer

Valentine’s Day e sua história

Segundo a história que aconteceu na Idade Média, um bispo chamado Valentim lutou e pregou contra as ordens do Cláudio II, imperador. Ele havia proibido o casamento em período das guerras. Alegava que se os soldados estivessem solteiros, teriam melhor desempenho nos combates e não se preocupariam.

Com seu ideal de que o amor era importante e desobedecendo as regras impostas pelo imperador, Valentim não parou de celebrar casamentos. Um tempo depois, os planos de Valentim foram descobertos. Assim ele preso e condenado à morte. Mesmo atrás das grades, continuou a escrever cartas de amor. Daí surgiu o Valentine’s Day.

 

Comemoração nos dias atuais

Valentine’s Day é comemorado como se fosse o Dia dos Namorados na Europa e nos Estados Unidos. Por lá, as lojas enfeitam seus ambientes com um tom romântico, vendem cartões e buquês e os restaurantes e cinemas ficam lotados de casais.

Já no Brasil esta data é festejada no dia 12/06, véspera do dia de Santo Antônio. Conhecido como “santo casamenteiro”. Figura religiosa que muitos acreditam ajudar os solteiros que estão em busca do par ideal para casamento.

Valentine’s Day

Veja também: Casas bonitas: veja as 15 casas mais bonitas encontradas no Instagram

Apesar de não ser a data oficial do dia dos namorados no Brasil, muitos comemoram o Valentine’s Day por aqui. Seja com uma mensagem especial, um jantar ou flores, muitos casais celebram tanto hoje quanto em junho. Por isso, desejamos um feliz dia de São Valentim. 🙂

Você pode gostar de ler também...