Decoração e Paisagismo

Como organizar a casa durante a reforma

Reformar a casa é um sentimento de alegria e preocupação para a maioria das pessoas. A reforma serve para mudar e melhorar algo dentro de nossas casas. Mas antes de ficar tudo pronto, começamos a pensar no trabalho que teremos durante todo esse processo. Principalmente se você já estiver morando nessa casa. Pó, sujeira, entulho… você começa a se perguntar o que vai fazer com os móveis, como protegê-los e como se organizar de uma maneira geral.

reforma

Fonte: Leroy Merlin

A resposta para essas perguntas é simples: antes de começar a reforma, é preciso se concentrar e planejar todas as etapas. Sim. O planejamento garante que você e sua família passem por esse processo de uma forma menos turbulenta e mais confortável.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas práticas e fundamentais que vão ajudá-lo a passar por uma reforma com menos estresse.

A primeira coisa a se pensar é onde armazenar seus móveis. As pessoas que vão trabalhar na obra precisam de espaço. Se você optasse por deixar seus móveis pela casa, só dificultaria e atrasaria o trabalho dessas pessoas.

Investir em um guarda móveis ou self-storage é uma ótima alternativa para liberar espaço e armazenar suas coisas com segurança e sem preocupações. Guarda móveis são galpões onde você paga uma quantia para guardar seus pertences por um tempo determinado. É a melhor solução para otimizar sua obra.

É importante também fazer sua reforma por etapas. Se for reformar vários cômodos da casa, opte por reformar um por vez. Assim, você e sua família podem se instalar em um cômodo enquanto o outro está em obras.

Existem algumas opções mais viáveis e menos trabalhosas na hora da reforma. Hoje existem opções mais práticas para trocar o piso, por exemplo. Ao invés de quebrar todo o piso antigo e colocar um novo, é possível assentar pisos novos por cima dos antigos. Isso evita mais sujeira e gera menos dor de cabeça.

Se tiver dinheiro para isso, o acompanhamento de um profissional, como um engenheiro ou arquiteto, será muito valioso para sua obra. O risco de ter que arrumar algo que deu errado mais tarde torna-se muito menor.

Esteja ciente de que imprevistos são muito comuns em reformas. Por isso, é importante guardar um dinheiro extra para não ter problemas de orçamento e ter muita paciência na hora de resolver um contratempo, como entrega de materiais errados, por exemplo.

É preciso ter muita paciência também quanto à limpeza da casa. É praticamente impossível manter a limpeza e organização todo o tempo. O que pode ser feito é organizar a limpeza aos poucos. Assim, a sujeira não vai se acumulando e a casa fica mais organizada e habitável para você e sua família.

Uma forma de proteger os móveis e/ou objetos que ficaram na casa é usar plásticos e jornais para envolvê-los. Isso vale para protegê-los de poeira, tintura ou até mesmo que se quebrem caso seja preciso movê-los de um lugar para outro.

Se você seguir todos esses passos, com certeza passará por uma reforma mais tranquila e poderá desfrutar de sua casa novinha da maneira que sempre quis!

 

Autor: Matheus Bertoluci

Você pode gostar de ler também...