Um dos grandes responsáveis na hora de mudar o visual de um ambiente ou de um imóvel inteiro é a combinação de cores utilizada na pintura.
Mais do que promover a estética de um ambiente, as cores são responsáveis por transmitir sensações, por dar uma ideia indeterminada a um espaço, por renovar e fazer do seu lar um novo lugar.
Antes de escolher a cor da sua casa é importante levar em consideração os gostos pessoais, o tipo de ambiente a receber determinada textura e, para algumas pessoas, vale pensar até no signifcado dos mais variados pigmentos, mas na realidade, talvez a coisas mais relevantes na hora da pintura é a harmonia das cores.
Para ficar mais fácil de compreender a harmonização das cores, pense no princípio do círculo cromático. A divisão das cores entre cores primárias (amarelo, azul e vermelho), cores secundárias (laranja, violeta e verde) e cores terciárias (mistura das cores secundárias), contribui para a criação de vários tipos de harmonias.
1- Cores complementares diretas
Quando a combinação de cores é composta por complementares diretas elas estão ligando os dois extremos do círculo cromático e forma uma harmonia com bastante contraste. Na hora de pintar sua casa, tome cuidado para não se perder no bom senso e no bom gosto.
2- Cores complementares divididas
As cores complementares indiretas possuem uma combinação mais harmoniosa, pois analisando o círculo cromático ela é feita através da união da cor principal e as duas vizinhas do seu ponto direto.
3- Cores complementares duplas
As cores complementares duplas acontecem quando você cruza duas linhas retas no círculo cromático fazendo um “X” e une este grupo de cores totalmente diferentes que resultam em um contraste interessante.
4- Cores análogas simples
Entende-se por cores análogas simples um grupo com três cores consecutivas no círculo cromático. Independente se as tonalidades são mais quentes ou mais neutras, unir três cores em posições semelhantes resulta na chamada combinação análoga simples.
5- Cores análogas compostas
As cores análogas compostas seguem a mesma tendência das cores análogas simples, porém possui uma cor a mais na paleta. É interessante ressaltar que essa quarta coloração geralmente possui um tom bem diferenciado, causando um contraste inesperado que fica muito bem em ambientes internos.
Confira alguns exemplos de combinação de cores fortes na decoração: