4 dicas para decorar uma sala de jantar sem gastar muito
Decoração e Paisagismo

4 dicas para decorar uma sala de jantar sem gastar muito

Existem alguns cômodos que geram muitas controvérsias no momento de realizar a decoração, um deles é justamente a sala de jantar. Permitindo seguir linhas clássicas, retrôs, contemporâneas, rústicas, futurísticas, etc, o ambiente abre margens para explorar muitas ideias.

Quer saber como fazer isso sem gastar muito? Continue acompanhando esse artigo e descubra quatro dicas para decorar a sala de refeições de maneira econômica!

1. Foque na funcionalidade

Você compraria um amplificador de som de 20 canais se a sua necessidade fosse de apenas três? Seguramente, a resposta foi não, pois se fizesse isso estaria gastando mais dinheiro do que deveria. O ato de decorar uma sala de jantar de nada tem a ver tecnicamente com o aparelho, mas o “pensar antes de agir” também gera economia.

Não importa o tamanho do seu cômodo, se ele for decorado de forma funcional pode trazer muitos benefícios. Por isso, analise os seus desejos e estude todo o ambiente, especificando tamanhos e quantidades. E nunca se esqueça: na decoração, o menos pode ser mais!

Às vezes, para que uma sala de jantar seja incrível ela só precisa contar com os móveis certos e as cores certas, fazendo com que o exagero estrague a harmonia e beleza do local!

2. Escolha a mesa e as cadeiras com cuidado

4 dicas para decorar uma sala de jantar sem gastar muito
Foto: Pinterest

Vamos combinar que uma sala de jantar sem uma mesa e cadeiras não pode receber esse título. Isso é quase como pensar em uma clínica nutricional sem uma balança antropométrica ou de algum outro modelo permitido pelos órgãos vigentes para realizar a pesagem dos pacientes antes de começar os tratamentos.

Assim como os tipos de decoração, as mesas também podem seguir diversas linhas. Na atualidade, os modelos redondos, quadrados e retangulares ainda são os grandes destaques, mas não os únicos. Isso porque as mesas ovais, octogonais, triangulares e até as de estilo oriental, que são extremamente baixas, também podem ser escolhidas.

Já com relação às cadeiras, o conforto sempre deve prevalecer, independentemente se for o objeto tradicional, ou seja, com pés, ou as tradicionais almofadas que acompanham as mesas orientais. Assim, você conseguirá deixar o momento das refeições muito mais agradável.

3. Espelhos são sempre bem-vindos

4 dicas para decorar uma sala de jantar sem gastar muito
Foto: Pinterest

Às vezes, um único espelho é capaz de mudar todas as características de um local, deixando-o mais moderno e causando uma sensação de amplitude. Além disso, ele pode melhorar a claridade e a estética do local, combinando com absolutamente todos os tipos de decoração por ser capaz de se somar a eles.

Se você é daquelas pessoas que não curtem muito os espelhos, calma, existem maneiras de deixar o local tão bonito quanto. Para isso, você pode optar por grafites na parede ou até mesmo um quadro incrível, que pode ser de um artista que você goste ou até mesmo pintado por você ou alguém que ama, utilizando a estratégia do “faça você mesmo”.

4. Não esqueça da iluminação perfeita

4 dicas para decorar uma sala de jantar sem gastar muito
Foto: Pinterest

No momento de solicitar o aluguel de um compressor, o dono de um consultório odontológico analisa todas as suas demandas, a fim de conseguir o modelo mais adequado. Garantir a iluminação perfeita para a sala de jantar é tão importante quanto a atividade anterior.

Muitos não sabem, mas a luz correta pode trazer sensações agradáveis para um local, sem precisar de mais nenhum item decorativo a não ser os móveis fundamentais para agregar. Sobre elas, a dica pode ser aplicada em todos os cantos, como teto, paredes, espelhos, mesas e até mesmo no piso.

A ideia é expandir a sensação para patamares ainda mais altos? Pois bem, as velas e os castiçais podem acrescentar – e muito! – na decoração da sala de jantar para noites mais românticas.

Gostou do nosso post com 4 dicas para decorar uma sala de jantar sem gastar muito? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Leia mais:

3 aplicativos para ajudar na reforma da sua casa

Como escolher o conjunto mesa de jantar e cadeiras e deixar a decoração de sala de jantar incrível

Como trazer ideias inovadoras para a decoração da sua casa

Você pode gostar de ler também...