4 motivos para investir em uma decoração minimalista
Decoração e Paisagismo

4 motivos para investir em uma decoração minimalista

Certamente você já deve ter ouvido ou até mesmo lido sobre o modelo de decoração minimalista, não é mesmo? O minimalismo ganhou destaque e força durante a década de 60, por meio de uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos. 

Em resumo, o conceito, na época, buscava utilizar elementos importantes como base de expressão, eliminando itens desnecessários e que não traziam relevância para os movimentos da década. Por isso, até hoje, esse tema é extremamente debatido. 

Dessa forma, é importante mencionar que o estilo de vida populacional sofreu grandes mudanças com o desenvolvimento social, o que contribuiu com o aumento da demanda de consumo e com os impactos ambientais gerados pelas ações humanas. 

Mas, pensando no crescimento da decoração minimalista atualmente, preparamos este post. Nele, você verá o que significa esse conceito e quais são as razões para investir nessa decoração para o seu imóvel. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo! 

O que é uma decoração minimalista? 

4 motivos para investir em uma decoração minimalista
Foto: Pinterest

Com toda certeza você já deve ter ouvido que ‘’menos é mais’’, certo? Bom, o modelo minimalista busca justamente isso: menos cores, menos móveis e uma quantidade mínima de itens decorativos, como apenas uma única tela de arame.​ 

Na medida em que a decoração minimalista visa a redução de móveis e objetivos, ela busca aplicar mais funcionalidade, praticidade e comodidade ao ambiente, visto que atua com a composição simplificada de ambientes. 

Em geral, o estilo minimalista dedica-se mais aos cortes e formas, as cores e estampas que compõem as poucas peças presentes no ambiente, ao invés de trabalhar com uma série de objetos e itens. 

Quais são as vantagens da decoração minimalista? 

4 motivos para investir em uma decoração minimalista
Foto: Pinterest

É quase impossível falar sobre a decoração minimalista é não destacar os benefícios que essa prática pode proporcionar. Dentre o conjunto de vantagens, podemos destacar 4 principais: 

1. Economia 

O principal benefício da decoração minimalista são os fatores econômicos. Isso porque o modelo visa a aplicação de tons neutros, tornando o ambiente mais iluminado e proveitoso referente a iluminação natural. 

Dessa forma, é possível eliminar gastos com energia elétrica e com a compra de móveis, custos com ​​locação de empilhadeira​ e artigos decorativos, facilitando o controle das finanças e o aumento do orçamento. 

2. Limpeza

Não é novidade para ninguém que a decoração minimalista contribui com os aspectos domésticos, certo? Afinal, quanto menor a quantidade de móveis e itens no espaço, maior a facilidade de limpeza. 

Com isso, é possível organizar o ambiente, atender as necessidades dos moradores e tornar a rotina ainda mais simples! 

3. Liberdade 

Outro ponto característico da decoração minimalista é a liberdade. Isso acontece porque você irá desprender-se de elementos que não possuem nenhuma funcionalidade, praticidade e que só ocupam espaço no seu imóvel. 

Nesse sentido, você aprenderá a dar valor as pequenas coisas, eliminando a ideia de que uma casa bonita, é uma casa repleta de móveis de ​moldes de injeção, por exemplo. 

4. Tranquilidade

A decoração de um imóvel pode traduzir inúmeros sentimentos. Desde as sensações de paz, tranquilidade e organização, até mesmo sentimentos ruins. No entanto, o minimalismo gera um ambiente organizado, o que traz conforto e calma. 

Gostou do nosso post sobre os motivos para investir na decoração minimalista? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse​ ​artigo​ ​foi​ ​escrito​ ​por​ ​Beatriz​ ​Barros,​ ​Criadora​ ​de​ ​Conteúdo​ ​do​ ​Soluções​ ​Industriais​. ​

Leia mais:

+ Exemplos inspiradores de modelos de papel de parede para cozinha

+ 4 dicas infalíveis para decorar um apartamento pequeno

+ Como usar tapetes geométricos dentro dos ambientes de casa

Você pode gostar de ler também...