Decoração e Paisagismo

Como misturar cadeiras diferentes na sala de jantar

Você conhece a tendência de misturar cadeiras diferentes na sala de jantar? Designers de todo o mundo estão combinando estilos e criando visuais dignos de capa de revista.

Embora pareça fácil fazer combinações, existem algumas dicas importantes para garantir um resultado único e charmoso. E com tantas opções disponíveis no mercado, chega a dúvida: por onde começar?

Separamos algumas dicas para te ajudar a misturar as cadeiras e ter uma sala de jantar ainda mais bonita.

Crie uma característica em comum

Cadeiras diferentesFonte: My Domaine

Sempre tenha pelo menos uma coisa que deixe o conjunto de cadeiras harmônico – pode ser a forma, o material, o tamanho ou as cores. Mesmo que a ideia seja misturar, é preciso que o visual não seja caótico.

Cuidado com as proporções

Cadeiras diferentesFonte: One Kings Lane

Na hora de escolher os modelos de cadeiras, preste atenção às proporções: todos os assentos devem ter uma altura semelhante e você precisa garantir que todas as cadeiras tenham espaço ao redor da mesa.

Mesma cadeira, cores diferentes

Cadeiras diferentesFonte: Home Design Lover

Uma das formas mais fáceis de misturar cadeiras é apostar em modelos iguais em diferentes cores, criando um efeito charmoso e coeso. Deixe a decoração do ambiente em tons neutros para que as cadeiras sejam o destaque.

Cadeiras diferentes, mesma cor

Cadeiras diferentesFonte:  One Kings Lane

Se você é do tipo que ama um DIY, escolha cadeiras com formas diferentes e pinte todas com a mesma cor. A ideia também serve para quando você tem cadeiras fora do conjunto e não quer desperdiça-las.

Na cabeceira da mesa

Cadeiras diferentesFonte:  One Kings Lane

Para quem não quer ousar tanto, uma opção é trocar apenas as cadeiras que ficam nas pontas da mesa de jantar. Usar poltronas em conjunto com cadeiras simples deixa o espaço mais elegante e clássico, além de ser uma mudança mais econômica.

Aposte na mesa redonda

Cadeiras diferentesFonte: My Domaine

Uma mesa redonda abre muitas possibilidades de combinações. Fique atento às linhas e curvas na hora de escolher as cadeiras e sempre procure elementos em comum para manter a harmonia.

Que tal um banco?

Cadeiras diferentes

Fonte: Architectural Digest

Uma ideia bastante casual é substituir cadeiras por um banco de um lado da mesa. Bancos são ótimos porque dão um toque aconchegante e rústico. Se você for usá-lo, mantenha cadeiras iguais do outro lado para ter um pouco de uniformidade.

Leia também:

 Cadeiras Eames: 7 fatos curiosos sobre as Cadeiras Eames

 Buffet para sala de jantar: sua decoração ainda mais completa!

Móveis para dividir salas e cozinhas conjugadas

Você pode gostar de ler também...