Decoração e Paisagismo

Acabamentos metálicos: Qual devo usar?

É muito comum ficarmos em dúvida para escolher acabamentos metálicos em nossa decoração, por exemplo, aço escovado ou inox, cromado ou alumínio. Essa dúvida geralmente surge quando estamos comprando eletrodomésticos, e é importante que a escolha dos acabamentos seja feita consciente e adequada para evitar problemas futuros.

Confira as dicas que separamos para você!

Quando você vê um acabamento consegue distinguir entre o aço inox ou alumínio? Entender as diferenças é extremamente importante, para que assim os seus moveis durem mais tempo e você não tenha aborrecimentos futuros.

Aço Inox

Considerado um material de prestigio em moveis e decorações, ele ganha espaço por sua fácil manutenção e qualidade. O próprio nome já diz, aco inoxidável apresenta uma resistência maior a ferrugem. O aço inox é composto por uma liga de ferro e cromo (entre outros elementos químicos, dependendo da composição), que ganha uma camada passiva quando o oxigênio entra em contato com o cromo. Essa camada é uma película protetora que evita a oxidação do aço, oferecendo muito mais resistência e durabilidade se comparada ao aço cromado.

Por ser um material que não escurece e dificilmente irá enferrujar, o material é bastante usado nas áreas externas. Além de todos os seus benefícios, o aço inox é um material atóxico e, portanto, reciclável.

Foto: Pinterest

Aço escovado

Trata-se de um acabamento do aço inox, que pode ser polido ou escovado. A diferença basicamente se dá, devido ao tipo de processamento que o aço passa na última etapa de produção, ou seja, no acabamento.

O polido costuma ser mais caro e é aquele com brilho. Porem esse material precisa ter cuidado, já que os riscos podem modificar com o tempo e pode dar um aspecto de mau cuidado.

O escovado, possui ranhuras naturais, o que o torna mais resistente ao desgaste.

Foto: Pinterest

Aço cromado

O cromado é a escolha perfeita para quem deseja um ar mais sofisticado. O material recebe esse nome pois durante a sua produção é adicionado uma quantidade maior de cromo, oferecendo mais brilho ao material.

Outra vantagem, é que o aço cromado costuma ser mais barato. Afinal, para produzi-lo são necessárias menos etapas, o que o torna mais acessível.

Um dos pontos negativos do aço cromado, é que o material não pode ficar em ambientes úmidos, porque tendem a enferrujar. A sujeira acumulada também pode favorecer à oxidação.

Foto: Pinterest

Alumínio

O alumínio é um metal resultado da transformação de bauxita em oxido de alumínio, muito utilizado em utensílios domésticos, como maçanetas, acabamentos de moveis e em diversos outros acessórios, devido a sua alta resistência à corrosão. O baixo peso reflete no seu custo, que também é menor comparada a outros materiais.

Além disso, o alumínio possui mais uma vantagem: pode ser reciclado e reutilizado em novas aplicações, sendo uma opção mais sustentável.

A manutenção exige o uso de produtos de limpeza não-abrasivos que podem riscar e diminuir a beleza e a vida útil do produto.

Foto: Pinterest

E agora, qual material eu escolho?

O alumínio e o aço inoxidável são os mais indicados para quem deseja uma vida útil prolongada. Já o aço cromado pode ser a escolha perfeita para quem quer um móvel com mais brilho e maior apelo estético, principalmente para o uso em área interna.

Vale lembrar que não existe melhor ou pior material, e sim aquele que se adapta à sua necessidade. Dependera se a área é externa ou interna, do restante da decoração do seu ambiente, da praticidade, do valor que você gostaria de gastar, entre outros aspectos que podem ser levados em conta na hora de tomar a decisão.

Foto: Pinterest

Leia mais:

+ O que levar em conta na hora de comprar metais para banheiros?

+ Decoração industrial: conheça essa tendência

Você pode gostar de ler também...