decoração feita a mão de natal
Decoração e Paisagismo

Casa linda com uma decoração de Natal bem planejada

O Natal é uma época linda; tempo de juntar a família, compartilhar refeições e trocar presentes. E não para por aí. 

Trata-se do momento perfeito para aqueles que se amam se unirem e lembrarem-se dos bons momentos, agradecerem pelas alegrias e pedirem por um ano novo cheio de luz. E tudo isto – todos estes bons sentimentos e desejos – pode ser expresso através da decoração da casa.

decoração de mesa de natal
Foto: MeyerCortez Arquitetura & Design

Como acertar na decoração de Natal

Para acertar na decoração de Natal da casa não tem mistério algum. Basta se guiar pelo bom senso para criar algo alegre e que seja ao mesmo tempo elegante. Se não forem cometidos exageros, é provável que o cenário pareça lindo e harmonioso. 

A primeira medida a ser tomada é quanto à temática da festa. E só há dois caminhos a seguir: ou uma linha tradicional ou uma linha contemporânea. Use a criatividade a seu favor.

Para uma decoração clássica, pode-se usar uma paleta de cores em verde e vermelho, com toques de dourado e um fundo branco. 

Já para um visual mais moderno, pode-se adotar enfeites em cores mais intensas – sendo preferencialmente em uma paleta de dois tons com um fundo neutro – ou em tons multicoloridos. Esta regra pode ser aplicada a muitos detalhes da decoração – árvore, arranjos, embrulhos de presentes, e mais.

sala de estar clara com decoração de natal
Foto: Lumo Studio
Foto: Ana Paula Maia Arquitetura

Como adequar a decoração da casa à decoração natalina

Muita gente escolhe uma decoração simples e prática para casa. Então, quando chega o Natal, e toda aquela “onda” de enfeites novos sendo adicionados aos ambientes, sente como se o seu lar estivesse sendo “comprimido”. 

Mas esta sensação pode ser amenizada se a decoração festiva for devidamente planejada para entrar em harmonia com a decoração de fundo – aquela que é mantida o ano inteiro.

Se a paleta ‘vermelho e verde’ parecer agressiva demais para o cenário, a segunda opção pode ser melhor. Uma ideia é apostar em objetos decorativos em tons mais suaves e até neutros – como bege e cinza -, dependendo do caso. 

A ideia é valorizar e complementar o que já se tem – e não competir visualmente. Este é um jeito muito elegante de criar – e acertar – uma decoração natalina.

Foto: Revista Viva Decora
decoração com enfeites de natal dourados
Foto: Revista Viva Decora

Em que partes da casa acrescentar decoração natalina

Tem pessoas que se empolgam com o fato do Natal estar chegando e resolvem enfeitar a casa toda. Mas deve-se ter muito cuidado com os exageros. 

Não é preciso muito para enfatizar a temática da festa dentro dos ambientes. Pode-se guardar parte dos enfeites para o ano seguinte, reservando apenas o que combina para o que se propõe para este ano.

A decoração natalina residencial começa pela entrada da casa. Já na porta de entrada do imóvel é possível expor uma linda guirlanda de boas-vindas. 

Então a decoração da festa pode continuar a partir deste ponto. Já no hall de entrada, sobre um console, talvez, ter arranjos com velas e pinhas, mini árvores, mini papais-noéis, e mais. Neste ambiente fica bom também colocar aqueles enfeites herdados da família.

decoração com luzes de natal
Foto: Revista Viva Decora
guirlanda decorando porta
Foto: Revista Viva Decora

Em cômodos como lavabo, cozinha e quarto, não é necessário ter decoração de Natal. Contudo, se a pessoa desejar, pode-se colocar nestes pontos da casa algum enfeite artesanal – tipo DIY – sendo uma alternativa diferente e bonita de relembrar a família quanto às comemorações. E, na varanda, alguns cordões com luzinhas já seria o bastante.

decoração feita a mão de natal
Foto: Revista Viva Decora

A decoração de Natal ganha mais importância dentro do conjunto de sala de estar e sala de jantar. 

Especialmente na área das refeições, é montada a mesa da ceia, com direito a um centro de mesa cheio de flores, velas, bolinhas ou outros elementos. Agora, é na área de descanso e entretenimento que se terá a maior concentração de enfeites.

pinhas na decoração de mesa de jantar
Foto: Revista Viva Decora

Pra começar, as capas das almofadas sobre o sofá podem ser trocadas por capas com motivos natalinos. 

Sobre as estantes e mesinhas podem ser colocadas várias estatuetas, vasos, globos de neve, e mais. E fechando com chave-de-ouro, neste mesmo ambiente é exibido a protagonista da decoração natalina, a árvore de Natal. E é de suma importância saber escolher não só os seus enfeites como o seu próprio modelo.

Afinal, existem árvores de Natal artificiais e naturais – que não são comumente usadas no Brasil. Também árvores grandes e pequenas; mais compridas e altas, ou baixas e largas. Árvores verde-floresta – as mais tradicionais -, brancas, rosas e em outras cores. E até mesmo árvores que vêm com filamentos luminosos de LED. Então, é a sua vez de escolher qual o tipo de pinheiro que fará sua casa parecer mais linda neste Natal.

árvore de natal decorada
Foto: Revista Viva Decora

Essas dicas de como embelezar a casa com decoração de natal foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você pode gostar de ler também...