Decoração e Paisagismo

8 regras de design de interiores que sempre funcionam

Enquanto as tendências vêm e vão, existem algumas regras de design de interiores que sempre serão verdade. E antes de você deixar todas as convenções de lado, é importante aprender sobre elas com a mente aberta. Algumas dicas podem ser úteis para facilitar sua vida na hora de decorar e reduzir a chance de erros.

Desde medir o cômodo a decorar paredes, aqui estão 8 principais regras de design para você conhecer um pouco mais.

1.Tire as medidas do cômodo 

Regras de designFonte: Elle Decoration

Antes de comprar aquele sofá dos seus sonhos ou a mesa de centro descolada, tire as medidas do ambiente. Quando você não sabe as dimensões exatas corre o risco de comprar móveis muito grandes ou pequenos na proporção.  Use os itens maiores para mapear a circulação e garantir que ela não seja prejudicada.

2. Vá com calma

Deixe a pressa de lado nesse momento. Perceba os materiais usados nas paredes e piso e pense nas combinações que pode fazer. Comece pelos itens principais de cada cômodo, porque você sempre pode adicionar mais coisas quando tiver terminado o básico.

3. Misture texturas

Regras de designFonte: Laurel and Wolf

Couro, veludo, algodão, lã… existem diversas opções de tecidos para te ajudar na hora de brincar com as texturas. Os materiais das peças também permitem combinações – metal com madeira, tecidos naturais com móveis laqueados, etc.

4. Busque por forma e funcionalidade

Principalmente quem mora em um apartamento pequeno precisa de itens não só bonitos, mas também funcionais para otimizar o espaço disponível. Peças que servem a mais de um propósito são uma excelente pedida.

5. Procure a simetria

Regras de designFonte: Laurel and Wolf

 A simetria no design de interiores é sempre apreciada. Ela é responsável por trazer a sensação de ordem e equilíbrio. Estabelecer a simetria antes vai te ajudar a enxergar melhor as possibilidades de mudança que virão.

6. Invista na boa qualidade

Uma atitude muito comum quando estamos montando a decoração é buscar os produtos mais baratos das lojas. Essa não é a melhor ideia quando pensamos a longo prazo: comprar um móvel barato pode representar um gasto inesperado no futuro. Para não desperdiçar dinheiro, invista agora em peças de qualidade que irão durar muitos anos.

7. Ilumine em camadas

Regras de design

Fonte: My Domaine

Apenas um tipo de iluminação no ambiente pode deixá-lo bidimensional. Tenha uma fonte de luz principal e adicione luminárias ou arandelas para elevar o astral.

8. Decore as paredes

Aproveite as paredes para decorar de acordo com sua personalidade. Espelhos, pinturas e quadros deixam o espaço bem-acabado e único. Use a criatividade nesse momento e, se tiver disposição, dê uma chance aos projetos DIY.

 

Leia também:

+ 5 erros comuns na decoração e como evitá-los

+ Tendências de decoração para 2018

+ 5 dicas para economizar na decoração da casa nova

Você pode gostar de ler também...