Decoração e Paisagismo

Banquetas: as peças coringas para a decoração de qualquer ambiente

Banquetas são peças de design queridinhas de muitos decoradores – que as usam de vários modos e em diversos pontos nas residências. Há várias versões diferentes e incríveis desta peça nas lojas, com visual bastante moderno e descontraído, basta escolher uma. 

Se a ideia é preencher, dar mais utilidade ou trazer charme a um canto específico de um ambiente, pode-se usar uma banqueta. 

Foto: Ana Lopes

Banquetas para a casa toda

De forma bem resumida, diz-se que banquetas podem ser usadas na casa toda. Só que antes de sair por aí espalhando este tipo de peça de design pela casa, a pessoa precisa tomar conhecimento de certas estratégias de decoração de interiores. Afinal, não é tão simples deixar um ambiente bonito, harmônico e confortável.

Bem, erros de decoração todos podem cometer. É normal alguém escolher certas peças mobiliárias para casa e depois se arrepender. 

Mas o legal das baquetas é que elas são pequenas e tão leves que podem ser levadas de um lugar a outro sempre que necessário. Então, se a pessoa vê que a peça não ficou bem em um canto do imóvel ela pode tentar aproveitar o mesmo item em outro lugar, sem problemas.

Foto: Iara Kilaris

Agora, para não cometer nenhum erro, é preciso definir antes o local certo dentro de casa aonde a banqueta deverá ser inserida. 

Outra coisa é definir se basta uma peça ou um conjunto de peças para que todos os convidados possam permanecer sentados no ambiente. Banquetas costumam ser usadas em áreas sociais, sobretudo em zonas onde se faça refeições rápidas, como é o caso das cozinhas e das varandas gourmet.

Bem, banquetas ficam lindas frente a um balcão divisor de cozinhas e salas integradas. Elas devem ficar mais ou menos a uns 25 cm abaixo do nível inferior da bancada e distantes a aproximadamente a medida de meio braço – ou o mínimo necessário para ninguém se bater. Claro que as banquetas também podem cumprir outros papéis e serem usadas em outras partes da casa, basta planejamento.

Foto:
GF Projetos e Cosentino
Foto: Meet Arquitetura e Interiores

Sendo mais confortáveis e estando combinando com o estilo de estofados e almofadas, as banquetas são capazes de complementar a decoração de uma sala de estar. Resistentes ao calor e a umidade, podem fazer parte do cenário de uma varanda. 

Com pés baixos, ficar frente a uma penteadeira no quarto. Ou, com pés alto, ficar frente à prancheta do home office de um arquiteto. Ideias é o que não faltam.

Os modelos de banquetas existentes no mercado

Existem muitas versões de banquetas, nos mais variados estilos e materiais. As mais altas e baixas; leves e pesadas; neutras e coloridas; estofadas e não. As com encosto mais profundo, que alinha melhor a coluna, e sem encosto. 

As com e sem apoio para os braços. As com acabamentos mais formais ou informais. As que podem se encaixar umas nas outras; as giratórias; e as com regulagem.

Concluindo, tem banqueta para todos os gostos e necessidades. De acordo com as preferências das pessoas, sobretudo quanto à praticidade, é sempre possível encontrar uma peça ideal. 

Para uma área onde a higiene é uma exigência maior, talvez seja o caso de usar banquetas em aço, ferro, policarbonato ou couro ecológico. As em madeira são puro charme também. E tem ainda outras com muito mais sofisticação.

Foto: Cosentino
Foto: Alex Bonilha

Como acertar no modelo de banqueta ideal

Tem vários critérios que podem ajudar uma pessoa a definir qual seu modelo de banqueta ideal. Alguns são particulares, como gosto. Já outros vão além de uma simples opinião pessoal, como as medidas do local onde a peça poderá ser inserida dentro de casa. 

Tem também a questão funcional e de usabilidade. Mas para o indivíduo a característica mais importante que a banqueta deve apresentar é ‘conforto’.

A pessoa pode gostar de banqueta com visual vintage, moderno, clássico ou outro; de banqueta com pés metálicos giratórios ou em madeira, tipo palito.  Claro que se a casa dela tiver uma “pegada” mais rústica, faz mais sentido ter uma poltrona em rattan, por exemplo. 

Peças de polipropileno são sempre um forte atrativo para decoração de residências. Mas embora a estética seja importante, deve-se primar pelo conforto.

Foto: Korman Arquitetos e Revista Viva Decora
Foto:
Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark e Portobello

Combinando banquetas com a decoração de casa

Para qualquer tipo de ambiente é possível encontrar no mercado um modelo de banqueta que combine. Dá para afirmar que peças neutras – em madeira ou pintada nas cores branco, preto ou cinza – dão certo em praticamente todos os cenários. 

Já as encapadas com tecidos florais, geométricos e coloridos só funcionam bem em ambientes decorados em formas específicas – talvez em estilo romântico clássico ou outro, depende.

Misturar, num mesmo ambiente, banquetas de estilos e até de cores diferentes é uma estratégia bem arriscada, mas que pode dar certo. Afinal, contrastes são atraentes, surpreendem. 

Portanto, tudo é uma questão de estudo. Basta que haja um detalhe em comum entre estas peças e este detalhe pode ser a altura do assento. No mais, boa sorte na escolha de uma banqueta ideal para a sua casa.

Foto: SP Estudio e Mariana Martini
Foto: Renato Teles Arquitetura e Revista Viva Decora

Essas dicas de como usar banquetas na decoração de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...