Decoração e Paisagismo

Preto e branco na decoração

A combinação do preto e branco na decoração é, com certeza, sinônimo de requinte e sofisticação. Além disso, nos trazem o auge do claro e do escuro, da luz e da sombra.

preto e branco

Por se tratarem de cores neutras, funcionam como uma base poderosa e harmônica para colocar qualquer outro elemento de qualquer outra cor, forma, estilo, estampa, em equilíbrio.

Tudo o que for inserido junto ao preto e branco dará certo e será realçado por esta base em perfeito equilíbrio.

Se você quiser deixar o ambiente mais sofisticado, poderá inserir elementos como espelhos, rendas, tecidos finos como seda por exemplo, podendo ter alguma estampa ou não, cores claras ou vibrantes, vidros, metais, cristais, etc.

 

preto e branco

 

Se a intenção for deixar o ambiente mais rústico e despojado, podemos utilizar madeira de demolição, papeis de parede coloridos ou com texturas, tecidos como malhas, sarja ou até mesmo linho. Peças de design com a forma irregular também são muito bem-vindas, pois quebram a seriedade e suntuosidade marcados por esta base.

Na intensidade da aplicação do preto e branco é necessário que se tenha cautela, para não ficar um ambiente pesado, em desequilíbrio estético.

O preto mais carregado pode ser usado em alguns casos sem que comprometa o ambiente, como halls, lobby de hotel, lojas, lavabos, enfim, onde a permanência das pessoas não seja tão intensa, pois elas podem se sentir incomodadas. Nestes ambientes, o grande segredo é trabalhar a luz, natural ou artificial, pois ela será potencializada pelo preto e se possível utilizar cristais e vidros nas luminárias, pois isto dá um efeito lindo na iluminação e sugere leveza as luminárias e sofisticação aos ambientes.

Os espelhos também são muito bem vindos nestas situações, eles ampliam os ambientes, refletem a luz e dão um brilho pontual de requinte.

Nos ambientes onde a permanência é maior, o ideal seria carregar mais no branco e usar o preto apenas nos detalhes. Se possível, inserir alguma estampa, mesmo que seja em preto e branco, pois isto já dá um efeito de movimento e encorpa o ambiente. A inserção de uma outra cor, uma vibrante, fica por conta e gosto de quem está decorando, pois o bom o velho clássico se garante, com certeza!

preto e branco

*A dica de hoje é da arquiteta Renata Tolentino, que você pode acompanhar pelo Facebook.

Você pode gostar de ler também...