Decoração e Paisagismo

3 passos para ter uma biblioteca em casa

Você já deve ter visto em filmes, séries ou novelas algumas casas ou apartamentos dos personagens com uma parede inteira repleta de livros ou até mesmo uma pequena estante que lhe chamou a atenção na decoração do ambiente.

Para os amantes de livros, é como se sentir em um paraíso. E para quem ama organização e leitura, é melhor ainda, uma diversão completa, pois além de ter um ambiente para concentrar todos os livros, há diversas maneiras de organizá-los, seja por autores, cor, tamanho, gênero ou ordem alfabética, o que facilita ainda mais a busca.

Além de que, pode enriquecer um ambiente de forma simples e torná-lo sofisticado e com um toque de intelectualidade. Imagina só você criar um cantinho específico e aconchegante para leitura? 

1º Defina o espaço

Na sala, no quarto ou no escritório? Você quer ter o seu lugarzinho de descanso próprio para leitura,  apenas decorar um ambiente ou ter um móvel para organizar a sua coleção de livros? Essas perguntas iniciais são as que lhe farão dar o start na sua mini biblioteca.

É até legal você tirar um momento só para analisar o seu lar e o espaço que tem em mãos. Muitas vezes nos privamos de deixar o ambiente com a nossa identidade por não encontrar o lugar ideal para cada móvel ou decoração. 

Se você tem um espaço sobrando na sua casa e é do time que reserva um tempo da rotina para ler, o ideal para você é fazer desse espaço o seu momento com você, basta uma boa e aconchegante iluminação, poltronas ou sofás confortáveis e uma estante que preenche a parede. 

Para aqueles que moram em apartamento pequeno, cada canto é válido para organizar os seus livros, ele pode ser no seu próprio quarto com móveis que se adequam ao tamanho ou na sala acima da televisão ou do sofá. Já ouviu falar na frase popular de que tamanho não é documento? Então, organizar uma biblioteca em casa é simples e fácil.

2º Compre um móvel adequado

Agora que você já definiu o espaço em que a sua biblioteca irá ficar, é a hora de procurar o móvel ideal de acordo com o ambiente e tamanho que você tem. 

Nesse momento, é importante ficar atento à quantidade de livros da sua coleção, e principalmente, à grossura dos exemplares, pois talvez vale buscar móveis resistentes feitos de madeiras mais grossas ou outros tipos de materiais que comportem o peso. Até porque, nada pior do que investir dinheiro em algo que não será duradouro. 

Atualmente, existem várias opções no mercado de nichos, prateleiras e estantes, o tipo também será definido de acordo com o local. Para paredes e cantos pequenos, vale investir em prateleiras e nichos. Já para os ambientes maiores, as estantes são ótimas opções, e há algumas com porta de correr em vidro, que proporciona melhor conservação para os seus livros sem excluir a estética.

Também existe a possibilidade de optar por móveis sob medida, que podem ser feitos de acordo com a sua decoração e espaço, porém é legal ter uma quantia a mais disponível para esse tipo de projeto. 

3º Organize e decore

E chegamos na melhor parte! Com o espaço definido e os móveis escolhidos e devidamente instalados, os seus livros estão prontos para serem organizados do seu jeitinho. E para dar aquele up na decoração, você pode intercalar com outros objetos de decoração junto nas estantes e prateleiras.

Coloque a criatividade para trabalhar, dê play em uma música animada e faça desse o seu momento. Quem sabe você não dá uma olhada nos livros da sua coleção e relembra as histórias fascinantes que já leu? Afinal, recordar é viver. Você pode até separar livros antigos para ler mais uma vez ou terminar aquela história que você parou na metade. 

E se caso tenha algum que você não tenha gostado ou outros que sabe que nunca irá ler, sempre tem alguém que com certeza vai gostar do presente. A felicidade de ganhar livros não tem preço.

Quer montar a sua biblioteca em casa, mas não tem espaço? No site da Lopes você pode encontrar um novo cantinho com o espaço ideal para comportar a sua coleção de livros, seja de qual tamanho ela for. 

Você pode gostar de ler também...