Decoração e Paisagismo

Capriche na decoração da varanda

Relaxar na varanda é uma maneira de combater o stress do dia a dia. Mas para isso, é fundamental o espaço ter uma decoração pra lá aconchegante. A saída é investir em móveis confortáveis, como chaises e poltronas, itens decorativos coloridos e aproveitar todos os espaços disponíveis. A conquista da amplitude pode acontecer por meio da instalação da bancada da pia em uma das extremidades do ambiente ou ainda do uso de bancos ao longo das paredes. Lembre-se sempre de cuidar para que a varanda não fique atulhada ou pouco convidativa.

varanda A decoração da varanda deve ser repleta de aconchego. Invista em peças confortáveis, como chaises e poltronas, e inclua plantas no local

 A tarefa de ganhar amplitude implica também no acerto da escolha dos móveis. O mais indicado é usar peças leves, mesas redondas e cadeiras estreitas que possam ser empilhadas na hora de guardar. Antes de ir às compras, no entanto, é essencial conferir se a varanda tem envidraçamento.

“Haverá maior liberdade na escolha dos acabamentos dos móveis quando a proteção existir e for possível usar cortinas e persianas”, afirma Cristina Ferraz, diretora de relacionamento da Casa Cor.

Varandas abertas devem receber móveis com tecidos e estruturas resistentes a agentes naturais como chuva, sol, calor e umidade. Outro aspecto a ser decidido na decoração do espaço é o que usar no revestimento do chão. A saída é recorrer a modelos fáceis de limpar e nada escorregadios. Aposte em decks de madeira (com tratamento para água), pisos de granito e marmoglass na bancada. E não se esqueça de manter a linha estética decorativa quando o local for integrado à área interna da casa.

 “A regra vale também durante a escolha do mobiliário e das cores das paredes. Use materiais e tonalidades semelhantes nos ambientes integrados, o que valoriza a sensação de amplitude”, diz Izabela Lessa, arquiteta.

Outra dica para deixar a varanda mais bonita é investir na jardinagem.  Abuse de muros verdes com buxinho (Buxus sempervirens) e murta-de-cheiro (Murraya paniculata), além de pergolados repletos de trepadeiras. O cuidado é observar se há excesso de luz no local. A alternativa, neste caso, é plantar espécies resistentes como dracenas, fícus, yucas, alamandas e orquídeas. Moradores de apartamentos, entretanto, devem certificar-se apenas de que o paisagismo escolhido não altera a fachada do edifício.

Para saber mais dicas sobre área externa,  leia mais dicas sobre iluminação.

Texto escrito por Bruna Bessi

Você pode gostar de ler também...