penteadeira vintage turquesa
Decoração e Paisagismo

Penteadeiras: é bem simples reformar aquele lindo móvel antigo que estava esquecido em casa

É praticamente impossível pensar em uma decoração feminina sem lembrar-se das belas penteadeiras

Este tipo de móvel já é visto há bastantes séculos em ambientes residenciais. E sua função dentro do lar justamente tem tudo a ver com questões que a maioria das mulheres aprecia – que são, por exemplo, os cuidados faciais e capilares. Portanto, espera-se que tenha muito estilo e transmita glamour.

Se você possui uma mesa como essa esquecida em algum canto do lar, está na hora de resgatá-la. Isto porque as penteadeiras estão em alta, podendo ser protagonistas em decorações de vários cômodos de casa. Saiba mais.

penteadeira vintage turquesa
Foto: Eliane Mesquita

Onde e como usar penteadeira dentro de casa

Percebe-se que penteadeira é um tipo de móvel bastante querido pelas mulheres. Sobre sua superfície devem ser colocadas maquiagens, pincéis, perfumes, escovas de cabelo, e muitos outros objetos ligados ao trato da beleza feminina. 

Este será um cantinho especial dentro de casa – seu espaço privado para análise da imagem, incentivador de embelezamento, de elevação da autoestima, e do amor próprio.

penteadeira com organizadores de bijuterias na gaveta
Foto: Camila Polisel
penteadeira usada como escrivaninha
Foto: Karen Pisacane e Tetriz Arquitetura e Interiores

Por exemplo, usar a penteadeira no banheiro como apoio para a cuba, em substituição ao balcão tradicional. Ou, então, usar a penteadeira como escrivaninha, servindo de mini escritório improvisado.

quarto de adolescente planejado com penteadeira
Foto: Argus Arquitetura e Interiores

O que fazer com penteadeiras antigas

Em muitos casos, é impossível comparar a beleza e a qualidade de um móvel antigo com um fabricado na contemporaneidade. Se você herdou ou comprou há tempos uma penteadeira, analise bem as condições da peça antes de descartá-la. 

Pode ser que a mesma ainda aguente por vários anos e possa ficar com uma cara mais atual apenas recebendo uma repaginada.

pufe de pelúcia usado com a penteadeira
Foto: Casacor SP 2017
penteadeiras montadas com faça você mesmo
Foto: D&D Show e Quattrino Arquitetura

Existem muitas maneiras diferentes de transformar um móvel antigo para deixá-lo com um visual mais moderno. E realizar esta mudança não implica em altos investimentos.

Com técnicas simples é possível dar um ar novo a diversos recantos do lar. Muita coisa que você nem imaginaria pode ser reaproveitada. Basta fazer uma busca rápida na internet para conferir vários exemplos de casos.

Aqui, neste texto, vamos falar especificamente sobre as penteadeiras antigas. Sim, elas podem ser restauradas e ficarem lindas incorporadas a decorações contemporâneas. Se você tem paciência e tempo para se dedicar a um projeto como este, faça você mesmo o serviço. Confira algumas sugestões a seguir.

gaveta com organizadores de acessórios
Foto: Ana Yoshida

Sugestões de como restaurar uma penteadeira antiga

A maioria dos modelos antigos de penteadeira é em madeira maciça. E este é um tipo de material que costuma apresentar bastante durabilidade. Infelizmente, sobretudo pela questão do uso, pode apresentar vários pontos de desgaste. 

O bom é que, na maioria dos casos, tais peças podem ser reformadas e voltarem a ser aproveitadas. Ou seja, é um processo que vale o investimento.

Restaurar uma penteadeira antiga exige cautela. Não se podem fazer as coisas com pressa e nem se valer de materiais de má qualidade. 

A primeira providência é remover todos os acessórios possíveis do móvel – como puxadores, espelhos e mais. Depois fazer uma limpeza rigorosa em todas as suas partes – algo que pode ser feito com ajuda de um pano úmido.

penteadeira vintage
Foto: Piloni Arquitetura e Mauricio Karam

Se a penteadeira estiver muito danificada, é preciso reparar todas as imperfeições. Talvez aplicar massa de madeira sobre certas partes para tapar buracos e rachas.

Na etapa seguinte, passa-se de maneira leve e uniforme uma lixa por todo o móvel – uma em gramatura 100. Então, se limpa de novo todas as partes para remover quaisquer resíduos e aplica-se uma tinta látex com rolinho de espuma e pincel.

penteadeira laranja com gavetas
Foto: Maíra Marchió

Enfim, é vez de cuidar dos detalhes finais. Quando a tinta de fundo estiver seca, é possível lixar a penteadeira novamente – agora com uma lixa 120 – e passar a camada final do revestimento na cor desejada.

Também fazer alguns detalhes em decoupagem – talvez encapar com tecido o interiores das gavetas. Colocar um tampo de vidro sobre a superfície da mesa. Novos puxadores e luzes ao redor do espelho – tipo camarim.

penteadeira com duas formas de iluminação
Foto: Rodrigo Maia e Avner Posner

Então, se o móvel é de valor inestimável – principalmente para você -, talvez seja melhor consultar um profissional especializado para fazer o serviço de restauro.

Essas dicas de como reformar penteadeiras foram criadas pela equipe Viva Decora.

Você pode gostar de ler também...