Decoração e Paisagismo

Escolha a cômoda perfeita para o quarto do seu bebê

Existem pais de “primeira viagem” que ficam nervosos só com a ideia de montar o quarto do bebê. 

O que comprar, dentre tantos itens importantes? Tem o berço, o guarda-roupa, a cômoda, o trocador e muito mais. 

Detalhes demais para prestar a atenção para que a decoração do ambiente fique bonita, confortável, funcional e segura para o filho. E é claro que tudo, no fim, ainda caiba dentro do orçamento! Impossível?

Claro que não! Veja como fazer essa escolha, agora mesmo.

Foto: Larissa Franco Arquitetura

O que considerar na hora de planejar um quarto de bebê

O momento certo para finalizar a decoração do quarto do bebê é no sétimo mês de gestação. Antes disso, os pais devem fazer o planejamento do ambiente, atentos a duas questões importantes: funcionalidade e segurança

A cômoda é um exemplo de móvel multiuso que não deve faltar na proposta. E é preciso considerar que a criança vai crescer e que vai adquirir novos hábitos e ter novas necessidades.

O quarto deve oferecer no momento inicial da vida do bebê todo o suporte para que ele receba os cuidados diários básicos – higiene, alimentação e descanso. 

Só no futuro é que ele precisará de um lugar mais completo para brincar e dar os primeiros passos. 

Em todo caso, o decorador pode prever desde cedo tudo isso, criando um layout adequado para suprir todas estas necessidades em cada um desses estágios.

Foto: Studio Scatena Arquitetura

Por que a cômoda é tão importante na decoração de quarto de bebê

Cômoda é mais do que um simples item de decoração, mas um móvel de design com um forte propósito dentro das decorações de quarto. 

Em ambientes infantis, ela acaba ganhando destaque sobretudo por sua utilidade – já que é, provavelmente, o lugar onde a mamãe vai limpar e arrumar o seu bebê. 

É o ponto do ambiente onde serão guardados e mantidas suas roupinhas e demais acessórios e itens de higiene, como fraldas e cremes.

Foto: Noma Estudio
Foto: Nathalia Bilibio Schwinn

Às vezes, pode parecer difícil escolher um modelo de cômoda para quarto de bebê, já que existem muitas opções de modelos à venda nas lojas. Mas, em tese, é uma tarefa simples.

Pense assim, qual a identidade que você quer dar ao quarto do seu filho? E também qual o tamanho deste ambiente? Ele realmente comporta uma cômoda grande suficiente para um trocador? Pense nisto.

Foto: Anna Maria Parisi
Foto: Triplex Arquitetura

Os detalhes mais importantes a serem avaliados em uma cômoda para quarto de bebê

É preciso tomar muito cuidado com as opções de móveis para quarto de bebê oferecidas pelos lojistas. Há várias peças que não oferecem, de fato, segurança, muito menos resistência. 

As melhores costumam ser aquelas construídas em chapas maciças de madeira ou MDF. Elas têm bom acabamento, bordas e puxadores arredondados ou embutidos e nada rodízios ou tintas tóxicas.

Foto: Studio Scatena Arquitetura e Studio Novak

A cômoda escolhida para o quarto deve apresentar altura que deixe os pais confortáveis para a troca do bebê – não deve ficar perto da janela, local com risco de acidentes.

É interessante que tenha gavetas e também portas com divisores internos – assim pode-se guardar o mais variado número de peças dentro do móvel. E se a peça puder ser adaptada na futura decoração do quarto infantil, melhor. 

Para isso, pense antes no estilo da peça.

Foto: Maíra Schaeffer

Existem muitos modelos diferentes de cômodas para bebês no mercado. Porém, você só pode escolher aquela que vá combinar com o estilo de decoração que foi estabelecido para o quarto.

Esse móvel deve ter um design em linguagem compatível com as outras peças grandes que ficarão nas proximidades – armário, poltrona e berço. É melhor investir em uma cômoda de cor branca, que é sempre mais fácil de ser reutilizada com o tempo.

Foto: Start Arquitetura e Espaço do Traço Arquitetura

Observe pelas imagens apresentadas neste texto quantas opções diferentes de cômoda existem e que podem ficar lindas em quartos de bebês. Existem as modernas, de linhas retas; e provençais, com visual mais clássico.

E veja também todos os acompanhamentos que foram acrescentados para destacar e dar mais utilidade a essas peças. Entram na lista prateleiras, nichos com brinquedos, varal de fraldas, mini colchonete e outros itens.

Foto: Débora Marquardt e Triplex Arquitetura

Já tem uma ideia de que tipo de cômoda se encaixa melhor no quarto de bebê dos seus sonhos? Então, vamos lá, inicie logo seu projeto!

Essas dicas de decoração de quarto de bebê foram criadas pela equipeViva Decora.

Avatar

VivaDecora

O Viva Decora reúne as melhores ideias de Decoração, Design de Interiores e Arquitetura em um só lugar.
Entrevistas, artigos, fotos de ambientes reais e projetos de profissionais para inspirar e ajudar as pessoas a criarem o lar dos seus sonhos.
Inspire-se!
Viva Decora é uma iniciativa do portal Viva Real.

Você pode gostar de ler também...