Decoração e Paisagismo

Como escolher um Painel de Tv para decorar seu ambiente

Hoje iremos responder alguns questionamentos básicos sobre como escolher um painel de tv para decorar seu ambiente, afinal, a Tv é um dos eletrodomésticos responsáveis pelo lazer em casa, não há uma família que não se reúna ao menos uma vez por semana para assisti-la, portanto, a escolha do Painel é essencial para acomodar este dispositivo.

Quais as vantagens em escolher um Painel de Tv?

Optar por um Painel de Tv traz diversas vantagens, talvez a principal seja sua versatilidade, pois ela combina com os mais diversos ambientes.

Outra vantagem é que um modelo tradicional auxilia à otimizar espaço, pois não fica apoiado no chão, isto garante uma superfície extra para você utilizar como quiser.

Depois, outro benefício desta peça é que os fios referentes à instalação da Tv e demais aparelhos ficam atrás do Painel, longe do alcance dos olhos.

Qual o melhor material para o Painel de Tv?

Os painéis de Tv podem ser confeccionados em diferentes materiais, mas entre os principais podemos citar o MDF e o MDP.

O MDP tem como característica uma maior resistência à montagem e desmontagem, então caso mudanças sejam frequentes para você, apostar em uma peça feita com este material pode ser a melhor opção.

Já o MDF possui uma superfície mais lisa, portanto garante um melhor acabamento, e caso você busque por modelos com design diferenciados, deve dar preferência por este material.

Mas antes de escolher o material para o seu Painel, você deve considerar o peso e o tamanho de sua Tv, para então escolher uma matéria-prima que seja resistente para as suas necessidades.

Qual o tamanho certo para um Painel de Tv?

O tamanho do Painel irá variar de acordo com o tamanho da Tv, o ideal é que haja pelo menos 15 cm de sobra ao redor da tela.

E quando pensamos no tamanho certo para a Tv, devemos analisar a distância entre o sofá e o aparelho, ou seja, se a distância for de 1,8 m, você deverá optar por uma tela de no máximo 32”.

Já se a distância entre o seu sofá e sua Tv for até 2,4m, você poderá adotar uma tela de no máximo 42”.

Agora, se esta medida for igual a 2,8 m, uma tela de 50” é o máximo que você poderá acomodar em seu ambiente.

Mas caso você deseje uma tela maior, com cerca de 60”, a distância entre seu sofá e sua Tv deverá ser de pelo menos 3,4 m.

Porém quando pensamos em relação à altura, o mais adequado é que a Tv fique a pelo menos 1 m do chão, e por consequência, o Painel deve estar no mínimo a 85 cm acima do piso.

Quais os modelos de Painel de Tv?

Há diferentes modelos de Painel de Tv, a sua seleção deve levar em conta o seu ambiente bem como as suas necessidades.

Painel de Tv minimalista

Um Painel minimalista segue um visual mais clean, com linhas retas, sem muitos detalhes, ótima alternativa para quem busca uma opção apenas para acomodar a televisão no ambiente.

Painel de Tv com prateleiras

Agora, se você necessita de um espaço para apoiar algo como um DVD ou algum item decorativo, um bom modelo é uma opção que conte com prateleiras.

Painel de Tv com gavetas

Já se você deseja espaço extra para armazenamento, um modelo que conta com gavetas pode ser a melhor alternativa.

Painel de Tv com nichos

Um Painel de Tv com nichos é ótimo para acomodar algumas decorações e incrementar o design do ambiente.

Painel de Tv com estante integrada

Um modelo assim é multifuncional, além de apoiar a Tv, você terá nele espaço para acomodar alguns enfeites, livros, aparelhos eletrônicos ou outros itens que desejar.

Painel de Tv com luminárias

Você irá encontrar painéis com luminárias na parte superior, este modelo é ótimo para trazer um toque contemporâneo para o ambiente.

Painel de Tv com rack acoplado

Há também modelos que contam com um rack acoplado, perfeito para completar o visual do ambiente.

Qual cor devo optar para o meu Painel de Tv?

Você irá encontrar painéis de Tv nas mais variadas cores, e sua escolha irá depender do seu ambiente bem como do estilo de sua decoração.

Um Painel de Tv branco ou com tons mais suaves, é a melhor opção para ambientes pequenos, pois estes tons tendem a trazer a sensação de amplitude para o cômodo, assim como os detalhes e acabamentos espelhados.

Em contrapartida um Painel de Tv preto, é uma ótima alternativa para ambientes amplos e mais iluminados, pois esta cor tem como característica a absorção de luz, o que de modo consequente aumenta a nitidez das imagens e melhora a sua visibilidade.

Mas caso você queira renovar o ambiente, e trazer um toque de cor para o espaço, pode apostar em um Painel de Tv colorido, mas lembre-se de optar por um tom que mantenha a harmonia no cômodo.

Tons amadeirados também são boas alternativas para um Painel de Tv, neste caso, você deve seguir a paleta de cores do ambiente, caso opte por um tom mais claro, vale lembrar que este traz leveza, elegância e sofisticação ao cômodo.

Em que ambientes posso dispor um Painel de Tv?

É interessante salientar que um Painel de Tv não é exclusividade para a sala de estar, esta peça cabe muito bem em diferentes ambientes.

Como é o caso do quarto, muitos gostam de ter este aparelho neste cômodo para lazer, e um Painel é essencial para acomodar este item da melhor maneira.

Outro ambiente em que costumamos acomodar uma Tv é na cozinha, e nada melhor que um Painel para completar o decor.

E se você costuma receber os convidados em sua sacada ou varanda gourmet, nada melhor que apostar em um Painel neste ambiente para entreter as visitas.

Para evitar dúvidas, não custa ressaltar que o Painel de Tv deve ser disposto longe de janelas, pois o reflexo tende a atrapalhar a imagem.

E então, o que acharam das dicas que trouxemos para auxiliar quem possui dúvidas em relação a como escolher um Painel de Tv para decorar seu ambiente?

Você pode gostar de ler também...