Decoração e Paisagismo

6 dicas de como fazer uma reforma e decoração de sucesso

Tem muita gente que só de ouvir a palavra reforma já fica com arrepios. A maioria das pessoas já pensa em sujeira, demora e gasto incontrolável de dinheiro.

Mas por que as reformas dão errado?

A Designer de Interiores Marília Veiga cita algumas dicas para que seu projeto de reforma e decoração seja um sucesso.

1) Planejamento

Sem sombra de dúvidas essa é a principal e com ela muitas das outras que virão são causadas pelo simples fato de não haver planejamento. Para nós, os profissionais de interiores, o projeto é o item mais importante para se iniciar qualquer processo de reforma. É muito importante que exista um projeto, muito bem detalhado, e que já tenha sido discutido algumas hipóteses chegando numa diretriz comum e aprovada pelos envolvidos. O projeto é como se fosse um GPS que te leva de um ponto A até um ponto B de forma rápida, segura e sem surpresas. O Brasileiro não tem o costume de planejar. É muito comum clientes me procurarem com a construtora já quebrando as paredes, sem um projeto, eles acreditam que ganharão tempo, o que é uma ilusão.  Nesse caso já destaco a importância de se contratar um profissional de interiores para elaborar e discutir o projeto.

2) Orçamento preciso

Através de um bom projeto (item anterior) é possível saber exatamente quanto vai custar tudo e quanto tempo vai ser necessário para completar o trabalho. Aliás quanto mais preciso o projeto mais barato é a reforma. Se você determinar no projeto que o piso será porcelanato 60×60, a empresa irá orçar o porcelanato mais caro, assim não vai ter prejuízo caso a escolha seja de um produto caro. No caso de já vir determinado a marca, modelo, tamanho, cor etc, o valor será correspondente exatamente o que está orçado. Ter um orçamento é fundamental antes de começar o processo. Outra dica importante, não caia na história do orçamento somente de mão de obra, pois aí o material pode variar muito. Nós temos por habito trabalhar na maioria dos casos com um preço fechado. Existem logicamente exceções. Em meu trabalho eu não começo a reforma e a decoração sem saber o custo total. O Cliente precisa estar ciente e de acordo com os produtos e serviços e com o valor, até para se programar.

3) Mão de Obra qualificada

Após a fase de planejamento e com valores aprovados vem a execução. É muito importante contratar um profissional (empresa) qualificado. Essa parte tem que ter muito cuidado. Se for uma coisa simples como uma pintura, até podemos contratar o profissional, no caso um pintor de forma isolada, mas para qualquer reforma eu prefiro sempre os serviços de uma construtora. Ah, mais assim vai ficar mais caro, já pensarão vocês. A questão de valor é algo que precisa ser visto pois estamos sempre querendo economizar. Quanto vale o seu tempo? Quanto vale ter que refazer um serviço? Quanto vale uma garantia? E a dor de cabeça de já estar morando e ter um problema. Uma empresa habilitada é muito mais confiável. Primeiro porque oferece mais qualidade, normalmente tem um contrato com preço e prazos determinados. Oferece garantias. Trabalham com um fluxo físico financeiro, e o resultado fica muito melhor, ou seja, mais profissional.

4) Prazo

É importante citar esse tópico, pois as pessoas estão cada vez mais com pressa. Tudo que é bom tem um tempo para ser feito. A ilusão de começar tudo atropelado vem depois com o gosto amargo de perder muito tempo ou de ter que refazer o serviço. O ditado a pressa é inimiga da perfeição é muito bem aplicado. Um cronograma bem montado é outro ponto que determina o sucesso de uma reforma. Lembrando que quando fazemos uma vez e bem feito o resto do tempo desfrutamos do resultado. Uma coisa que acho relevante é que o cliente e o profissional estejam com o prazo muito claro. Outra coisa que costumo fazer é estabelecer uma multa contratual para a construtora, o que a obriga seguir fielmente o prazo.

5)  Mudanças

Esse ponto é muito relevante e está ligado a vários pontos que destaquei.  É por isso que se dedica tempo a fase inicial do projeto. Quando mudamos no meio do processo, os valores e os prazos tem grande chance de serem afetados. Existem pequenas mudanças quando algo inesperado e não planejado acontece, mas todo o resto deve ser resolvido na etapa do projeto.

6) Acompanhamento e gestão

Esse é o último ponto que quero colocar, e na minha opinião é um dos mais importantes. Sim, é preciso gerir e controlar o processo. Não significa que haverá desvios no caminho, mas se houver é preciso entender e colocar de novo o processo no trilho. O item 5 é um exemplo que como uma boa gestão pode resolver casos de mudanças ou surpresas antes desconhecidas. Ah, uma coisa importante, esse processo é feito por um profissional e não pelo dono do imóvel. A interação entre Designer de Interiores/Arquiteto e fornecedores é o que garante que tudo corra conforme planejado, e que se tomem rápidas decisões em casos de alterações no plano principal. As tarefas de uma obra muitas vezes são interdependentes, se uma atrasa afeta a outra, por isso o gerenciamento é fundamental.

Resumindo, os fatores que contribuem para uma reforma de sucesso é o bom planejamento somada a mão de obra qualificada, com uma gestão eficaz.

Separei algumas fotos de projetos que deram certo graças a essas 6 dicas:

reforma reforma reforma reforma reforma reforma reforma

 

Marília Veiga é designer de interiores e atua há mais de 35 anos. É especializada em projetos residenciais, corporativos e empreendimentos imobiliários.

 

Você pode gostar de ler também...