Decoração e Paisagismo

3 dicas para deixar um ambiente mais agradável

Depois de um dia exaustivo, seja no trabalho, na faculdade, na escola ou até mesmo tentando resolver assuntos pessoais, nada como chegar em casa e descansar de todo o estresse que foi obrigado a passar. Mas para que a sensação de conforto seja completa, é fundamental ter um ambiente mais agradável para aproveitar.

Muitas pessoas não conseguem desenvolver um cantinho de paz e lazer dentro de casa, mas isso não significa que ela não pode ter um espaço que traga boas sensações. Para criar esse ambiente, separamos algumas dicas que podem ser aplicadas em diferentes cômodos para transformá-los 100%. Confira!

 

1. Pense na iluminação

3 dicas para deixar um ambiente mais agradável
Foto: Pinterest

Um elevador de carga é um meio de transporte vertical encontrado em basicamente todas as indústrias que trabalham com a movimentação de mercadorias pesadas. Normalmente, ele é disposto em um lugar estratégico, a fim otimizar a realização das tarefas.

A iluminação de um local pode ser comparada com o exemplo anterior, especialmente quando focamos na decisão estratégica que regem ambos. Existem diversas maneiras de deixar um ambiente mais agradável, como realizando um projeto luminotécnico.

Caso você não tenha verba para contratar uma empresa especializada no serviço, é possível investir na iluminação natural, com janelas e portas transparentes, bem como na definição da coloração das lâmpadas, algo que poucos sabem, mas é capaz de transformar uma área.

Existem duas categorias de lâmpadas muito comuns para residências: a amarela, que passa uma sensação mais relaxante, e a branca, que é dividida em três subcategorias, são elas:

  • Branca morna: proporcionam sensações de relaxamento, ideais para ambientes de descanso;
  • Branca neutra: perfeita para iluminar ambientes maiores, como grandes salas e até mesmo áreas comerciais como shoppings;
  • Branca fria: mais estimulante, ela é indicada para locais que requerem mais atenção e disposição.

Além das lâmpadas, as velas são perfeitas para criar um ambiente mais agradável. Assim, se você adora a sensação de conforto e tranquilidade que elas proporcionam, pode investir nelas com a certeza de que terá um local aconchegante.

 

2. Utilize psicologia das cores

3 dicas para deixar um ambiente mais agradável
Foto: Pinterest

Um consultório odontológico costuma apresentar diversos equipamentos e acessórios fundamentais. Alguns ficam fora do alcance da vista dos pacientes, como o compressor de ar. Porém, outros estão dispostos dentro da sala, como armários e equipos.

Eis que te pergunto: em algum momento você já viu um consultório odontológico na cor preta? Sem dúvidas, a sua resposta foi “não”, afinal, o preto remete à sofisticação, poder, luxo, mistério, etc, na psicologia das cores, o que não relaciona-se em nada com a profissão.

Você pode não saber, mas a cor de um ambiente pode fazer toda a diferença na criação de sensações. Por exemplo, o amarelo remete ao otimismo, o vermelho a energia, o azul a confiança e a segurança, o verde ao relaxamento, o rosa ao romantismo, o roxo a calmaria e por aí vai.

Assim, se você deseja deixar um ambiente mais agradável, você deverá pensar com muito cuidado nas cores que mais podem trazer as sensações que você deseja, fazendo que o entendimento sobre a psicologia das cores possa ajudar – e muito! – em uma escolha assertiva, charmosa e com a sua cara.

 

3. Foque na temperatura do ambiente

Diferente do que muitos pensam, a temperatura do ambiente não está associada apenas com aparelhos tecnológicos, como o ar condicionado e o ventilador, mas a tudo aquilo que pode assegurar conforto térmico para uma área.

Sabendo disso, você pode começar a pensar neste tópico contratando uma empresa para aplicar manta asfáltica para telhado. Apesar da iluminação e da temperatura serem coisas distintas, existem algumas técnicas semelhantes entre elas, como a preservação da sensação natural.

Cada pessoa costuma gostar de uma temperatura específica, mas é muito comum que para deixar um ambiente mais agradável seja encontrado um equilíbrio térmico, garantindo que o local não esteja nem muito frio, nem muito quente.

Gostou do nosso post com 3 dicas para deixar um ambiente mais agradável? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

Leia mais:

+ Cascata em casa: 7 ideias para te inspirar e como fazer

+ Dicas de modelos de rack para TV e como usar na decoração de sua casa

+ 6 Dicas de Decoração para sua Casa

Você pode gostar de ler também...