Decoração e Paisagismo

Cobogó na decoração: O elemento que surpreende pela versatilidade

O cobogó é um elemento brasileiro, criado por três engenheiros que trabalhavam em Recife, entre as décadas de 1920 e 1930. O sobrenome desses homens (Amadeu Oliveira, Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is) deu nome à peça que tem conquistado espaço em muitos projetos de interiores.

Foto: Histórias de casa

Apesar de ter tido destaque em outras regiões do país a partir de 1950, com os projetos modernistas, até hoje os cobogós são uma forte tendência pela sua versatilidade não só nas áreas externas, mas também nos ambientes internos. Hoje não há limites para utiliza-lo, nos mais diferentes formatos, e com uma vantagem: Você mesmo pode instalar!

Com o objetivo de amenizar o clima quente do interior, dentro das casas do Nordeste, o cobogó atravessa gerações. Atualmente é possível introduzir o cobogó na decoração da sua casa com muito estilo e modernidade. Além de economizar energia elétrica, filtrando a radiação solar e permitindo a ventilação cruzada, o elemento pode ser usado com uma divisória, para separar os ambientes internos ou até mesmo integrá-los, de uma forma mais aconchegante ou sofisticada, além de proporcionar boa iluminação e uma vista agradável.

Foto: Pinterest

Para isso, a pessoa pode contar inclusive com alguns tipos de tijolos vazados de vidro, cimento (material em que foram criados) e cerâmica. A paleta de cores está ficando cada vez mais diversa e os acabamentos podem ser foscos ou esmaltados. Há opções para todos os estilos!

Em apartamentos pequenos, o cobogó pode ser um importante aliado para dividir diferentes ambientes, sem criar uma barreira pesada no ambiente.

Foto: Pinterest

Os Cobogós também podem funcionar muito bem em fachadas, principalmente as que recebem muito sol. A estrutura funciona como interceptor dos raios solares, criando um espaço mais fresco.

Foto: Pinterest

Apesar de todas as vantagens dos cobogós, é importante estar atento para a parte vazada deste elemento, pois pode acumular poeira e facilitar a entrada de mosquitos.

 

Leia mais:

+ O tradicional Cobogó volta a ser tendência de decoração

+ Cobogó – o clássico revisitado

+ Elementos vazados

 

Você pode gostar de ler também...