Decoração e Paisagismo

5 erros comuns na decoração e como evitá-los

Selecionar móveis, testar cores de tinta e posicionar quadros são apenas algumas das centenas de decisões tomadas na hora de decorar um ambiente. Com tantas opções, alguns erros comuns na decoração já foram diagnosticados por especialistas no assunto.

Se você está pensando em repaginar sua casa ou fazer pequenas mudanças, confira alguns erros e descubra como evita-los.

Escolher a cor da parede antes de comprar os móveis

Erros comuns na decoraçãoFonte: Freshome

Este é um erro muito comum que pode ser evitado. Pense só: existe uma infinidade de cores de tinta, então é mais fácil combinar a cor da parede com o sofá do que o contrário.

Como evitar: Planeje como quer os móveis, tecidos e itens decorativos, e depois encontre uma cor que complemente o ambiente.

 Pendurar quadros na altura errada

Erros comuns na decoração

Fonte: My Domaine

Usar quadros é uma ótima maneira de mostrar personalidade e estilo, porém algumas pessoas ainda pecam na hora de posicioná-la. Uma obra de arte pendurada no lugar errado cria um incômodo no ambiente.

Como evitar: Posicionar os quadros na altura dos olhos é um bom ponto de partida. Use um adesivo para testar diversas posições antes de fixa-lo permanentemente.

Seguir tendências 

Erros comuns na decoração

Fonte: Huffington Post

As tendências de decoração são muito úteis para dar inspiração, mas seguir fielmente o que está bombando pode causar arrependimento. Tendências mudam constantemente, então você pode acabar gastando dinheiro com itens que logo estarão fora de moda.

Como evitar: Transforme as inspirações de acordo com sua personalidade. Pense nas cores e texturas que você ama e também imagine que sensação quer ter ao chegar em casa. Fazer escolhas baseadas no seu gosto pessoal vai criar um ambiente que você vai amar por anos.

Escolher o tapete no tamanho errado

Erros comuns na decoração

Fonte: Liv Space

O tapete tem o papel de preencher o ambiente e finalizar a decoração, por isso escolher o tamanho errado pode prejudicar a aparência do cômodo.

Como evitar: Nunca deixe um tapete no centro da sala de estar, apenas com a mesa de centro sobre ele. O ideal é que os pés da frente do sofá toquem o tapete ou toda a área deve ser coberta por ele.

 Iluminação errada

Erros comuns na decoração

Fonte: Liv Space

Instalar luzes demais ou deixar um cômodo quase no escuro é mais comum do que você pensa. Um quarto com iluminação intensa vai causar incômodo e uma cozinha escura é uma péssima ideia.

Como evitar: Escolha as luzes de acordo com a função de cada espaço. Invista também em formas secundárias de iluminar, como as luminárias e pendentes, que adicionam interesse visual e podem ser ligadas de acordo com a necessidade.

 

Leia também:

+ Como as cores afetam o humor na decoração da casa

+ Erros de decoração que fazem sua casa parecer menor

+ O uso de tapetes na decoração

 

Você pode gostar de ler também...