sala de aula com móveis alugados
Decoração e Paisagismo

Aluguel de móveis para ambientes educacionais: Conheça as vantagens

Um dos principais desafios dos gestores educacionais é compreender com exatidão as demandas de materiais necessários para suprir as necessidades das instituições de ensino

Com o mundo a cada dia mais dinâmico, está cada vez mais difícil prender os alunos nas tradicionais salas de aula, estruturadas nos modelos tradicionais que já conhecemos.

Diante dessa realidade, muitas escolas e universidades buscam alternativas para inovar e garantir que os alunos encontrem ali, a versatilidade que tanto anseiam.

Como forma de resolver o problema, o aluguel de móveis escolares é uma saída viável, prática e eficaz, que traz essa flexibilidade ao mobiliário possibilitando uma transformação para aquilo que mais funciona para cada etapa do ensino. Saiba como!

A realidade no cotidiano escolar

De acordo com a origem da instituição, as atividades exigem diferentes recursos para sua funcionalidade. Antes de solicitar o serviço de locação de móveis, você deve considerar os seguintes aspectos:

Ensino Formal- Se sua instituição presta serviços educacionais de ensino básico, por exemplo, você pode calcular a média de alunos que frequentam todas as séries, levando em consideração os níveis Fundamental e Médio.

Geralmente, as turmas de Ensino Fundamental tendem a ser mais numerosas. Dessa forma, é interessante alugar mesas e cadeiras para esse público.  A quantidade de material utilizado também é mais significativa nesse nível.

Por isso, leve em consideração a locação de armários para a guarda de materiais escolares das crianças e dos professores.

Escola de idiomas- O fluxo de alunos desse tipo de instituição é mais indefinido em comparação às escolas de ensino formal. Nesse caso, a locação de mobília garante que não sejam feitos investimentos desnecessários.

Você pode proceder com a locação de mesas, cadeiras, armários e outros objetos de acordo com a demanda da região onde a escola está localizada. No decorrer das atividades, caso haja necessidade, é possível substituir móveis que não estão sendo úteis por aqueles de maior utilidade.

Além disso, caso o número de alunos aumente ou diminua, é possível contratar ou devolver a mobília sem maiores problemas.

Escola de informática e tecnologia- Nesse caso, a mobília deve ser coerente com os equipamentos tecnológicos que são utilizados.

Além das escolas tradicionais de informática, instituições de ensino voltadas para o desenvolvimento de jogos, criação de softwares e robótica vêm ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Sabe-se que as mudanças de computadores, impressoras, notebooks e outros recursos tecnológicos ocorrem com muita frequência por conta dos avanços nessa área. Com a locação de móveis, é possível adequar o espaço com os equipamentos.

Benefícios do aluguel de móveis escolares

Variedade de produtos- O estoque de uma locadora de móveis é constituído a partir de uma diversidade de produtos. Isso implica em ter acesso a móveis que estejam de acordo com as necessidades de sua instituição.

Funcionalidade- A mobília de uma escola deve compor, além dos objetos destinados à usabilidade dos alunos, móveis que atendam o contexto administrativo. Por isso, você tem a acesso a escrivaninhas, poltronas, sofás, arquivos, armários, gaveteiros entre outros.

Decoração- É possível alugar móveis adequados a cada etapa do ensino. Dessa forma, caso haja necessidade de mudanças no perfil da instituição, eles também podem ser substituídos por outros que comporão a nova harmonia do ambiente.

Praticidade na entrega e montagem- As locadoras concentram um grande número de itens para locação. Isso quer dizer que não há necessidade de perder tempo com compras que, muitas vezes, são feitas em lojas diferentes pelo fato de elas disponibilizarem objetos limitados.

Além disso, todos os móveis são entregues de imediato ou na data da necessidade, prontos para uso.

Todos esses fatores abrigam uma gama de custo-benefício e estão diretamente relacionados à rotina e ao início das atividades da sua escola.

Manutenção e garantia- Como você já sabe, a mobília está inserida no grupo de elementos relacionados aos bens tangíveis, ou seja, sua duração é limitada. Nesse cenário, o serviço de troca é uma grande vantagem da locação de móveis.

Em ambiente escolar, a tendência é que o desgaste por uso constante ocorra em menor tempo. Por isso, a escola terá sempre móveis novos, além de favorecer maior controle de desperdícios e investimentos desnecessários.

Qualidade e resistência dos móveis- Antes de alugar os móveis que irão compor os ambientes de sua escola, faça uma pesquisa acerca da reputação da empresa no mercado.

Verifique se há reclamações ou elogios no que diz respeito à qualidade do material. Uma boa locadora trabalha com peças de alta qualidade para evitar problemas recorrentes de troca, manutenção ou cancelamento de contrato.

Mais praticidade para sua instituição de ensino

Assim como em diferentes áreas do mercado, as instituições de ensino precisam estar sempre em atualização para que os alunos encontrem ali um ambiente em que gostem de estar.

Encontrar soluções que facilitem este processo é uma etapa importante e que pode definir o sucesso da sua instituição, e o aluguel de móveis é uma delas.

Vale ressaltar que a mobília deve estar ali com o objetivo de compor e facilitar o processo de trabalho, atividades e comunicação interna, tornando o ambiente mais dinâmico e versátil.

Autor: Mayra Felippe

Você pode gostar de ler também...