Decoração e Paisagismo

Cadeiras Eames: 7 fatos curiosos sobre as Cadeiras Eames

Se você também adora as Cadeiras Eames, esse post está cheio de curiosidades pra você.  Ou então se você já tem a sua em casa, mas quer saber um pouquinho a mais sobre esse design clássico, aqui vão 7 fatos curiosos sobre essa cadeira incrível!

1

1. A primeira das Cadeiras Eames desenhada por Charles foi fabricada em aço. Como o aço era muito frio, foi preciso adicionar uma camada em neoprene ao assento (deixando-a muito cara para a produção em massa). Hoje em dia ela é fabricada em resinas plásticas.

2

2. Originalmente as Cadeiras Eames foram lançadas nas cores cinza, bege e marrom. Quem escolheu estas cores iniciais foi a esposa de Charles, Ray Eames. Logo foram acrescentadas as cores vermelho, verde e amarelo. E hoje já podemos encontrá-las em mais de 14 cores diferentes, até mesmo incolor.

3

3. Uma Cadeira Eames Balanço original é  hoje uma raridade! A Cadeira de Balanço em fibra de vidro teve sua produção interrompida no ano de 1968. Porém, até 1984, a empresa continuou presenteando todas suas funcionárias grávidas com esse modelo.

4

4. Por questões ambientais, as cadeiras em fibra de vidro pararam de ser fabricadas no ano de 1989. A química envolvida e o material não reciclável levou ao encerramento da produção. Buscando alternativas, a produção foi reiniciada em 2000, utilizando propileno reciclável. Em 2013, a Herman Miller anunciou a produção em uma nova fibra de vidro reciclável.

5

5. Em 1959 o Casal Eames desenhou uma versão miniatura de sua própria casa, com o intuito de comercializá-la como brinquedo. Porém, a miniatura nunca chegou a entrar em produção.

6

6. As Cadeiras Eames foram criadas para participar de uma competição, e não foram premiadas! Foi uma competição para móveis de baixo custo de produção, em 1948, tendo como ganhador Don Knorr com a cadeira abaixo:

7

7. Charles sempre repetiu: “tudo o que sei fazer, a Ray sabe fazer melhor”. Será que o resultado da competição teria sido outro, caso ela estivesse a frente da equipe em 1948?

Você pode gostar de ler também...