walk in closet feminino
Decoração e Paisagismo

Como montar um closet perfeito, igual àqueles que você vê nos programas de decoração

Ao ver os programas de decoração feitos fora do Brasil, é comum ouvir termos como ‘closet’ ou ‘open closet’. Mas você sabe o que isto significa? 

Bem, ‘closet’ seria um espaço fechado dentro de casa, reservado para se guardar pertences. O ‘armário embutido’ poderia ser um closet, por exemplo. Já o ‘open closet’ é um cômodo separado com armários para roupas. E como montar um closet como este? Veremos isto a seguir.

closet aberto com sapateira
Foto: Marcelo Rosset Arquitetura

Por que ter um closet?

Tem gente que diria que ter um ambiente exclusivamente destinado para roupas seria um completo luxo. Mas mesmo estas vão perceber, uma hora ou outra, as vantagens dos closets. 

Sendo assim, elas vão buscar mais por imóveis que proporcionem algo semelhante em sua planta ou soluções de como montar, de forma improvisada, um closet dentro do quarto.

open closet planejado
Foto: Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo

O motivo dessa nova necessidade das pessoas poderia estar relacionado também ao crescimento do poder de compra delas. O closet ajudaria a organizar melhor e de modo conveniente as suas roupas e acessórios, deixando o quarto livre para outros móveis destinados somente ao descanso. Lembrando que mesmo espaços pequenos dentro de casa podem ser transformados ou adaptados como um closet.

Mas é claro que pode haver outras razões para as pessoas desejarem ter um closet. Por exemplo, ter um canto privativo onde podem, sem interrupções da família, montar e testar os seus looks. E um ambiente reservado como o ‘walk-in closet’ seria, portanto, a solução mais perfeita.

closet feminino com móvel para acessórios
Foto: Samia Sarayedine Testa e Patricia Covolo

Como organizar o espaço do closet?

O design de qualquer closet precisa ser prático e esteticamente agradável. Ele pode ser montado em uma despensa pequena, num corredor ou até noutra área livre e sem utilidade da casa. Precisa ter, no mínimo, cerca de 6 m² – sendo desta reservado de 70 a 80 cm para a circulação, mais os 60 cm de profundidade para o armário, visando conforto e praticidade. Mas tudo vai depender do que a pessoa necessita.

“Antes de elaborar qualquer móvel é preciso saber o que o cliente pretende guardar e como guardar (no local).” – diz a arquiteta Laurimar Coelho, em reportagem da Revista Zap Imóveis.

Lembrando que a área do closet pode ter uma janela. Isto seria interessante para evitar uma umidade excessiva no local – algo prejudicial para a condição das roupas. Mas se os armários ou nichos instalados no local forem abertos – ou seja, sem portas – as mesmas peças podem ficar expostas demais à poeira e à luz do sol. O problema pode ser resolvido com partes abertas e áreas fechadas para roupas mais delicadas.

walk in closet feminino
Foto: Aline Cobra Design e Arquitetura

Ornamentação para closet

Geralmente, em um closet com pouco espaço para ornamentação, costuma-se aproveitar ao máximo a área de planta e a verticalidade do ambiente para armários. 

Só que quando a porta fica aberta para um quarto, pode ser necessário acrescentar um pouco mais de sofisticação e glamour ao espaço, tornando-o mais bonito aos olhos. Pequenos detalhes criativos podem ser somados, então, a esta ambientação.

Um jeito de personalizar decoração do closet é revestir as paredes de fundo das prateleiras e dos cabideiros com papel de parede. Já sobre o piso, colocar um tapete e um pufe macio. 

Em certas portas dos armários, folhas de espelhos – o que, aliás, daria uma maior sensação de amplitude no ambiente. Caixas organizadoras coloridas dentro dos nichos. E usar e abusar da iluminação artificial. Tudo isto ajudaria neste sentido.

closet com penteadeira
Foto: Léo Shehtman
otimização de closet em espaços pequenos
Foto: GF Projetos e Danyela Corrêa

Como dividir os armários do closet?

Antes de decidir sobre as divisões do closet, o projetista precisa analisar as necessidades das pessoas e entender a dinâmica das suas vidas. 

O espaço do closet do seu cliente precisa ser suficiente para armazenar tudo que é preciso, entre roupas e acessórios. É a quantidade de peças e o jeito que os usuários desejam guardá-las que determinará a quantidade e as medidas de gavetas, prateleiras e mais.

O critério utilizado para separar as coisas dentro do armário é diferente para cada pessoa – algo que também precisa ser estudado pelo projetista. 

O fato é que no closet deve haver espaços para calceiros, cabideiros, gaveteiros, nichos, prateleiras, sapateiras e mais. A área superior poderá servir para acomodar as roupas de cama e malas. A inferior, os sapatos. E a central, as camisetas, as calças, os casacos, os vestidos e mais.

armários de roupas vazios no interior do closet
Foto: Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo

Quais materiais usar?

Provavelmente, neste caso, uma marcenaria sob medida – talvez em MDF – poderia ser a melhor solução, resolvendo a planta tanto de closets espaçosos quanto de closets pequenos. Suas partes podem ser revestidas de um laminado em cor clara, destacando as roupas. Já as portas – se houver –, preferencialmente de correr e de vidro, revelando o conteúdo dentro do armário de forma discreta.

Claro que se pode pensar em outras soluções mais em conta para preencher o closet. Por exemplo, utilizar móveis modulados ou mesmo araras independentes. E qualquer espaço vago dentro do ambiente pode ser preenchido com um móvel inusitado, acrescentando mais charme à decoração. Por exemplo, uma cômoda ou um penteadeira mais antiga, feita de madeira maciça e personalizada em cor mais viva.

Agora, se a ideia é improvisar uma estrutura dentro do quarto como closet, deve-se prever o material desta divisão espacial também. Uma ideia é apostar nas divisórias de madeira ou nas divisórias metálicas revestidas com gesso acartonado. 

Outra solução mais permanente – e que requer análise estrutural do imóvel – são os tijolos de vidro. 

Ficou com vontade de ter um closet em sua casa? Então, por que não inicia logo um projeto e realiza esse sonho?

closet aberto de móveis planejados
Foto: Très Arquitetura

Essas dicas de como montar um closet foram criadas pela equipe Viva Decora

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...