Decoração e Paisagismo

Como criar uma área de serviço perfeita para você

Hoje te ensinaremos a como criar uma área de serviço perfeita, pois esse cômodo da casa exige organização e alguns cuidados durante a montagem.

Confira nosso post e monte já a sua área de serviço!

Cuidados na hora de montar sua área de serviço

Apesar de parecer um cômodo fácil, é preciso tomar alguns cuidados na hora de montar uma área de serviço, existem diversos detalhes que farão muita diferença neste ambiente. Em primeiro lugar, a área de serviço deve ser bem arejada, para facilitar na hora da secagem das peças de roupa, assim como para que as bactérias não se proliferem no ambiente, afinal, utilizamos este cômodo para a limpeza de diferentes objetos, não é mesmo?

Apostar em um piso antiderrapante é a melhor opção, pois por ser uma área muito úmida, este tipo de piso lhe trará maior segurança. Quando pensamos no revestimento, azulejos e ladrilhos são os mais indicados, por serem mais resistentes à umidade, assim como de fácil limpeza. Mas se o revestimento cerâmico não for a sua escolha, opte por um acabamento que seja durável quando em contato com líquidos, uma tinta mais durável ou um papel de parede impermeável. Independentemente do tamanho de seu ambiente, criar espaço para armazenamento é indispensável na área de serviço, pois são diversos e distintos itens a serem guardados.

Para que tudo fique em seu devido lugar, aposte em armários multiuso, prateleiras, armários aéreos, nichos, cestos e por aí vai.
E por fim, opte por eletrodomésticos funcionais para facilitar o seu dia-a-dia, máquinas de lavar roupa com abertura frontal, por exemplo, liberam o espaço acima da mesma para acomodar outros itens ou móveis.

Como decorar sua área de serviço

Uma área de serviços não precisa necessariamente ser monótona e sem graça, aposte na decoração para trazer personalidade à sua lavanderia. O ideal é aliar funcionalidade à beleza, deixando os itens do dia-a-dia à mão para facilitar sua rotina, e apostar em pequenos detalhes para trazer originalidade ao cômodo. Uma boa ideia para decorar este ambiente são os quadros, que podem trazer imagens relacionadas com o espaço ou apenas com gravuras que sejam do seu agrado. Os quadros podem trazer um pouco de cor para aquela parede neutra, bem como agregar charme quando apoiados diretamente sobre uma prateleira ou nicho.

As plantas também são muito bem-vindas neste ambiente, além de agregar valor estético ao ambiente, elas trazem a sensação de leveza e tranquilidade. Os cestos são indispensáveis na hora de montar uma área de serviço funcional, além de auxiliar na organização do ambiente, eles podem ser utilizados na decoração.

A iluminação de um ambiente pode mudar totalmente a cara do mesmo, e em uma lavanderia aposte em uma iluminação criativa: Letreiros em neon são a maior tendência atualmente, assim como um projeto de luzes embutidas e lustres diferenciados, mas lembre-se de que neste ambiente a iluminação deve ser forte o suficiente para facilitar o trabalho. Outro item que muitos dispensam em uma área de serviço são os tapetes, porém esta peça traz a sensação de aconchego, e deixa este espaço de trabalho mais agradável e chamativo.

Como organizar a sua área de serviço pequena

Organização é lei em qualquer ambiente, e na lavanderia não seria diferente, ainda mais se o seu espaço tiver medidas reduzidas, portanto mantenha tudo em ordem para criar um ambiente agradável e aconchegante.

Em uma área de serviço pequena a ideia é setorizar os itens, para facilitar a sua rotina diária. Coloque os produtos de limpeza na parte superior, para evitar acidentes com animais domésticos ou crianças, depois, organize-os por tarefas, por exemplo, materiais para limpeza do banheiro, para lavar as roupas, para a cozinha, e assim por diante. Aposte também em cestos para organizar as suas roupas, o ideal é ter um para roupas sujas, um para roupas que precisam ser passadas, outro para roupas limpas, e assim por diante, e além de manter a organização, os cestos agregam valor estético ao ambiente.

Ganchos também são ótimos itens para facilitar na hora de organizar uma área de serviço, pois é possível pendurar os mais diversos itens nele. Apostar no espaço vertical, que normalmente é desprezado por todos, é uma ótima maneira de adicionar espaço para armazenamento. As prateleiras e nichos são ótimas para desempenhar esta função, apesar de serem peças simples, são muito funcionais.
Outra dica é optar por uma tábua de passar roupas e um varal embutidos, pois assim é mais fácil manter a organização no cômodo.

Qual a melhor opção de cor para área de serviço?

Quando pensamos em cores para uma área de serviço, o branco é o primeiro tom que nos vêm à mente, mas saiba que ele não é obrigatório. O branco é sim uma boa opção pois ilumina o ambiente, e facilita na rotina de limpeza, além de trazer a sensação de amplitude para o espaço, mas ele pode facilmente ser substituído por outras cores. Por exemplo, os tons pastel também são capazes de refletir luz suficiente para o cômodo, mas trazem um toque de cor de maneira leve para o seu espaço de serviço.

Outra cor que traz contemporaneidade e que está sempre presente em praticamente todos os projetos de design é o cinza. Nas suas mais diversas variações, ele é uma escolha certeira para deixar seu cômodo muito mais moderno. Mas os tons neutros como nude, bege ou cinza, não são regra, você pode sim apostar em uma cor vibrante para deixar seu ambiente original e irreverente, siga o seu estilo e gosto!

Para adicionar cor à sua área de serviço, você pode apostar em uma parede pintada, em um papel de parede (desde que seja bem resistente à umidade), ladrilhos ou em adesivos coloridos, mas para quem não tem medo de ousar, as cores podem estar presentes também nos móveis e nos eletros. Você pode ainda trazer destaque com toques de cor também no teto e no piso, isto deixará o ambiente ainda mais contemporâneo. Mas lembre-se que a lavanderia é um local de trabalho, e independentemente de sua escolha, a cor deve lhe deixar confortável, para que você consiga trabalhar confortavelmente.

Área de serviço integrada com outros ambientes

Hoje, os imóveis estão com as metragens cada vez menores e mais compactos, então é muito comum não haver um espaço específico para a tão desejada área de serviço, e se este for o seu caso, a solução é integrar os ambientes. O mais comum, é incorporar a área de serviço à cozinha, você pode manter uma continuidade e incluir uma bancada e eletrodomésticos ao lado, ou ainda acomodar a máquina de lavar embaixo da bancada de sua cozinha.

Outro ambiente que está recebendo a função de lavanderia é o banheiro, dependendo do tamanho do mesmo, você pode reservar uma parte dele para esta função, ou apenas introduzir os eletrodomésticos. Você pode ainda apostar em uma área de serviço externa, e reservar uma parte de sua sacada para desempenhar esta outra função. Uma outra solução moderna e mais fácil, é acomodar a área de serviço onde você tiver um espaço sobrando, seja na sala de estar, na cozinha, home office, no banheiro ou até mesmo no quarto, e esconde-la atrás de um armário, assim, não irá atrapalhar a estética do ambiente, mas facilitará a sua rotina diária.

Neste caso, a criatividade deve imperar, e a única dica que deve ser seguida, é que os ambientes devem conversar entre si, para que o espaço se torne funcional e harmonioso.

Você pode gostar de ler também...