Decoração e Paisagismo

Brilho ou fosco? Perguntas que você precisa fazer para decidir a tinta ideal

Você não precisa ser um profissional de pintura para saber qual tonalidade de tinta é melhor para o seu ambiente. Com dezenas de marcas e tonalidades sempre ligeiramente diferenciadas para escolher, todo o processo pode ser confuso, demorado e indutor de dor de cabeça.

Mas mesmo que você saiba todas as perguntas que você deve se fazer para decidir uma cor de tinta, você não pode se esquecer de levar em conta o acabamento. Decidir entre fosco e com brilho pode parecer uma reflexão tardia.

Para garantir que você está tomando a decisão mais inteligente (e mais elegante) para a sua casa, aqui estão algumas coisas a considerar ao escolher entre fosco e brilhante.

1- Que material estou pintando?


Foto: Pinterest

Uma superfície é uma superfície, certo? não é bem assim. Um armário de madeira e uma parede de gesso terão duas aparências e texturas muito diferentes, entao nao é nenhuma surpresa que os acabamentos foscos e brilhantes tambem nao terao a mesma aparência.

Embora haja algumas exceções à regra, os acabamentos mais brilhantes tendem a ser adequados para trabalhos em madeira.

2- A superfície será muito tocada, o que devo fazer?


Foto: Pinterest

Se você está pintando algo que será muito tocado, pense na parede ao lado da sua cama ou de seus armários da cozinha, é uma boa ideia considerar como será fácil limpá-la.

O esmalte do alto brilho proporciona um brilho e é fácil de limpar, tornando-o perfeito para áreas de tráfego moderado a alto, como armários, móveis, portas e acabamentos.

Lembre-se quanto maior o brilho, mais fácil de limpar.

Embora um acabamento fosco fique ótimo, as áreas pintadas precisarão de manutenção.

3- Imperfeições

Suas paredes não precisam “conversar” para compartilhar sua história. Entre fundações rachadas, danos causados pela água e outros desgastes, apenas uma olhada mostrará o quanto suas paredes passaram.

4- Que tipo de cor eu quero?

Foto: Pinterest

O tipo de acabamento de pintura que você escolhe deve, em última análise, deve atender à vibração que você deseja transmitir ao seu espaço; no entanto, os acabamentos de brilho geralmente combinam bem com tons brilhantes.

Isso significa que você deve usar apenas tons brilhantes em um acabamento brilhante? Não necessariamente, mas é algo a considerar quando você está tomando a grande decisão.

5- Posso usá-los juntos?

Quem disse que você tinha que escolher entre um ou outro? O uso de fosco e brilhante em um único espaço pode elevar o design.

Qualquer cor pode ficar ótima em acabamentos brilhantes e foscos e fornecer uma sensação completamente diferente.

Leia mais:

+ Como preparar a tinta para pintar a casa

+ Confira os tipos de tinta para pintar sua casa

+ Vai reformar ou pintar sua casa? Veja estas dicas sobre tintas!

Você pode gostar de ler também...