Decoração e Paisagismo

Como adaptar a decoração do hall de entrada durante a pandemia

Os últimos acontecimentos do mundo mexeram muito com os nossos hábitos, nunca mais veremos a vida do mesmo modo. 

Adquirimos novos costumes, como usar piso de porcelanato líquido e outros pisos “frios” (evitando tapetes e carpetes), pensando em garantir nossa boa saúde. E é provável que iremos levar estes ensinamentos para todo o sempre. Entendemos bem melhor agora o porquê de certas culturas tirarem os seus sapatos no hall de entrada. Essa ideia nunca fez tanto sentido.

Se antes pensávamos que o primeiro cômodo da casa era só uma recepção, agora acreditamos que ele pode ter muito mais função. 

Mas só ganhamos essa possibilidade graças às alternativas de decoração. E podemos explorar as várias boas ideias já executadas em outros projetos para criar um ambiente de bastante qualidade também para o nosso imóvel. Acompanhe as dicas e os exemplos apresentados a seguir para mais inspiração.

montagem com duas inspirações de hall de entrada
Foto: Decor Home Ideas e Reciclar e Decorar

Novas funções para o hall de entrada na pandemia

Consegue perceber como empreendimentos imobiliários executados mais recentemente começaram a propor a retirada do hall de entrada das plantas baixas das residências? 

É que muitas pessoas já não viam mais a razão de perder uma área tão preciosa que poderia ser incorporada a uma sala de estar ou de jantar. Por isso, algumas empresas preferiram excluir esse setor, dando a ideia de que poderíamos simular uma recepção só com decoração.

Entretanto, na situação que nos encontramos hoje, todo este conceito foi naturalmente revisado. Aquelas pessoas que tinham mais preocupação com a sua saúde e de sua família, sentiram que precisavam, tão logo fosse possível, adaptar a arquitetura e a decoração da entrada da sua casa. 

Isso inclui reavaliar os móveis, os acessórios e até os revestimentos utilizados no local. Aqui, a ideia é deixar este espaço muito mais saudável e funcional.

Portanto, de algum modo, os ambientes de hall de entrada voltaram para as residências – mesmo sendo apenas algo marcado por divisórias e mudanças de piso. E ficou entendido que é preciso tratar diferente este quadrante da casa.

inspirações de hall de entrada com armário e banco
Foto: Revista Viva Decora e Total Ville

A primeira medida que alguns tomaram foi limpar a área com uma nova tinta, preferencialmente do tipo lavável e anti-mofo. Tapetes de pelo alto sumiram dessa decoração também. 

No piso, ficaram apenas os revestimentos mais fáceis de higienizar. Além dos tapetes antialérgicos e laváveis na máquina, também os pisos com menos rejunte para acumular sujeiras – como os porcelanatos e os porcelanatos líquidos.

Aliás, a solução dos porcelanatos líquidos, que são pisos monolíticos feitos à base de resina, pode ser aplicada à decoração de vários ambientes da casa. 

Se a sua residência possui uma entrada aberta direta para sala, pode considerar espalhar este produto sobre todo o piso existente do cômodo, gerando um visual unificado. O legal desse tipo de piso é que basta você passar um pano umedecido com água e detergente para ele limpar.

uso de pisos fáceis de limpar no hall de entrada
Foto: Design Homes e Scandinavian Home

 

Dicas para um hall de entrada mais saudável

Especialistas em saúde afirmam que ambientes fechados, sem a circulação de ar, podem contribuir para a disseminação de doenças por vírus. Isso nos faz pensar que o modelo de arquitetura dos antigos halls de entrada também já não está mais adequado às necessidades de vida que temos hoje em dia. Então, seria importante que pudéssemos planejar antecipadamente a entrada de ventilação natural neste ambiente.

Outra coisa interessante para os novos halls de entrada é que eles tenham alguma ligação, além do que já têm com salas, para outros ambientes de serviços – garagem e lavanderia. 

A ideia seria criar alguma rota de escape para que os moradores, chegados da rua, levem os seus pertences direto para o local onde possam higienizar tudo. Isto garantiria que nada de ruim seja levado para dentro de casa.

Por fim, este planejamento de arquitetura deve prever outras boas soluções. Por exemplo, de iluminação variada com opção de ajuste de intensidade para que as pessoas observem melhor aquilo que fazem ao chegar em casa. E também algumas reservas de áreas que possam ser utilizadas para colocação de móveis especiais – que darão suporte a todas as funções deste ambiente.

escolha de móveis funcionais para o hall de entrada
Foto: Home Decorish

Móveis e acessórios para ajudar no período da pandemia

Agora vem a parte mais divertida deste assunto, que é falar sobre as possibilidades de móveis e acessórios para compor uma boa decoração de hall de entrada na pandemia. Lembrando que a ideia não é apenas recepcionar convidados, mas preparar todas as pessoas que chegam a esta residência para que levem para dentro de casa só alegria, mas nada de vírus.

Talvez, neste caso, avaliando as necessidades que temos agora, podemos deixar de lado a velha opção do aparador acompanhado de quadro decorativo. Que tal ter, no lugar, uma sapateira ou um banco sapateiro? 

A zona de parede acima deste móvel pode ser aproveitada para a instalação de cabideiros e quadrinhos de recados. E, ao lado disso, podemos ter um recipiente para colocar os guarda-chuvas molhados.

hall de entrada com mural de recados e espelho
Foto: Planete Deco e Revista Viva Decora
móveis funcionais e banco no hall de entrada
Foto: iDeas e Simple Line Drawing

Um item bem bacana que já tinha saído de moda e agora voltou a aparecer nas decorações de halls de entrada é o suporte multifuncional. Veja os exemplos que apresentamos nas imagens a seguir. 

Trata-se de quadrinhos com ganchos para chaves e pequenas abas onde se pode colocar celulares, rolos de jornal, correspondências, controles de automóveis, carteiras, óculos e mais – que são coisas que costumam carregar bactérias e vírus.

quadrinhos para chaves e ganchos no hall de entrada
Foto: Harp Times e Blog Decor Diario
quadrinhos para chaves e correspondência são boas ideias para pendurar máscaras de proteção
Foto: Trenduhome e Archidea

Óbvio que, colocando as coisas desse jeito, fica parecendo que os halls de entradas de residências ficaram desinteressantes neste último ano. Mas, na verdade, podemos acrescentar pequenos toques de personalização a estas composições. 

Em sua casa, você pode fazer como nos exemplos deste texto, mesclando peças de móveis e acessórios com faixas de cores, espelhos decorativos e quadrinhos com frases motivacionais.

Essas dicas de decoração para o hall de entrada foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Leia também:

+ Escritório: ideias de decoração para você se inspirar

+ Seus vinhos sempre em estado perfeito: veja opções de adegas para sua casa

+ Passo a passo para planejar uma reforma no seu imóvel

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...