Decoração e Paisagismo

Os 4 segredos para planejar a lavanderia ideal para seu apartamento

Lavanderia é um ambiente de casa bastante funcional; e justamente por isso ele precisa ser o mais simples possível, permitindo que as tarefas domésticas sejam facilitadas. 

Essa é uma questão que já precisa ser refletida no momento de concepção do projeto de arquitetura, design e decoração, pois cada detalhe pode impactar, mais tarde, o dia a dia dos moradores. 

Mas, afinal, quais os detalhes espaciais que esses profissionais percebem em ambiente de lavanderia e que também nós devemos estar atentos? 

Bem, o texto a seguir apresentará uma lista de situações que você pode se deparar ao montar um ambiente de lavanderia dentro de casa. Descubra o que se pode fazer para tornar esse cômodo mais bonito, agradável e prático.

dois modelos de lavanderias funcionais
Foto: Zark Studio Lab – Serviços Ltda. EPP / Condecorar Arquitetura e Interiores

1. Distribuição dos equipamentos

Antes de pensar em comprar móveis para a varanda – sim, porque você vai precisar de nichos e prateleiras nesse ambiente -, é preciso definir quais aparelhos serão instalados.

Por exemplo, há uma diferença enorme entre as medidas de modelos diferentes de um mesmo eletrodoméstico. Por exemplo, máquinas de lavar comuns abrem a tampa para cima e têm cerca de 70 cm de profundidade. 

Em comparação, uma lava e seque abre sua tampa pela frente e mede 80 cm cerca de profundidade. Contudo, esse segundo aparelho tem muito menos altura e dispensa o acompanhamento de uma enxuta.

Então, no momento que estiver estudando o plano de arquitetura para esse ambiente, é preciso avaliar não apenas que tipo de potencial de equipamento terá no local. 

Mas, também, qual a sua estética e como isso poderá ser adaptado às dimensões da própria lavanderia e outros elementos que gostaria de acrescentar ao seu design e decoração. Lembre-se em garantir a circulação mínima – largura entre 90 cm a 1 m.

A máquina de lavar e o tanque podem ser instalados lado a lado na lavanderia – respeitando uma distância aproximada de 5 cm – sendo o tampo do tanque a 85 ou 90 cm do chão. 

Quanto à torneira, ela deve ficar centralizada na direção do ralo da pia, a altura de 1,10 m do piso. Já as saídas de registros, assim como aquecedores e enxutas, ao nível máximo de 2,10 m – com exceção do registro da máquina, à 75 cm.

lavanderia bem planejada com espaço para a máquina de lavar
Foto: Archdesign Studio

2. Marcação dos setores

É bastante comum em projetos de decoração de cozinha se fazer a marcação de setores funcionais através de mudanças de cores em portas de armários e gavetas. Não é o que se adota nos projetos de lavanderia, por exemplo. 

Nesse caso, como o ambiente costuma ser muito menor e os armários sem definição prévia de uso – considerados como multifuncionais – não se sustenta essa ideia. Contudo, alguns detalhes são essenciais.

É provável que haja uma mudança na profundidade de armários e balcões, acompanhando os equipamentos instalados próximo. Mas o detalhe de acabamento mais importante para o projeto deste ambiente será, sem dúvidas, o trabalho de corte de bancadas – geralmente feito em pedra tipo granito. Os projetistas sabem que é fundamental marcar a chamada ‘área molhada’, um rebaixo ao redor da borda do tanque com cerca de 4 a 5 cm.

Observação: a altura das portas dos armários da lavanderia também pode ser um indicativo de marcação de setor, pois informa quais objetos que podem ser guardados no local. 

Podemos destacar, como exemplo, o nicho para vassouras, que precisa ter em torno de 1,80 m. Ainda veremos nesse ambiente os nichos de despensa de produtos de limpeza, nichos para panos de limpeza, nichos para aparelhos como aspirador, e mais.

lavanderia com armários planejados
Foto: Natália Salla
dois modelos de lavanderia com móveis planejados
Foto: SP Estudio / DECORELLAS Por Fernanda e Mariana

3. Otimização do espaço vertical

Logo que começamos a desenhar um projeto de lavanderia, percebemos que a maior parte dos elementos funcionais – entre equipamentos e armários – ficarão perto do chão. 

Por conta da limitação de espaço – consequência da proporção hierárquica do próprio plano de arquitetura residencial -, com poucos elementos já completamos a área. Mas justamente por conta da necessidade de encontrar mais espaço, devemos olhar para cima.

É fundamental encontrar formas de aproveitar a verticalidade da lavanderia. Para isso, deve-se usar e abusar na sua decoração de peças como armários aéreos, nichos abertos, cabideiros e prateleiras. 

E não podemos deixar de citar os nichos vazados que são pensados para “disfarçar” a presença da instalação de aparelhos de aquecedor de água no local – com porta com ripas distantes a mais ou menos 3 cm.

varais e nichos economizam espaço em lavanderias menores
Foto: Deborah Basso / Oliva Arquitetura
modelos de lavanderia com varal de teto
Foto: Laura Santos / Natália Siper

4. Escolha dos acabamentos

Este ponto final do projeto é o que podemos chamar de “a cereja do bolo”. Isso porque é isso que garante a durabilidade da decoração. Qualquer decisão errada nessa etapa pode levar a decepções e muitas dores de cabeça no futuro. 

Vamos começar pelo principal, o piso. Suas peças de revestimento não podem ter muita textura, que possa “segurar” sujeira; mas ter resistência ao escorregamento – preferencialmente com pouco brilho.

Eis a lista de recomendação que os designers e arquitetos dão na hora de escolher acabamentos para ambientes de lavanderia:

  • optar por revestimentos resistentes, com baixa absorção de água e pisos antiderrapantes;
  • escolher acabamentos para superfícies de fácil limpeza e manutenção; e
  • tentar combinar peças – piso e paredes – para enfatizar o estilo de decoração proposto, harmonizando com os eletrodomésticos – uma paleta de cores mais clara é a melhor opção.
a escolha dos revestimentos certos garante a durabilidade da decoração
Foto: Tetriz Arquitetura e Interiores / Bruno Moraes Arquitetura e Interiores
dois exemplos de bancadas de lavanderia com tampo escuro
Foto: Natália Salla / Tetriz Arquitetura e Interiores

São 4 pontos importantes, fique de olho em cada um deles e, com certeza, sua lavanderia vai ficar incrível: bonita e funcional!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Leia também:

+ Como adaptar a decoração do hall de entrada durante a pandemia

+ Casa Nova? 40 Itens que não podem faltar

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...