4 maneiras de aplicar a sustentabilidade na decoração
Decoração e Paisagismo

4 maneiras de aplicar a sustentabilidade na decoração

Muita gente sonha em decorar a casa com muita beleza, modernidade, charme e sem afetar o meio ambiente. Por isso, a decoração sustentável conquista cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos, em itens decorativos e na aplicação de objetos simples do dia a dia.

No entanto, para aplicar a sustentabilidade na decoração do seu imóvel não é necessário grandes investimentos. Na verdade, basta apenas adotar atitudes simples e usar uma boa dose de criatividade, gerando conforto, leveza e modernidade ao seu projeto decorativo.

Nesse sentido, é importante mencionar que a decoração sustentável é uma tendência que não tem volta. Então, quando você percebe que é possível transformar o seu imóvel e minimizar os impactos ambientais, acaba mergulhando de cabeça nessa novidade.

Mas, afinal, como aplicar a sustentabilidade na decoração? Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você encontrará 4 dicas simples para usar a decoração sustentável. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Crie um cantinho verde

4 maneiras de aplicar a sustentabilidade na decoração
Foto: Pinterest

O primeiro passo para aplicar a sustentabilidade na decoração é criar um cantinho verde ou até mesmo espalhar plantas pela casa. Inclusive, essa medida vai gerar um ar mais fresco e puro, além de deixar o ambiente muito mais arejado.

Contudo, é interessante valorizar a flora do país. Por isso, dê preferência às plantas brasileiras, uma vez que são mais fáceis de cuidar, cultivá-las e ainda contribui com a preservação da flora nacional.

Diante disso, vale apostar em Bromélias, Palmeiras, Samambaias, Suculentas, Filodendros, entre outras plantas. Invista também em vasos de barro, cerâmica, produtos de correias transportadoras ou madeira. Os materiais contam com uma boa durabilidade e afetam menos o meio ambiente.

2. Reutilize objetos

4 maneiras de aplicar a sustentabilidade na decoração
Foto: Pinterest

A reutilização é uma das premissas da sustentabilidade. Sendo assim, busque reformar móveis antigos, valorize o artesanato, compre em antiquários e reaproveite objetos que certamente iriam para o lixo.

Nesse momento, você pode usar a internet ao seu favor. Atualmente, existem vários blogs e sites que oferecem dicas de reutilização de objetos.

Mas, vale ressaltar que é interessante reaproveitar pallets e caixotes de feira, gerando beleza ao local e ampliando o espaço de armazenamento.

Além disso, latinhas eesquadrias de alumínio, potes e garrafas e canos de PVC são ótimas opções para dar uma nova utilidade às peças.

3. Escolha produtos e materiais sustentáveis

4 maneiras de aplicar a sustentabilidade na decoração
Foto: Pinterest

Para aplicar a sustentabilidade na decoração do seu imóvel, é preciso, antes de mais nada, avaliar os itens decorativos na hora da compra. Por isso, estude a origem dos objetos, a responsabilidade ambiental do fornecedor e até mesmo a embalagem.

Nessa etapa, o importante é saber escolher. Certifique-se do uso de madeira. Utilize apenas as certificadas, de demolição ou de reflorestamento.

4. Iluminação natural

Por fim, é quase impossível falar sobre a decoração sustentável sem mencionar a importância da iluminação natural. Sendo assim, potencialize o uso da luz natural para não utilizar a iluminação artificial durante o dia.

Você pode, por exemplo, controlar o excesso de iluminação por meio de cortinas, porta de enrolar automática e persianas translúcidas, películas para vidro também auxiliam na redução do calor e filtram os raios UV.

Gostou do nosso post? Já teve alguma experiência com a decoração sustentável? Conta pra gente!‌

Leia mais:

+ Casa Nova? 40 Itens que não podem faltar

+ 4 dicas para inovar na decoração da sua sala de estar

+ 5 dicas para decorar o quarto gastando pouco

Avatar

Soluções Industriais

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Beatriz​ ​Barros,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​​​Soluções​ ​Industriais​​.​

Você pode gostar de ler também...