Decoração e Paisagismo

6 soluções inteligentes para decorar apartamentos pequenos

Hoje em dia apartamentos pequenos são cada vez mais comuns. O sonho de conquistar o primeiro imóvel normalmente começa com um AP que tem entre 30 e 60 metros quadrados, o que é de fato muito pequeno.

Mas morar em um apartamento desse tamanho tem lá suas vantagens, é mais aconchegante, dá menos trabalho para limpar e acaba se tornando mais fácil de decorar.

No entanto, para você não errar na decoração e correr o risco deixar seu apartamento ainda menor do que já é a gente vai te dar algumas dicas muito simples para seu cantinho ficar ainda mais harmonioso, com a impressão de ser mais espaçoso e de quebra muito bem decorado.

Cores Claras

Antes de qualquer coisa não precisa sair pintando o apartamento todo de branco e deixá-lo com cara de clínica médica. As cores claras dão sim mais amplitude ao ambiente, mas existem opções incríveis de tons claros que fogem do branco. Optar pelo claro também não vai impedir que você dê um pouco mais de vida e crie uma divisão de espaço pintando uma parede específica com uma cor um pouco mais forte ou mesmo aplicando um papel de parede.

x

xx

Espelhos

Esse truque é um dos que mais funcionam para dar a sensação de que o ambiente é maior. Mas lembre-se de sempre prestar atenção no que vai ser refletido no seu espelho. Evite que seja uma TV por exemplo. O espelho vai ser um ponto que chamará muita atenção no ambiente, portanto capriche na hora de escolher onde vai posicioná-lo e o mantenha sempre limpo.

xi

xii

Tapetes 

Não é porque seu AP é pequeno que você precisa abrir de um dos itens de decoração que mais agregam e embelezam. Mas tenha cautela na hora de escolher e opte por tapetes menores que dão mais mobilidade e não trazem o risco de ficarem desproporcionais.

xis

xiss

Iluminação

Tente dar uma atenção especial a luminosidade do seu AP optando pela iluminação indireta. Você pode conseguir um efeito de amplitude e beleza nos ambientes com luminárias em pontos estratégicos.

tapetetapetes

Compartimentos, prateleiras e nichos

Se o seu o AP é pequeno é fato que sobra pouco espaço para organizar as coisas. A melhor solução sem dúvida são as prateleiras, que não vão ocupar espaço nenhum, elas podem ser fixadas em qualquer cantinho, acima de móveis como rack, escrivaninha, cama. Elas vão acomodar seus livros, seus objetos de decoração e o que mais você desejar. Optar por móveis com compartimentos também é ideal pra quem quer economizar espaço. Uma cama com gaveteiros, por exemplo, pode servir para guardar toda sua roupa de cama e banho.

vermelho

braanco

Cozinha Compacta

Um AP pequeno vem sempre acompanhado de uma cozinha bem compacta. Se você puder investir em uma cozinha planejada com direito a armários devidamente acomodados, fogão cooktop e tudo no seu devido lugar, ótimo! Mas se ainda não conseguiu tudo isso use a criatividade e busque opções como pendurar conchas, panelas e outros utensílios em suportes que você mesmo pode fazer e opte por mesas de abrir e fechar para aliviar a circulação dos espaço.

 

cozinha

coza

Além dessas dicas, para manter seu apartamento ainda mais harmonioso e espaçoso, não descuide da organização, não acumule bugigangas e nem exagere nos objetos decorativos como quadros e outros.

Você pode gostar de ler também...