Decoração e Paisagismo

Como fazer a decoração do seu quarto

Não existe nada melhor do que dormir em um quarto aconchegante. Mas isso só é possível quando, além de arrumado, o ambiente tem as peças certas na decoração. E é por isso que a reforma começa com a escolha dos móveis. Tudo deve estar na proporção correta para não afetar a amplitude do lugar – é essencial, por exemplo, evitar camas king size em quartos pequenos. É importante haver uma distância mínima de 60 cm nas laterais da cama e na frente dos armários. A alternativa no quarto de solteiro é encostar a cama na parede e ganhar mais espaço.

Veja ainda no Arkpad: 20 quartos de casal para se inspirar

A decoração do quarto deve ganhar também móveis multiuso. Abuse de itens como baús, sofá-cama, pufes, prateleiras, bancadas e mesas retráteis. Tais elementos trazem praticidade e amplitude ao ambiente. Não hesite ainda de comprar camas com gavetas, pois elas ajudam a manter o espaço mais organizado. Outro recurso vantajoso é usar móveis baixos – como criado-mudo e cômoda – e deixar o visual do lugar limpo. “Lembre-se de que quanto menos decorado o quarto for melhor. O excesso de informação deixa a mente inquieta e é preciso tranquilidade no local”, diz Alan Chu, arquiteto.

A reforma do ambiente exige também pensar sobre a cabeceira da cama. O recomendado é que a estrutura acompanhe o estilo decorativo do quarto e tenha medidas proporcionais ao restante do mobiliário. Antes de comprar a peça, lembre-se de tirar as medidas do colchão e do criado-mudo. Cabeceiras com até 30 cm de espessura podem ser aproveitados como baú para roupas de cama e servir de apoio a objetos decorativos. E uma dica na hora de personalizar a peça é investir em revestimentos acolchoados. Materiais como linho, suede e couro são ótimas opções – evite apenas os tecidos claros, pois revelam a sujeira com facilidade.

Mas quartos pequenos podem não ter cabeceiras. A alternativa, nestes casos, é recorrer a papéis de parede ou aos famosos painéis revestidos. Estes últimos, acolchoados ou não, às vezes vêm com criados-mudos acoplados. A falta de amplitude permite ainda que móveis como escrivaninha, estante e rack sejam retirados da decoração. Outra saída para ganhar espaço é investir em projetos planejados. A vantagem deste tipo de mobiliário é o melhor aproveitamento do ambiente, além da personalização das peças – mas o preço circula entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.

quarto lopes

A decoração pode também ganhar espelhos nas paredes e nos acabamentos dos móveis. O cuidado é somente não deixá-los de frente à cama, causando desconforto nos moradores. E a reforma do quarto vai além. É essencial manter o ambiente arrumado. Por isso, use divisórias nas gavetas e caixas organizadoras espalhadas pelo local. O closet é mais um armário a ser deixado em ordem. A divisão do espaço interno deve ser feita com prateleiras (para roupas dobradas, bolsas, sapatos e acessórios), gavetas com divisórias de acrílico ou Corian (para roupas íntimas) e cabideiros (para camisas, calças e vestidos).

O próximo passo da reforma é acertar na escolha das cores dos móveis e das paredes. As tonalidades da decoração precisam transmitir tranquilidade aos moradores. Desse modo, nada melhor do que abusar de cores claras e tons de off-white (cinza, branco e bege). Deixe o colorido e as estampas para os itens decorativos, as cortinas e a roupa de cama. E não se esqueça de usar tapetes. Eles aumentam a sensação de conforto e a de amplitude, quando instalados em todo o quarto. Outra etapa da decoração é comprar os revestimentos. Invista em pisos vinílicos e de madeira, deixando os pisos frios – cerâmicas, porcelanatos e ladrilhos – como segunda opção. Nas paredes, o ideal é pintar ou usar recursos como papéis de parede e painéis de madeira.

A iluminação do quarto deve seguir a mesma perspectiva da paleta de cores: garantir a sensação de tranquilidade. Use abajures e luminárias de parede nos cantos da cama e aposte nos spots na hora de conseguir uma luminosidade mais ampla e homogênea. Existem também as charmosas sancas, que valorizam a iluminação indireta (com fitas LED) e deixam a decor bonita. Evite somente usar cores fortes na decoração e tirar o sossego dos moradores. E lembre-se de aproveitar a entrada de luz natural, instalando persianas e cortinas caso necessário.

Texto escrito por Bruna Bessi

arkpad

O Arkpad é um portal de produtos e referências dedicado ao que há de melhor no mercado de Arquitetura, Decoração e Design.

Com fotos de alta qualidade e organizado por categorias, o Arkpad permite ao usuário listar e compartilhar seus produtos favoritos, criar pastas e galerias e pesquisar ambientes de referência.

Você pode gostar de ler também...